Usuário(a) Discussão:Gabbhh/2008

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Arquivo com as mensagens do usuário:Gabbhh recebidas em 2008.

Volta para Usuário Discussão:Gabbhh

Depois de 1 mês, o destaque. Foi mais tranquilo do que imaginávamos, certo? 20 votos a favor e nenhum contra. Em que artigo acha que devemos trabalhar a partir de agora para tentarmos destacar novamente? Abraço, --Pedro Spoladore (discussão) 11h34min de 4 de Janeiro de 2008 (UTC)

Nomes dos países[editar código-fonte]

Rodrigo, gostava de o convidar a votar numa proposta de alteração de alguns nomes de países em Discussão:Lista de países. Obrigado. Gameiro (discussão) 20h07min de 14 de Janeiro de 2008 (UTC)

Caro Gabbhh, em primeiro lugar obrigado pela participação na discussão sobre os países.

Depois de algumas sugestões feitas por votantes, gostava de o informar que algumas alterações foram feitas:

Pedia, então, que se de alguma forma a sua opinião mudou com o acrescentar destas novas alternativas que reformule a sua votação. Pedia-lhe também que desse especial atenção ao caso Saint Kitts e Névis/São Cristóvão e Névis -> São Cristóvão e Neves, no qual o sugerido é que quer a forma Saint Kitts e Névis, quer a forma São Cristóvão e Névis estão erradas, já que o título da ilha principal é historicamente São Cristóvão e o título da ilha menor é (desde há séculos) Neves, e não Névis. Pedia-lhe portanto que reformulasse o seu voto se não tiver compreendido o propósito da mudança. Obrigado. Gameiro (discussão) 22h23min de 15 de Janeiro de 2008 (UTC)

Não sou especialmente chegada a panegíricos, mas preciso lhe dizer que seu trabalho na Discussão:Lista de países foi D+. Atuou como um mediador sensato, equilibrado, gentil e sempre aduziu informações pertinentes. Quer mais? Bárbaro! Alegre Yone (discussão) 22h01min de 19 de Janeiro de 2008 (UTC)

Imagem:Trogir-riva.jpg[editar código-fonte]

Olá. Ando a rever as imagens ainda carregadas localmente para que se possa proceder à sua transferência para o commons. Na imagem Imagem:Trogir-riva.jpg, carregado por ti, estão duas tags de licença conflituantes (uma de PD e outra de GDFL). Podias esclarecer qual delas é a válida? Obrigado! EuTugamsg 19h02min de 19 de Janeiro de 2008 (UTC)

Já agora, podias também ver qual o url da página da en.wikipedia onde encontraste a imagem Imagem:Provincia da asia.jpg? Origado! EuTugamsg 19h12min de 19 de Janeiro de 2008 (UTC)

Gostou, hein? Então aproveita e vem me dar uma mãozinha aqui. Agora que eu descobri que Gabbhh é bom nisso, quero que me diga se estou delirando ou se tem mesmo um trator passando por cima de mim Alegre

Obs. Trata-se de missão de salvação, totalmente solitária. Nem o pai da criança deu o ar da graça até agora. Abraço. Yone (discussão) 19h46min de 20 de Janeiro de 2008 (UTC)

Obrigada por ter vindo. Como sempre, intervenção perfeita. De bárbaro Alegre. Escrevi alguma coisa lá, tentando responder sobre co-location x housing. Até agora, acho que são a mesma coisa. Se houver diferença, deve ser só no preço... Abraço. Yone (discussão) 03h00min de 22 de Janeiro de 2008 (UTC)

Oi. Olha, achas que és capaz de descobrir uma fonte para Imagem:Shapur i.jpg? É que na en.wikipedia ela foi apagada por suspeita de VDA. Obrigado! Cumps, EuTugamsg 23h34min de 20 de Janeiro de 2008 (UTC)

OK! Já corrigi a tag da Imagem:Trogir-riva.jpg e marquei para transferência para o commons. Já a Imagem:Provincia da asia.jpg, encontrei no commons uma igual (a que usaste, suponho) e portanto marquei com {{NowCommons}}. Quanto à Imagem:Shapur i.jpg suponho que não haja muito a fazer. Maluco
Não sei se tens mais imagens ainda por mover para o commons (ainda não as revi todas), por isso sou capaz de ainda te vir pedir mais umas informações . Cumps, EuTugamsg 22h38min de 21 de Janeiro de 2008 (UTC)

Olá, não fico incomodado por mudar para Halmaera, mas em nenhuma das outras línguas se escreve sem esse H... Se as fontes são de confiança, mude-se; Abraço e obrigado por perguntar! Alexg pqntc? 19h42min de 25 de Janeiro de 2008 (UTC)

Re: Exônimos[editar código-fonte]

Obrigado! Continuo tentando melhorá-lo. O principal é que estou tentando deixá-lo bem diferente dos das outras wikis, sem traduções. Não estou em casa agora, mas quando retornar pretendo acrescentar a lista já pronta de exônimos europeus em português que tenho. Enquanto isso, não quer fazer contribuições? Abraços, --Pedro (discussão) 01h47min de 4 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Feliz 2008 e... assunto resolvido! Dantadd α—ω 20h55min de 6 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Vou tentar. obrigado. --Pcjrm 14h37min de 8 de Fevereiro de 2008 (UTC)

O artigo Ucrânia já está corrigido quanto ao problema do brasão. Abraços e boas contribuições. Pcjrm 15h19min de 8 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Caro colega, em resposta a seu questionamento em minha página, transcrevo aqui a minha resposta:

Partindo da entrada Paquistão do Leste é que iniciei as minhas contribuições de hoje (por ex. produzindo a entrada Paquistão do Oeste, etc.). Alerto que, como não fui eu que criei a entrada Paquistão do Leste, e visto que vários/as wikipedistas que contribuiram àquela matéria, não se opondo ao termo do Leste (em vez do tradicional Oriental nas línguas neolatinas), achei por bem seguir o mesmo tranco... sem impôr o meu ponto de vista. Além disso, especialmente no Brasil, seja por influência (direta e ou indireta do idioma inglês), ambas as formas são comumente utilizadas. Por causa disso, ambas as formas deveriam é ficar disponibilizadas lado-a-lado pois o importante é que qualquer pessoa que for consultar a Wikipédia sobre estes assuntos, utilizando seja qual for a terminologia (Oeste/Ocidente ou Leste/Oriente), encontre respostas prontamente. Também me parece que, como o Wikipédia em português não adere a uma padronização super rígida, por exemplo, permitindo textos híbridos de português continental com português do Brasil, atender ao princípio do pragmatismo em casos como estes, pondo acima de tudo os interesses das pessoas que consultam este projeto, seria o melhor posicionamento a ser tomado. Mas que prevaleça a vontade da maioria dos/as contribuites!!! Bepp (discussão) 04h41min de 9 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Províncias da Indonésia[editar código-fonte]

