Vanguart

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Out of date clock icon.svg
Este artigo ou seção pode conter informações desatualizadas.

Se sabe algo sobre o tema abordado, edite a página e inclua informações mais recentes.

Vanguart
Luiz Lazzaroto, Douglas Godoy, Helio Flanders, Reginaldo Lincoln e David Dafré
Informação geral
Origem Cuiabá, MT
País  Brasil
Gênero(s) Indie rock
folk
Indie folk
Folk Rock
Período em atividade 2002 – atualmente
Página oficial MySpace Oficial
Site Oficial
Integrantes Helio Flanders
Reginaldo Lincoln
David Dafré
Douglas Godoy
Luiz Lazzaroto
Fernanda Kostchak

Vanguart é uma banda de indie rock formada no ano de 2002 em Cuiabá, Mato Grosso, pelo vocalista e violonista Helio Flanders.

História[editar | editar código-fonte]

Originalmente, Vanguart (nome retirado de um vídeo sobre Andy Warhol) era um ato solo de Helio Flanders, logo após sair de um grupo de glam rock. Em seu quarto, Helio tocava violão, teclado e cantava, mandando tudo para o computador. Antes de ir para a Bolívia, no ano de 2003, Helio gravou dois discos: Ready To... e The Noon Moon, que não chegaram a ser oficialmente lançados, foram apenas distribuídos para amigos próximos. Em entrevista à revista Outracoisa, em julho de 2007 Helio disse: "O 'The Noon Moon' tinha canções que a gente regravou num EP, é um disco que dá para entender o que é o Vanguart."[1]

As músicas regravadas foram "Blood Talkin'" e "Rainy Day Song", incluídas no EP Before Vallegrand, lançado no ano de 2005 quando Vanguart já era uma banda, composta por Helio (vocal e violão) David Dafré (guitarra), Reginaldo Lincoln (baixo), Luiz Lazzaroto (teclado) e Douglas Godoy (bateria).[1]

Em 2005, a banda começou a participar de festivais independentes, o que fez com que seu som chegasse à outras pessoas. Em 2006 foi lançado o single "Semáforo", que fez muito sucesso na cena independente do Brasil. Em dezembro de 2006, o grupo entrou em estúdio para gravar seu primeiro álbum, Vanguart. O álbum foi lançado em julho de 2007 na revista Outracoisa.[1]

Eles estavam programados para tocarem no palco Novo Rock BR do Tim Festival de 2007, no Rio de Janeiro, junto com os grupos Montage e Del Rey, mas sua apresentação neste festival foi cancelada devido à questões de segurança. A chuva inundou o palco e molhou os equipamentos elétricos do show.[2]

Em 31 de agosto de 2007, a banda foi ao ar na Rede Globo de Televisão, como convidados do programa Som Brasil (que realiza tributos à artistas consagrados da música brasileira) que, naquela data, homenageou o cantor Raul Seixas. O Vanguart tocou, dentre outras músicas, "Cowboy Fora da Lei" e "Rock das Aranha". Outros convidados deste programa foram o artista Lobão (dono da revista Outracoisa, responsável pelo lançamento do primeiro álbum do grupo), o grupo Móveis Coloniais de Acaju e a cantora Anna Luiza.[3]

No começo de 2008, tornou-se uma banda do Levi's Music[4] após ter sido classificada pela marca mãe, a Levi's, como uma banda unbutton.

Em 26 de Abril de 2008, a Vanguart se apresentou na Virada Cultural, evento que ocorre em São Paulo, no Palco Festivais Independentes, junto com bandas como Mundo Livre S/A, Luisa Mandou Um Beijo, Los Porongas, entre diversos outros artistas, seu show foi considerado um dos melhores de toda a Virada, sendo destaque no jornal Estado de São Paulo.

Em 11 de dezembro de 2008, no Avenida Club, em São Paulo (SP), a banda gravou o CD e DVD "Multishow Registro: Vanguart", que contou com a participação dos convidados: Maestro Arthur de Faria, Luiz Carlini, Quarteto de Cordas, entre outros.

Em 2011, a banda lançou o disco "Boa Parte de Mim Vai Embora", composto por 13 faixas. O álbum conta com a participação da violinista Fernanda Kostchak (ex-integrante do grupo sertanejo Barra da Saia, de São Paulo).

No início de 2012 o Vanguart participou do projeto de comemoração dos 100 anos de nascimento de Luiz Gonzaga idealizado pelo produtor Thiago Marques Luiz, gravando uma versão folk para "Assum Preto" no álbum duplo "100 Anos de Gonzagão".

Em 2012 a Vanguart conquistou o prêmio de melhor banda no VMB 2012.

Em dezembro de 2012 a banda lançou um novo site, com conteúdo multimídia.

Em março de 2013 o grupo entrou no recém reformado Estúdio Tambor, onde gravaram 12 músicas inéditas, o conceito é muito mais ensolarado que o trabalho anterior, considerado denso por alguns. Com uma produção conjunta de Rafael Ramos e Vanguart, o terceiro disco de estúdio tem previsão de lançamento para julho pela Deck e terá a presença da violinista Fernanda Kostchak, agora integrante fixa do grupo.

Em 2013 a banda lançou sua loja virtual.

Influências[editar | editar código-fonte]

O Vanguart é bastante influenciado por artistas de rock alternativo, blues e rock clássico, tais como Johnny Cash, Bob Dylan, Lobão, The Beach Boys, The Velvet Underground, The Beatles e Neil Young como também de estilos musicais típicos do Mato Grosso.[5] Seu repertório inclui músicas em três idiomas: português, inglês e espanhol. Essa variação linguística foi um dos principais impasses na hora de selecionar as músicas que fariam parte de seu primeiro álbum. Segundo Helio Flanders, "Todo mundo queria um disco em português."[1]

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Discos caseiros[editar | editar código-fonte]

  • 2002 - Ready To...
  • 2003 - The Noon Moon

EPs[editar | editar código-fonte]

  • 2005 - Before Vallegrand

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Álbuns Ao Vivo[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

DVDs[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c d Bragatto, Marcos (Julho de 2007). "Vanguart" (Revista Outracoisa).
  2. Redação iG Pop (27 de outubro de 2007). Shows do palco Novo Rock BR no Tim Festival são cancelados (em português). iG Pop. Página visitada em 8 de janeiro de 2008.
  3. Redação TVCA. Banda Vanguart de MT é destaque no Som Brasil (em português). TV Centro América. Página visitada em 9 de janeiro de 2008.
  4. Vanguart no Levi's Music
  5. Vanguart - Influências (em português). TramaVirtual. Página visitada em 9 de janeiro de 2008.
  6. Banda lança disco multiplataforma. Diário do Pará (17 de agosto de 2011). Página visitada em 19 de agosto de 2011.
  7. https://itunes.apple.com/br/album/meu-sol-single/id746070429

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of Brazil.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Brasil, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.