ARP String Ensemble

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
ARP String Ensemble

O ARP Solina String Ensemble ou Eminent Solina String Ensemble,[1] mais conhecido como Eminent NV, é um sintetizador multi-orquestral polifônico produzido pela empresa holandesa Eminent em 1974,[1] com um teclado de quarenta e nove teclas.

Os sons incorporados no sintetizador são: violino, viola, trompete, corneta, violoncelo e contra-baixo.[1] O teclado usa tecnologia de divisão "estilo órgão" para ser polifônico.[1] O efeito de Chorus dá ao instrumento um som característico.[1]

O efeito Chorus / Ensemble é obtido passando o som através de três linhas de delay moduladas, que causam um efeito de mudança de fase.[1]

Tecnología[editar | editar código-fonte]

A tecnologia principal é baseada na seção de cordas do órgão eletrônico Eminent 310U (criado em 1972), fabricado pela empresa holandesa Eminent NV.[2] O oscilador principal consiste em doze geradores de tons discretos com divisão por oitavas para fornecer a polifonia completa. O efeito de coro embutido usa 'dispositivos de brigada de balde' - BBD, controlados por dois LFO (osciladores de baixa frequência) para criar o vibrato.

Referências

  1. a b c d e f «ARP Solina String Ensemble». Vintage Synth Explorer (em inglês). Consultado em 22 de outubro de 2018 
  2. Reid, Gordon (2007): «Eminent 310 String Synthesizer», artículo en la revista Sound On Sound, mayo de 2007.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre instrumento musical é um esboço relacionado ao Projeto Música. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.