Estava pelas MR no momento certo, hehe. Abraço, João Sousa DC 22h22min de 9 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Prezado Rodrigo, não foi por discordar do fato apresentado, mas simplesmente por achar que ele precisa de uma referência externa. Achei estranho que enquanto o artigo estava muito bem fundamentado, especialmente a parte sobre a origem do nome do território, aquelas duas informações onde coloquei o "carece de fontes" estivessem sem nenhuma corroboração externa. Achei uma fonte em inglês, da revista Time, na falta de qualquer coisa confiável em português. Abs, RafaAzevedo msg 21h20min de 11 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Caro Rodrigo, agradeço sua resposta e suas gentis palavras. Infelizmente sou obrigado a discordar de você; não acho que deva consultar alguém antes de fazer minhas mudanças. Há uma própria diretriz da Wikipedia que recomenda "ser ousado", e além disto, não tenho como saber que alguém está "acompanhando de perto" este ou aquele artigo. Também "acompanho" diversos artigos para os quais contribuí, mas nem por isso que considero ele meu e exijo que venham me consultar antes de mudá-los. E vamos ser francos, se fosse necessário que cada correção gramatical, semântica, ou qualquer alteração mínima no texto fosse discutida nas páginas de discussões, a Wikipedia nao iria pra frente.

Quanto aos nome do estreito, você tem alguma fonte que corrobore o que disse? Sou todo ouvidos. Eu confesso que cresci minha vida inteira ouvindo e lendo Estreito de "Málaca", com o acento na primeira sílaba, e apesar de, por ser um nome próprio, eu não ter conseguido encontrar a palavra em dicionários brasileiros, posso citar ao menos três exemplos que me pareceram razoavelmente confiáveis de ocorrência do termo com essa grafia na imprensa: [1], [2] e [3]; exemplos que, se não provam que tal grafia é oficial, tampouco permitem que ela seja considerada "errada".

Espero que não se sinta ofendido por qualquer coisa em minha resposta ou em minha argumentação, apenas exerço a prerrogativa de discordar de você; também acredito que suas contribuições foram de extrema importância para o artigo. Um abraço, RafaAzevedo msg 18h28min de 12 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Pois bem, meu caro, sendo assim, estou convencido!  :)
Meus parabéns pela pesquisa exaustiva do assunto, realmente sou obrigado a reconhecer, depois disto tudo, que Malaca deve ser a forma preferida oficialmente. Talvez fosse o caso até de se alterar o verbete Estreito de Malaca, citando quem sabe o termo "Málaca" apenas como um coloquialismo ou algo parecido. Em todo caso, manifesto aqui minha admiração pelo seu empenho em elucidar o assunto e peço desculpas, realmente não sabia que uma mudança que me parecia tão pequena poderia acabar tendo tanta importância. Ficam as lições aprendidas com o incidente, de agora em diante tentarei discutir melhor certas mudanças, especialmente em artigos com muitas edições recentes.
Sobre o caso Holandeses, nem me fale... acompanhei a discussão na época, e creio que essa é uma discussão interminável, que desperta pontos de vista apaixonados e inconciliáveis...
Mais uma vez te parabenizo pela pesquisa e pelas edições.
Um abraço, RafaAzevedo msg 20h48min de 12 de Fevereiro de 2008 (UTC)

A informação foi retirada de http://www.imdb.com/title/tt0111282/ , conforme orientação na página do Projeto Cinema. Att. Paulo M. Meirelles (discussão) 11h42min de 14 de Fevereiro de 2008 (UTC)

  • Você explicou mas não modifiquei o meu entendimento. Por isso pedi a opinião do pessoal do cinema pois, afinal, só estou colaborando no Projeto a nível de manutenção. Não escrevo artigos. Se quiser editar, como disse antes, sinta-se à vontade para fazê-lo. Paulo M. Meirelles (discussão) 16h07min de 18 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Também achei estranho, mas como não conheço muito sobre o assunto achei que o mapa estava correto, pode retirar a imagem dos artigos que você mencionou, peço desculpas pelo equívoco. Heitor discussão 19h27min de 17 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Olá, Gabbhh! Sou apenas interessada no assunto e portanto só posso mesmo dar algumas impressões. Não sei se consigo ajudar muito.

Você tem razão. A palavra "governadorato", além de não ser lexicografada, é muito feia. Pelo jeitinho da coisa, corresponderia, na origem, a uma instituição bem familiar a nós, brasileiros - o velho Governo-geral. Entendi que, na Rússia Imperial, era uma subdivisão administrativa formada por um conjunto de províncias - um nível de poder superior ao provincial, não constituindo, entretanto, um Estado autônomo - conforme a es.wiki [4]. Assim como o nosso Governo-geral, Guberniya é uma forma histórica, um anacronismo.

Como você deve ter visto, na fr.wiki eles traduzem muzafazah como "subdivisão" [5], mas citam o exemplo do gouvernement général (em alemão, Generalgouvernement), como um termo tradicional prussiano aplicado pelo III Reich à Polônia ocupada.

Quanto aos países árabes, vi que a pt.wiki tem adotado a forma "subdivisão", simplesmente, que pode se referir a uma única província, dividida em distritos, como é o caso do Líbano, ou a vários municípios ou ainda a partes de municípios, como acontece em Bahrein. Quanto ao Vaticano...WOW! Coisas do divino, eu não domino Alegre, mas parece que, neste caso, o governatorato seja responsável pelas atividades burocráticas do Estado.

Enfim ... parece que tem para todos os gostos. Acho difícil juntar toda essa gente sob um único conceito. Teria que ser um conceito tão elástico que acabaria se esvaziando. Mesmo as muzafazat têm suas diferenças, conforme o país, embora todos sejam árabes. Guberniya me parece uma outra coisa (mais próxima de governo-geral). Acho mesmo uma boa idéia separar em dois artigos. Abraço. Yone (discussão) 20h20min de 1 de Março de 2008 (UTC)

Vou pesquisar na literatura de que disponho. De antemão, digo que me soa muito melhor "governadorado" que "governadorato", à semelhança do que ocorre como "emirado" e "emirato"[6]. Dantadd (α—ω) 20h30min de 7 de Março de 2008 (UTC)

Gabhh, esse Governadorato parece pequeno mas acaba virando um empreendimento - um polvo - pois é preciso que haja correspondência entre ele e os textos sobre as subdivisões dos países citados.

