Sistema Aéreo de Alerta e Controle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de AWACS)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

AWACS(AEW&C) – Sistema Aéreo de Alerta e Controle (inglês: Airborne Warning and Control System) é um sistema de vigilância aérea eletrônica por radares instalados em aeronaves, com a função C3 (comando, controle e comunicações) para logística de tática e de defesa militar.

Os modernos sistemas AWACS podem detectar aeronaves até 400 km de distância, assim como armas antiaéreas. Em um combate ar-ar, o sistema AWACS pode comunicar-se com aeronaves amigas, aumentando assim o alcance dos sensores destas aeronaves, adicionando-lhes invisibilidade, pois não necessitarão utilizar seus próprios radares para identificar alvos ameaça. Eles podem detectar aviões, em distâncias muito maiores que os radares de bordo dos caças. Como exemplo o AWAC norte-americano E-3 Sentinela, tem alcance de detecção de 420km para uma secção transversal de radar de 1m². Eles também emitem uma potencia de radar imensamente superior a potencia dos radares de bordo dos caças, o que torna mais dificil as operações de guerra eletrônica do inimigo, enquanto um radar de um caça, dos melhores modelos tem potencia de pico máxima de 20KW, um AWAC tem potencia de pico que excede 1MW!!!! Eles podem rastrear um número de alvos muito maior que os caças podem fazer, os melhores modelos de AWACs do mundo E-3 Sentry e A-50U podem rastrear, respectivamente 300 e 450 alvos, os melhores modelos de radar de bordo de caças F-22 e T-50, podem rastrear respectivamente 100 e 62 alvos. Os AWACs tem um equipe técnica a bordo, que avalia constantemente toda a situação no ar, e orienta o combate aéreo e/ou naval(podendo também ser contra alvos em terra), atuando como um posto de comando, a imagem do espaço aéreo também é transmitida para o centro de comando em terra ou no mar, com datalink direto em distâncias de até 400km, ou até cerca de 2000km via rede satelital. A imagem do espaço aéreo normalmente é transmitida direto para o caça, via datalink direto, os caças também podem ser orientados via comando de voz, para um determinado ponto, no qual usarão o radar próprio, e este radar também pode ser integrado com o o AWAC transmitindo informações para o posto de comando, isso é muito útil em caso estejam sofrendo ataque de guerra eletrônica. Sistemas de mísseis anti-aéreos também podem operar com o datalink de AWACs, isso traz algumas vantagens, como detecção a longa distâncias, especialmente para sistemas antigos, que não possuem bons radares, e também para que a bateria não fique vulnerável a mísseis anti-radar. O datalink do AWAC é bidirecional, ele tanto transmite, quanto recebe informações do caça, ele recebe do caça informações como radar(quando não se tem por objetivo a invisibilidade, e o caça liga o radar próprio para fazer cruzamento de dados com o radar do AWAC), e recebe também a informação de nível de combustível, nível de oxigênio, carga de armas, e alguns outros dados de grande importância, o que reduz a carga de trabalho sobre o piloto, permitindo-o focar mais atenção nos alvos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Sistema Aéreo de Alerta e Controle
Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.