Ânus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Anus)
Ir para: navegação, pesquisa
Ânus
Anorectum.gif
Raphe perinealis in 21-year-old female.jpg
Ânus feminino
Latim Anus

Nos seres humanos, o ânus é o orifício no final do intestino grosso por onde são eliminadas as fezes e gases intestinais. Em zoologia, chama-se região anal à porção do corpo de um animal onde está localizado o ânus.

No ser humano, trata-se de uma abertura reguladora da saída das fezes, que são constantemente empurradas pela musculatura lisa do intestino. Localiza-se entre as nádegas, sendo um orifício de pequenas dimensões.[1] Nas sociedades modernas, quando os homens defecam, geralmente limpam a região com papel higiênico[2] ou a lavam no bidê ou ducha.[3] A musculatura de suporte do ânus é a do períneo, juntamente com os esfíncteres interno e externo da região.[4] A inervação é dada pelo nervo pudendo.[4]

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Ânus" é derivado do latim anus.[5]

Sexualidade[editar | editar código-fonte]

Historicamente, o ânus é tratado pelo ser humano como um órgão sexual, apesar de não ser um órgão reprodutivo. É costume de casais heterossexuais e homossexuais utilizarem este para fins sexuais, introduzindo o pênis, dedos, vibradores, entre outros.[6] O ânus não possui nenhum tipo de estrutura que fabrique secreções lubrificantes, o que pode tornar qualquer tipo de penetração no local bastante desconfortável. Para isso, utilizam-se lubrificantes à base de água. O uso de preservativo é outro cuidado geralmente tomado, a fim de reduzir a incidência não só de doenças sexualmente transmissíveis mas também de alguma infecção no pênis devido à presença de micro-organismos existentes no intestino grosso e reto.

Esta é uma região altamente erógena porque é uma passagem para as paredes intestinais que, manipuladas, estimulam a próstata.[7] Na mulher, como também no homem, a região anal possui altíssima sensibilidade, o que pode ocasionar, com grande intensidade, prazer ou desconforto.[7] Por esse fato, é considerada uma das três práticas sexuais principais (sexo vaginal, sexo oral e sexo anal).

Doenças que acometem a região[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Dicionário Caldas Aulete. Pag.45
  2. Site Médico. «Hemorróidas: sintomas, tratamento e prevenção». Consultado em 03/04/2010. 
  3. Topgyn. «Sexo - higiene é fundamental». Consultado em 03/04/2010. 
  4. a b Drauzio Varella. «Incontinência fecal». Consultado em 03/04/2010. 
  5. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 135.
  6. Que está acontecendo com meu corpo? Pag.89
  7. a b O Lado Obscuro E Tentador Do Sexo. Pag.36

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ânus