Por exemplo, no caso da Arábia Saudita, a pt.wiki só vai até mintaqah . Vi referência a mohafazat na fr.wiki. Sobre Bahrein, a informação sobre governadorato (muhafazah) só encontrei na en.wiki. Enfim, creio que seria importante que os artigos sobre subdivisões de cada país, dentro da pt.wiki, "conversassem" com o Governadorato.

Ainda tem aquele detalhe: as muzafazat significam coisas diferentes segundo o país. De repente, dá um nó nas idéias Alegre...

Sobre Palestina, está redirecionado para a Autoridade Nacional Palestina, um artigo que fala da instituição mas não informa sobre a divisão territorial. Talvez fosse o caso de fazer links para Faixa de Gaza e Cisjordânia ou então Territórios Palestinos Ocupados, ainda "a ser escrito".

Enfim, Gabbhh, Deus te ilumine... Desculpe-me por ter demorado tanto para responder e por não conseguir ajudar muito. Abraço grande.Yone (discussão) 04h31min de 12 de Março de 2008 (UTC)

Samatra e Sumatra[editar código-fonte]

Olá!

Não, Gabbhh! Em Portugal usa-se mesmo mais (muito mais) "Sumatra", tal como no Brasil, devido ao abuso de anglografia ao longo da história e à importância da cultura inglesa no mundo: a questão não é ter grafia diferente dos dois lados do Atlântico: a grafia mais usada em ambos é errada na língua portuguesa em ambos os lados. Suponho que o caso seja diferente do dos Pirenéus, embora esteja para ler ainda "Pirineus" escrito por um linguista de referência (mas não fico perturbado até isso acontecer).

A Wikipédia deve tanto quanto possível aproveitar a sua visibilidade para fazer esta pedagogia. Por exemplo, aprendi hoje a escreve Paul e Castanheira de Pera correctamente. Além de ter aprendido que o plural de til é tiles. Assino com quatro tiles: Alexg pqntc? 19h33min de 7 de Março de 2008 (UTC)

Olá de novo. Concordo totalmente com as tuas sugestões samatrianas/sumatrianas. Dizer que é com A mas que há uso geral de U (embora etimologica e gramaticalmente errado) é excelente. Alexg pqntc? 23h37min de 7 de Março de 2008 (UTC)

Parabéns, Rodrigo! É o melhor artigo sobre tratado de todas as wikipédias, hehe. Abraço, Pedro Spoladore (discussão) 18h56min de 10 de Março de 2008 (UTC)

Re:Matéria do Le Monde sobre a Wikipédia[editar código-fonte]

Até onde eu sei, a Esplanada/Geral (geralmente) ou a Esplanada/Anúncios, mas não tenho certeza =/ Pedro Spoladore (discussão) 16h43min de 17 de Março de 2008 (UTC)

Olá. Nunca tinha ouvido falar em Cazã. Se calhar a melhor opção é fazer como já foi feito para Oxónia e Glásgua e falta ainda para Cantabrígida. Alexg pqntc? 01h47min de 19 de Março de 2008 (UTC)

Cazã de novo: não sei, como é minimamente estranho, vai gerar polémica. Tem de se ter certo cuidado. Não sei dar mais opinião por agora. Eu preferia a solução que alguém teve com "Glásgua". Alexg pqntc? 01h54min de 19 de Março de 2008 (UTC)

Caro Gabbhh, achei que seria relevante apenas a forma do nome na língua local. Mas não me oponho radicalmente à presença da pronúncia em inglês, se você realmente insiste. Só não entendi por que você removeu, também sem explicações, a transliteração que eu havia colocado depois da grafia em devanagari. Abraços, RafaAzevedo msg 15h41min de 31 de Março de 2008 (UTC)

Sem problemas, agradeço pela sua gentileza em me contactar. Quanto à vírgula, pessoalmente a prefiro ali; não acho que ela confunda, pelo contrário, separa a grafia original da transliteração. Se repararar, verá que ela é usada assim na maioria das transliterações da wiki-en. Além do mais, a vírgula é utilizada no devanagari, então não pode ser confundido com outro caractere daquela língua. Saudações, RafaAzevedo msg 15h51min de 31 de Março de 2008 (UTC)
Desculpe, agora confesso não saber se eu não a devia ter removido então; achei que ela não estava lá por descuido de algum editor, mais do que qualquer outra coisa. Se me permite a curiosidade, por que motivo você prefere sem a vírgula? Apenas por estética ou alguma outra razão em especial? Pessoalmente acho com a vírgula mais bonito, mas além disso, acredito que, por estarmos escrevendo um verbete, ou seja, um texto, e não uma tabela ou qualquer outra coisa, ficaria mais apropriado separar palavras com vírgulas, e não espaços. Acho esta discussão muito interessante, já era hora de haver uma padronização na wiki-pt neste sentido. Abraço, RafaAzevedo msg 17h59min de 31 de Março de 2008 (UTC)
Mas eu não estava querendo ganhar nada! :)
Anyway, só acho que a definição de pequenos detalhes como estes podem levar a uma padronização que seria bem saudável para o projeto. Saudações e boas contribuições, RafaAzevedo msg 18h48min de 31 de Março de 2008 (UTC)

Re:Bem-Vindo[editar código-fonte]

Obrigado Rodrigo, muito gentil de sua parte, como não poderia deixar de ser. Senti também falta do Projeto e principalmente dos bons parceiros de edições como você. Vou guardar sempre no coração todas as mensagens de afeto que venho recebendo. Um forte abraço. Bonás 20h17min de 4 de Abril de 2008 (UTC)

Lá vamos nós de novo...[editar código-fonte]

Gostei do comentário, meu caro... :) Precisamos resolver esse "pepino" das vírgulas. Tava pensando em levantar o assunto na Esplanada, mas acho que já tá confuso demais com aquela questão das desambiguações... você acha que vale a pena uma consulta à maioria sobre este tópico? Abs, RafaAzevedo msg 00h42min de 6 de Abril de 2008 (UTC)

