Érico X da Suécia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Érico X
Rei da Suécia
Reinado 31 de janeiro de 1208
a 10 de abril de 1216
Antecessor(a) Sverker II
Sucessor(a) João I
 
Esposa Ricarda da Dinamarca
Descendência Sofia da Suécia
Marta da Suécia
Ingeborg da Suécia
Mariana da Suécia
Érico XI da Suécia
Casa Real Érico
Nascimento c. 1180
Morte 10 de abril de 1216 (36 anos)
Castelo de Näs, Visingsö, Suécia
Sepultamento Abadia de Varnhem, Varnhem, Suécia
Pai Canuto I da Suécia
Mãe Cecília Johansdotter

Érico X (c. 118010 de abril de 1216), também chamado de Érico, o Sobrevivente, foi o Rei da Suécia de 1208 até sua morte. Era filho do rei Canuto I e sua esposa Cecília Johansdotter.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Quando seu pai Canuto I faleceu, Érico e seus irmãos eram menores de idade e não tinha possibilidade de ascender ao trono. O rei eleito foi Sverker, que manteve no princípio boas relações com os filhos de Canuto, mas posteriormente os viu como inimigos na linha de sucessão e os irmãos tiveram que se exilar na Noruega.

Em 1205, Érico escapou vivo da batalha de Älgarås e partiu rumo à Noruega, após ter sido derrotado junto com seus irmão pelo rei Sverker II. Seus treis irmãos morreram durante o combate, mas Érico tentou regressar posteriormente a Suécia, a fim de depor o rei. Em 1208, junto com aliados noruegueses, derrotou o rei Sverker na batalha de Lena em 31 de janeiro deste ano, e depois disso o rei Sverker teve que se refugir na Dinamarca. Havendo vencido seu inimigo, Érico pode ser eleito no mesmo ano novo monarca, mas a coroação não aconteceria antes da derrota definitiva de Sverker na batalha de Gestilren no outono de 1210. Nesse mesmo ano, Érico casou-se com Rikissa da Dinamarca, filha de Valdemar I da Dinamarca. Com esse matrimônio melhoraram as relações com a Dinamarca, que tradicionalmente havia apoiado a dinastia de Sverker.

O rei faleceu repentinamente de febre em Visingsö no dia 10 de abril de 1216. Foi sepultado na Igreja do Convento de Varnhem.

Família[editar | editar código-fonte]

Dz-se que Érico X teve várias filhas no seu matrimônio com Riquilda da Dinamarca, mas não se sabe quase nada sobre elas. Os filhos que se conhece são:

Referências[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um(a) historiador(a) é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Precedido por
Sverker II
Reis da Suécia
1208-1216
Sucedido por
João I