Opa! Claro que pode! (e eu, te chamo de Gabbhh ou de Rodrigo?) :)
É verdade, não tinha pensado nisso. Realmente a vírgula pode confundir usuários menos experientes. A grafia simplesmente com o espaço também poderia confundir, mas a opção dos colchetes não me desagrada; na verdade, até tinha pensado nela antes, mas como é uma mudança um tanto ousada na formatação dos artigos não cheguei a por em prática. Outra alternativa poderia ser, em vez dos colchetes, o uso das barras transversais ("/"), que são comumente utilizadas para representar fonemas. Ainda outra opção, que já vi em verbetes da wiki-en, seguiria o modelo:
"A Ucrânia (em ucraniano Україна, transl. Ukrayina) ..."
O que você acha? Grande abraço, RafaAzevedo msg 14h54min de 6 de Abril de 2008 (UTC)

transferi para aqui, para não ocupar mais um tópico na esplanada. Lijealso 13h50min de 8 de Abril de 2008 (UTC)

Bom dia Gabbhh

Quando for deixar a primeira mensagem de um IP (discussão em vermelho) use {{bv-av}} seguida do titulo do verbete vandalizado, que é mais completa e informativa.

Amplexos Tumnus msg 13h19min de 9 de Abril de 2008 (UTC)

Re: "Compromisso com a Nação", da Aliança Democrática (Brasil)[editar código-fonte]

Desculpe-me pela demora em receber alguma resposta, os fantasmas da Wikipédia estavam a contaminar a minha vontade de participar no Wikisource (mas, no fim, o fantasma leu algo na Wikipédia e respondeu de certo jeito na discussão de outro usuário da Wikipédia: assunto encerrado, vamos ao que interessa). Te respondi em s:Wikisource:Café dos novatos (te aviso aqui já que fazem uns dois dias desde a sua pergunta; caso necessite continuar com o diálogo, peço que o faça por lá). Boas contribuições. 18h11min de 11 de Abril de 2008 (UTC)

Academia Brasileira de Letras[editar código-fonte]

Por que privilegiar a ABL com a "Lorbeerkranz"? Então outras academias e associações também devem merecer tais figuras. As páginas vão ficar igual penteadeira de prostituta. Houve uma ocasião em que eu estava inserindo as bandeiras dos estados nas caixas de sucessão dos governadores de estado e presidentes de província. Alguém me alertou e utilizou exatamente a expressão penteadeira de prostituta! Solicito que você reconsidere e desfaça sua edição do artigo José Sarney. Ou estaria a Wikipédia atrelada à ABL?--Kaktus Kid (discussão) 20h57min de 17 de Abril de 2008 (UTC)

Como chegar no portal ABL para discutir a questão?--Kaktus Kid (discussão) 01h05min de 18 de Abril de 2008 (UTC)

Guerra do Prata[editar código-fonte]

Sim, é verdade! As tropas argentinas aliadas a Oribe foram incorporadas ao exército argentino aliado ao Brasil e o mesmo ocorreu quanto aos uruguaios. Um abraço!

Lecen(discussão) 22h18min de 23 de Abril de 2008 (UTC)

Sultanato de Achém[editar código-fonte]

Valeu por ter aumentado a página do Sultanato de Achém! Se souber algo sobre o Sultanato de Mataram, qualquer ajuda é bem-vinda também! -- Andrevruas (discussão) 00h12min de 29 de Abril de 2008 (UTC)

Olá Gabbhh (ou prefere Rodrigo?). Obrigado pela resposta pronta no artigo do Cóssovo. Será uma daquelas eternas questões que teremos por aqui, até o nome do país se acomodar na nossa língua. Na discussão sobre eventuais mudanças em nomes de países (e territórios) você teve uma prestação notável, investigando e sempre citando as suas fontes, não esqueci isso. Que me diz a uma parceria de modo a retificarmos a confusão que por aí vai com os nomes dos países? Eu sou aportuguesador-compulsivo, como já reparou de certeza, e a sua calma e sensatez são essenciais. Pretendia ir um a um, com calma, discutindo cada artigo de cada vez, nas respectivas páginas de discussão. Para já estava empenhado em conseguir explicar que o nome correcto para Saint Kitts and Nevis é São Cristóvão e Neves. Espero uma palavra sua. Saudações aqui da terrinha. Gameiro (discussão) 02h25min de 1 de Maio de 2008 (UTC)

Com licença, caro editor. Não quero estragar o seu trabalho no artigo, nem estou começando nenhuma guerra de edições, mesmo porque acho essa prática abominável. Também não necessito de qualquer consulta a dicionários para uma questão prosaica como esta, pois sou jornalista profissional e sei muito bem do que estou falando. Existem, sim, as duas formas. Entretanto, quando é empregado no sentido de "aludir", o verbo é transitivo indireto, reflexivo e regido por preposição. É não-pronominal no sentido de "estabelecer relação; narrar; alegar; imputar ou atribuir". Por favor, informe-se melhor. Grato e boas contribuições. Ruy Pugliesi discussão 18h31min de 2 de Maio de 2008 (UTC)

Obs.1: Não desfiz suas edições com intento de ofendê-lo, mas apenas por ser mais prático. Não sou mal-educado. Grato. Ruy Pugliesi discussão 18h34min de 2 de Maio de 2008 (UTC)
Obs.2: desculpe se fui muito direto e acabei parecendo-lhe rude. Abraço. Ruy Pugliesi discussão 18h44min de 2 de Maio de 2008 (UTC)
Obs.3: Parabéns pelo artigo. Está muito bom. Ruy Pugliesi discussão 18h56min de 2 de Maio de 2008 (UTC)
  • Gabbhh, como você ainda não me respondeu, estou aproveitando para ressaltar que, em momento algum, tive intenção de ofender-lhe. Passei um péssimo dia; queira desculpar qualquer resposta abrupta ou demasiadamente objetiva (o que não é do meu feitio). Se precisar de alguma ajuda (e no que estiver ao meu alcance), pode contar comigo. Abraço. Ruy Pugliesi discussão 02h27min de 3 de Maio de 2008 (UTC)
  • Gabbhh, como você mesmo escreveu em minha página de discussão (transcrevendo o dicionário), o verbo referir pode ser empregado no sentido de "aludir, fazer menção a" e na forma não-pronominal apenas se for transitivo direto e indireto e não-reflexivo: "os mestres referiram atos exemplares (O.D.) aos alunos (O.I.)" = (fazer menção a algo, a alguém); do contrário, como é expresso no artigo América ("não é comum o uso do termo "América" para se (O.D.R.) referir aos Estados Unidos (O.I.)"), a única opção correta é a forma pronominal-reflexiva, regida por preposição. Tomando-se o seu próprio exemplo: "ele se refere à viagem". Alguns gramáticos ainda consideram, no caso, a partícula "se" como pronome fossilizado, e não O.D.R. Abraço. Ruy Pugliesi discussão 16h07min de 3 de Maio de 2008 (UTC)

Correções gerais[editar código-fonte]

Olá Gabbhh, Valeu pelas correções e ajustes gerais em Ciclone Nargis. Escrevi aquele verbete meio na louca e não tive tempo de fazer tais correções. Abraços e boas edições. Alegre -Ramisses (discussão) 03h00min de 6 de Maio de 2008 (UTC)

Isto é uma vergonha!

Boris Casoy

Pedro Spoladore (discussão) 19h46min de 9 de Maio de 2008 (UTC)

Acho que, a princípio, poderíamos desenvolver o artigo common law, adicionando uma seção sobre a história e deixando este como redirect. Também tenho algum material sobre, nada muito aprofundado, mas que ajuda a sumir com esse monstro. Pedro Spoladore (discussão) 20h38min de 9 de Maio de 2008 (UTC)

São Martinho[editar código-fonte]

Olá Rodrigo, mais uma vez venho "encher seu saco" como dizem aí no Brasil com os títulos dos artigos geográficos. Desta vez é a ilha de Saint-Martin nas Caraíbas ou Caribe. Lembro-me que defendeu acerrimamente a versão São Martim na altura da mega-discussão alegando entre outras coisas que:

  • "Há municípios, bairros, escolas etc. nomeadas "São Martim"
  • ""Martim" é a forma proclítica da Martinho. Trocando em miúdos: o santo pode chamar-se "São Martinho" ou "São Martim" em português."

E quando lhe respondi com uma pesquisa no Google em que prova que São Martinho é muito (mas mesmo muito) mais utilizado do que São Martim você respondeu que estava assim provado que ambas as formas se utilizavam e que Martim estava mais próximo do francês, do neerlandês, do inglês e do espanhol. Na página de discussão de Saint-Martin eu coloquei uma referência da União Europeia onde a ilha de São Martinho é referida três vezes, sempre nesta forma. A questão aqui é que, apesar de Martim ser uma forma proclítica do nome Martinho, ela nunca é utilizada para Martinho de Tours. Contudo existem santos chamados Martim (como São Martim dos Campos). Daí a confusão. Não seria estranho chamar São Eduardo de São Duarte que é uma forma proclítica de Eduardo, ou São Jaime a Santiago (São Tiago) por ser a forma mais próxima do inglês James ou do francês Jaccques? Por favor, se for possível comente a minha argumentação na página de discussão. Obrigado. Gameiro (discussão) 18h50min de 11 de Maio de 2008 (UTC)

Deportação[editar código-fonte]

Beleza Gabbhh, coloquei em direito internacional privado, valeu pela idéia. --RodrigoFera msg 22h31min de 22 de Maio de 2008 (UTC)

Sobre votações/Nova política de bloqueio[editar código-fonte]

Olá Gabbhh.

Revertí o seu voto em Wikipedia:Votações/Nova política de bloqueio pois ao votar, acabou apagando os votos dos outros usuários. Terá que votar novamente. Abraços. --OS2Warp msg 22h10min de 26 de Maio de 2008 (UTC)

Olá Gabbhh.
As vezes, em páginas extensas acontecem coisas um pouco estranhas. Neste caso não sei o que pode ter havido. bugs do software MediaWiki. Basta apenas reverter e reeditar. Abraços.--OS2Warp msg 22h20min de 26 de Maio de 2008 (UTC)

Posso saber por que apagou votos e comentários aqui? Fabiano msg 22h11min de 26 de Maio de 2008 (UTC)

  • Como chegou a votação? Se foi por um link antigo, talvez seja esse o motivo. Só vi acontecer isso uma vez em uma PE, por que o usuário que fez o convite para a votação fez um link errado no seu convite. Fora isso nunca vi. Fabiano msg 22h20min de 26 de Maio de 2008 (UTC)
No próximo vandalismo, será bloqueado!!!... hahaha, brincadeira, Gabriel! Esquisito isso, não?! Será bug do software wiki? O interessante foi constatar a diferente forma como cada um dos dois administradores lhe abordou aqui em sua discussão sobre o mesmo assunto. Abraço, Pedro Spoladore (discussão) 22h25min de 26 de Maio de 2008 (UTC)
Ficou muito bom! Parabéns! Quando crescer quero ser igual a você, hehe. Abraço, Pedro Spoladore (discussão) 00h28min de 27 de Maio de 2008 (UTC)

Não concordo, mas enfim, regras são regras, vou tirar umas férias disto, pois ultimamente sempre me chateio por coisas do arco da velha. Um abraço --Andreas Herzog (discussão) 23h12min de 26 de Maio de 2008 (UTC)

politica economica[editar código-fonte]

que tal se vc tambem procurar se informar sobre outras acepções de politica externa, no ambito economico? vou continuar fazendo o que acho certo, enquanto não me custar nenhum esforço, e deixo que os administradores decidam a preponderância de que significado ou como desambiguar... não afeta a mim essa decisão, a mim cabe o contraditório, abraços, sugiro que faça o que lhe aprouver, e deixe o barco andar! Cesar2001urug (discussão) 00h29min de 30 de Maio de 2008 (UTC)

Bom dia, por mim pode-se mover, ficando Myanmar como redirect para a Mianmar. Considero que qualquer opção que corrija o erro é válida. Abraço, Eduardo 08h19min de 3 de Junho de 2008 (UTC)

Marque a categoria para ER coloque {{Er1|15|~~~~|Movida para [[:Categoria:tal]]}}. Cumprimentos. Fabiano msg 21h11min de 3 de Junho de 2008 (UTC)

Olá Gabbhh,
suas alterações nesse artigo ficaram boas. Existem apenas duas mudanças com as quais não concordo:

  • O fenômeno realmente foi descoberto em Bombaim, mas a informação que eu coloquei que diz que a incidência nessa cidade é maior em comparação com outras também está certa.
  • "Sanguíneo" é variável de "sangüíneo" (ambos corretos). Ainda assim, o trema foi abolido após o mais recente acordo ortográfico. Não acho que devamos continuar a usá-lo.

Abraço.--Lucas Telesdê a voz 19h44min de 5 de Junho de 2008 (UTC)


Realmente, após ler esta página vi que ainda não há definição sobre o acordo, mas "sanguíneo" e "sangüíneo" (variações na pronúncia inclusive) existem antes mesmo dele...mas isso é menos importante.

Não há falta de fonte na minha informação. A indiquei desde a primeira alteração que fiz. Quero saber se concorda que eu a recoloque.--Lucas Telesdê a voz 22h02min de 5 de Junho de 2008 (UTC)

Acho que fiz como mandou(dif). Espero que lhe agrade. Agradeço a atenção.--Lucas Telesdê a voz 03h33min de 6 de Junho de 2008 (UTC)

Caro Gabbhh, antes de mais nada obrigado pelo seu aviso! Realmente foi um erro meu não ter pesquisado mais a fundo o histórico. Estava pesquisando o assunto e notei que não havia um artigo sobre a China propriamente dita, como região histórica - aí percebi que os dois estavam literalmente iguais. Pode deixar que vou reverter a confusão toda até antes da edição do tal usuário. Abração, RafaAzevedo msg 19h03min de 9 de Junho de 2008 (UTC)

Caro Gabbhh, procedi à alteração do artigo Botswana para Botsuana tal como havia sido votado na respectiva página de discussão. Julgo que isso correspondia à vontade geral tal como ficou evidenciado em Anexo:Lista de países/arquivo 1#Botswana -> Botsuana ou na própria página de discussão. Observando o que se fez com o artigo Myanmar, que passou para Mianmar julgo que por tua iniciativa, limitei-me a seguir o que foi pedido. Já que apenas em mudanças que geram conflitos se deve proceder a uma votação formal. Agora, o JSSX comunicou-me que o que fiz estava errado, que deveria comunicar primeiro à comunidade. O que pensas disto? Custa-me estar a reverter o processo todo agora (que inclui bastantes artigos de importância para o Botsuana, mas também categorias e predefinições). Gameiro (discussão) 18h13min de 13 de Junho de 2008 (UTC)

Obrigado Gabbhh. Conto consigo. Gameiro (discussão) 18h34min de 13 de Junho de 2008 (UTC)

Olá, Gabbhh, tudo bem? Só pra te avisar, você votou duas vezes aqui. Abs, RafaAzevedo msg 19h06min de 13 de Junho de 2008 (UTC)

De nada! A propósito, parabéns pelas últimas edições no Botsuana/Botswana (o tópico "Nome"), ficaram muito boas. RafaAzevedo msg 21h10min de 13 de Junho de 2008 (UTC)

Obrigado! Engoli mosca nessa. Abração, RafaAzevedo msg 22h26min de 15 de Junho de 2008 (UTC)

Só para dar conhecimento de que procedi anteontem aos movimentos para Botsuana, Mianmar, Melilha e Benim, por serem na minha opinião quase indiscutíveis (isto é, consensuais). Acabo de mover Juan DA Nova (sic) para Ilha de João da Nova, pois aquela forma era totalmente incorrecta. Quanto a Qatar acho melhor não mexer para já. Proponho que abra um pedido de opinião para que cada um apresente as suas fontes dê a sua opinião. Abraço, João Sousa DC 21h46min de 19 de Junho de 2008 (UTC)

´ROdrigo, não vá embora. Ao menos agora você pode discutir as alterações em pé de igualdade. Abração, Pedro Spoladore (discussão) 22h21min de 1 de Julho de 2008 (UTC)

Mensagem aos que votaram na Nova Política de Bloqueio[editar código-fonte]

Colega, foi estabelecida uma consulta na Esplanada para os que votaram na Nova Política de Bloqueio. Esteja livre para assinar e/ou comentar.

Cumprimentos __ Observatore (discussão) 13h46min de 27 de Junho de 2008 (UTC)

Gabbhh, poderia contar consigo para me ajudar com o Houaiss e o Aurélio relativamente à questão levantada aqui: Wikipedia:Votações/Alteração em nomes de países e territórios? Gameiro (discussão) 22h53min de 1 de Julho de 2008 (UTC)

Nomes de países[editar código-fonte]

Boa! Tinha me esquecido do site da ABL. :) Abs, RafaAzevedo msg 22h35min de 9 de Julho de 2008 (UTC)

Você já conhecia? Achei um excelente material sobre o direito português ali, dos vários ramos. É interessante ver as datas. É coisa histórica, mesmo. Abração, Pedro Spoladore (discussão) 12h55min de 11 de Julho de 2008 (UTC)

É, eu acompanhei o processo todo da polêmica com os nomes dos países. Que bom que não foi embora da WP, porque eu já estava organizando a campanha FICA, RODRIGO!, hehe. Também estou com pouco tempo para desenvolver artigos, principalmente os de Direito, que exigem maior labuta — final do 5º período, metade do curso, provas e mais provas. Ainda não esqueci de que precisamos melhorar o verbete Direito internacional, mas talvez isso fique para o final do ano. Abraço, Pedro Spoladore (discussão) 15h27min de 11 de Julho de 2008 (UTC)

Açoka Ashoka?[editar código-fonte]

Olá Gabbhh, eu havia mudado para Ashoka (ou Axoca) porque é o mais semelhante com a pronúncia em sânscrito (até onde entendo, Asoka com as marcas diacríticas lê-se Ashoka). Mas acho que não faz muita diferença. Podemos deixar Açoka como indicou na refrência do dicionário, o que você acha?Zen Mind (discussão) 21h42min de 23 de Julho de 2008 (UTC)

OK, Zen Mind (discussão) 14h45min de 24 de Julho de 2008 (UTC)

O principal é a quantidade? Vamos colocar o Google inteiro lá, então. Alegre Passar bem. JSSX uai 17h12min de 25 de Julho de 2008 (UTC)

Movimento República de São Paulo[editar código-fonte]

Olá, Gabbhh,

A página votada por você em Wikipedia:Páginas para eliminar/Movimento São Paulo Independente e eliminada, foi recriada com aparentemente com conteúdo semelhante e está novamente em votação em Wikipedia:Páginas para eliminar/Movimento República de São Paulo caso queira reavaliar seu voto.

Cumprimentos, Tosqueira D C 17h50min de 7 de Agosto de 2008 (UTC)

Sobre Anexo:Lista de ilhas da Grécia[editar código-fonte]

Olá Gabbhh.

Fiz uns ajustes em Anexo:Lista de ilhas da Grécia. Não sei se era o que deveria ter sido feito. Em Creta ele fez esta edição e parece que edita corretamente porém falta apenas pequenos ajustes. No momento estou suspenso para fazer o uso das ferramentas de administração, para fazer proteção ao verbete. Sugiro que tente mais algumas vezes acertar o verbete ou entre com um pedido em Wikipedia:Pedidos a administradores. Abraços.--OS2Warp msg 20h08min de 8 de Agosto de 2008 (UTC)

Sim, quando eu escrevi esse artigo eu traduzi ele diretamente do inglês. Pode mecher nesses artigos à vontade (você deve saber mais sobre essa área) -- Andrevruas (discussão) 20h22min de 14 de Agosto de 2008 (UTC)

Gabbhh, boa pergunta! Realmente, bem lembrado, essas formas são estranhíssimas; nunca tinha me dado conta delas.

O meu J. P. Machado registra Noviómago como "cidade dos Nemetos" - Nemetos estes que, curiosamente, ele grafa como Németes no respectivo verbete, descritos apenas como "população da Germânia". Provavelmente eram o antigo povo germânico que habitava a região da cidade, à época dos romanos. A grafia Noviómago (Noviômago, em pt-br?) deveria ser usada apenas para se referir ao povoamento antigo. De qualquer maneira concordo plenamente com a sua movimentação.

Sobre as outras, acho que o melhor seria reverter para as grafias holandesas mesmo; também acho dose escrever 's-Hertogenbosch (tive que dar copy & paste agora, por exemplo ;) ), mas não faz sentido mesmo qualquer aportuguesamento que não esteja baseado em fontes fiáveis. Se por acaso estas fontes vierem a aparecer, nada impede que outra movimentação seja feita. O que acha?

Sobre levar à Esplanada, eu julgaria desnecessário, a princípio - ainda mais pela quantidade de bobagens que anda entulhando ela ultimamente - mas depois do que aconteceu numa votação recente aí - você deve se lembrar - creio que nenhum de nós gostaria de ter que ouvir novamente "acusações" de que armamos um complô satânico contra a comunidade visando movimentar "milhares de milhões de artigos"... :)

Vou ver o que mais consigo achar por aqui. Conte comigo para as movimentações (e respectivos ajustes nos artigos), quaisquer que elas venham a ser. Abraço, RafaAzevedo msg 22h54min de 14 de Agosto de 2008 (UTC)

O artigo em anexo sobre as ilhas gregas[editar código-fonte]

Boa tarde, Gabbhh! Perdõe-me pela demora em lhe responder - tenho estado bem ocupado pelo serviço! Mas eu vou sim lhe responder sobre as minhas contribuições na lista das ilhas gregas:

Eu ressaltei as palavras "espalhado" e "disseminado" com aspas e com itálico apenas e justamente porque são a legítima tradução em português da palavra grega "Espórades" - a qual estava destacada desse mesmo modo no artigo.

Eu removi a ligação interna da palavra "genitivo" porque um artigo sobre geografia terrestre não necessita (e, na verdade, nem deveria) levar a um artigo sobre a gramática da língua portuguesa.

Mas você tem razão! Na seção sobre o Dodecaneso, o texto de fato não deve apenas explicar o que significa a palavra em grego, e sim explicar o que é propriamente o Dodecaneso. É de fato incorreto dizer "Dodecaneso significa...", e é correto dizer "O Dodecaneso é...". Eu não havia notado por esse ponto de vista!

Sobre os nomes das ilhas de Cós e Patmos... "Kos" ou "Kós" (ambas com K) é o nome original da ilha, em grego! No alfabeto grego não existe a letra C - a qual é substituída pela letra K! É que, como o artigo trata sobre nomes de ilhas gregas, eu julguei no mínimo bom exibir na edição o nome original da ilha (mas conduzindo à página com o nome correto: Cós). Já "Pátmos" é apenas uma página de redirecionamento (criada por algum outro usuário, não por mim) para a página com o nome correto: Patmos. É que eu queria também deixar visível na edição o redirecionamento possível (ou um dos redirecionamentos possíveis) para a página com o nome correto, mas conduzindo à página com o nome correto. Mas apesar de que "Pátmos" é menos correto (ou até incorreto) do que "Patmos", "Pátmos" parece bem mais aportuguesado justamente por causa do acento! Por acaso não parece também a você?

Eu italicizei as palavras "Cícladas" e "Cíclades" apenas e justamente porque são as duas grafias diferentes e possíveis com um mesmo significado.

Quanto a "Egeu centro-setentrional", se para você soa melhor "Egeu central e setentrional", pode ser! É que eu procurei seguir a linha de várias palavras compostas que são iguais, como "judaico-cristão", "infecto-contagioso" etc..

Sobre "Icaria" e "Ikaria", a página com o último nome é também apenas uma página de redirecionamento para a página com o nome correto: Icaria.


Tudo melhor esclarecido? Que bom! DIEGO RICARDO PEREIRA 14h02min de 20 de Agosto de 2008 (UTC)

Cidades dos Países Baixos[editar código-fonte]

Caro colega,

Obrigado pelo seu comentário sobre a categoria: Cidades dos Países Baixos. Vou mudar a letra N na letra D, e assim desfazer a confusão.

Atenciosamente,

Dirk van Duijvenbode (Usuário:Duijvenbode) Katwijk (Países Baixos) 29 de Agosto de 2008

Topônimos neerlandeses[editar código-fonte]

Caro Gabbhh, antes de mais nada me desculpe pela demora tão grande em lhe responder, sua mensagem acabou ficando para trás na página de discussão e acabei perdendo-a de vista. Não se preocupe quanto à minha paciência, acho que é um trabalho extremamente necessário e gratificante o de "arrumar" as bagunças, como estas, que foram feitas em tantos topônimos e artigos por esta Wikipédia afora.

Sobre Vaga, parece que realmente se trata do nome antigo (romano) da mesma cidade, conforme fonte (em artigo de biologia, curiosamente) que encontrei e inseri no artigo. Porém não encontrei mais nada que justificasse o uso atual; hoje em dia tudo indica que é Wageningen mesmo. O que me diz? Abraço, RafaAzevedo msg 03h00min de 30 de Agosto de 2008 (UTC)

Bom dia\tarde\noite

Tradicionalmente em PT-PT, e consequentemente nas forças armadas portuguesas, o termo mais utilizado é Sipaio ou Cipaio (fonéticamnete soam igual), e não sipais.

Dados que ambas as formas são aceites, agradecia que mantivesse a a designação anterior, por ser a que melhor se adequa ao artigo dado ser a que encontra nas várias fontes, como aliás pode verificar na fonte que acompanha a nota sobre os cipaios em Moçambique.

Obrigado,

JoniFili (discussão) 11h15min de 16 de Setembro de 2008 (UTC)

Nota - no artigo Sipahi há também referencias a cipaios no exercito francês, que se bem que o termo derive da palavra turca (pois eram originários do Norte de África), são tratados como cipaios nos textos em português (pelo menos em PT-PT). Penso que seria de, também, introduzir uma linha ou duas sobre este, com um link para a página onde se encontram. Qual é a sua opinião?

JoniFili (discussão) 11h32min de 16 de Setembro de 2008 (UTC)

Boas,

Pois é exactamente isso que lhe propunha, usar Cipaios (que é a grafia habitual em Portugal, para a parte referente às forças portuguesas, mas não o quis fazer seu ter a sua opinião primeiro. Uma vez que estamos ambos de acordo, é agora uma questão de tempo e irei lá fazer a alteração.

Um abraço,

JoniFili (discussão) 21h29min de 17 de Setembro de 2008 (UTC)

Olá Gabbhh! Dei uma revisãozinha no artigo e corrigi alguma coisas, entre elas algumas diferenças que serão/foram abolidas pelo acordo ortográfico. Não sei muito bem se é legítimo mudá-las para a versão lusitana pré-acordo. Como ficou a política por aqui? Se se deve usar as grafias do acordo, terei todo o gosto em alterar a minha edição. Já agora, parabéns pelo óptimo português lusitano. Abraço! Gameiro (discussão) 22h32min de 27 de Setembro de 2008 (UTC)

Olá, Gabbhh, tudo bem? Tomo a liberdade de pedir sua opinião na página de discussão do artigo Ibadã, já que você é um dos que trabalham pela correção nos títulos de artigos relacionados à geografia. Saudações, RafaAzevedo msg 11h57min de 9 de Outubro de 2008 (UTC)

Olá Gabbhh, tudo bom? O que acha desta modificação que fiz no artigo? Abraço, Pedro Spoladore (discussão) 14h19min de 28 de Outubro de 2008 (UTC)

Que bacana, Rodrigo. Se não se importar, gostaria de receber uma cópia de sua dissertação depois de finalizada. Alegre Abraço, Pedro Spoladore (discussão) 19h28min de 28 de Outubro de 2008 (UTC)

Olá. Não há nenhum projecto, no entanto o (a) que você retirou já lá estava e não vi qual a justificativa de o retirar, visto não haver nenhuma incorrecção. E eu não pus na Ucrânia porque não me ocorreu, pois estou a trabalhar em mais coisas e só editei o artigo Ucrânia por acaso, mas vou fazer essa inclusão. Abraços e boas contribuições. Pcjrm (discussão) 22h02min de 28 de Outubro de 2008 (UTC)

Talvez num futuro próximo, porque não? Pcjrm (discussão) 22h07min de 28 de Outubro de 2008 (UTC)

Checoslováquia[editar código-fonte]

Não há do que se desculpar. A questão é que no português brasileiro é perfeitamente possível usar Checoslováquia e República Checa e assim fazem alguns meios de comunicação, como a Veja ([7], [8]) ou O Estado de S. Paulo ([9], [10]), para ficar em apenas dois exemplos. Ainda bem que é assim, pois eu considero esse "tch" horrendo. Abraços, Dantadd (α—ω) 18h07min de 29 de Outubro de 2008 (UTC)

Olá Gabbhh. Pois, a mim não me estranha nada a grafia e julgo já a ter visto escrita mais do que uma vez. Resta saber se existe material de linguística que a comprove. Coloquei a questão ao Ciberdúvidas da Língua Portuguesa e aguardo resposta. Até haver uma resposta, acho que era de manter. Gameiroestá lá? 00h03min de 10 de Novembro de 2008 (UTC)

Fala, Rodrigo, tudo bom? Desculpa a demora em te responder. Nunca tinha visto essa forma antes, e não encontrei em qualquer lugar. Que acha, é caso pra reversão ou só pro "carece de fontes"?

A propósito, aproveito para pedir sua opinião a respeito de outro assunto: qual lhe parece mais adequado, como título do artigo que fala sobre o dia da semana sagrado para os judeus: Sabá (dia) ou Shabat?

Abraço, RafaAzevedo msg 18h43min de 10 de Novembro de 2008 (UTC)

Agora é que li o comentário do Gameiro acima. Bem, se em Portugal usam essa forma, creio que isso muda tudo. :) RafaAzevedo msg 18h43min de 10 de Novembro de 2008 (UTC)
Já estou de olho nele, pode deixar. Sobre a minha pergunta, referi-me à Sabá/Shabat, não ao Xariá/Shariá (que não sei também como acabou ficando). RafaAzevedo msg 19h05min de 10 de Novembro de 2008 (UTC)

Antilhas Neerlandesas[editar código-fonte]

Olá Rodrigo! Chamo a sua atenção para esta discussão. Saudações! Lembro-lhe que o artigo foi movido sem qualquer tipo de discussão, havendo já um consenso discutido na página Países Baixos desde há muito, muito tempo. Gameiroestá lá? 16h41min de 15 de Novembro de 2008 (UTC)

Começou o Sexto Wikiactividade. Inscrevam-se e participem. Bons artigos! Lijealso 00h03min de 1 de Dezembro de 2008 (UTC)

Naquichevão[editar código-fonte]

As transcrições inglesas (neste caso do russo) de países e regiões que usam outros alfabetos diferentes do latino são citadas em muitas fontes, mas não são o nome em português.

No caso de «Nakichevan», em inglês, o «ch» corresponde ao som «tch». Assim, a transcrição francesa é «Nakitchevan», o que torna a leitura mais fácil para um lusófono.

«Naquichevão» é um aportuguesamento que se encontra em algumas fontes, como o Dicionário Enciclopédico Lello Universal e em alguns documentos da União Europeia. --CorreiaPM (discussão) 09h17min de 1 de Dezembro de 2008 (UTC)

Olá Gabbhh! A galeria foi escondida pq, NMO, é escusada e torna a página muito pesada. O espaço das galerias é no Commons, basta um link para lá! Se o intuito é mostrar as maravilhas de Budapeste, então que se expanda o artigo! Boas festas! -- Nuno Tavares 20h26min de 28 de Dezembro de 2008 (UTC)