Associação Garanhuense de Atletismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
AGA
Associação Garanhuense de Atletismo.png
Nome Associação Garanhuense de Atletismo
Alcunhas Lavandeira do Agreste
Torcedor/Adepto Alvinegro, Garanhuense / Aguiano
Mascote Lavandeira
Fundação 31 de agosto de 1930 (87 anos)
Estádio Gerson Emery
Capacidade 6.000
Localização Garanhuns, PE
Presidente Brasil
Treinador Brasil
Material (d)esportivo Voador
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

Associação Garanhuense de Atletismo ou AGA é um clube de futebol da cidade de Garanhuns, no estado de Pernambuco.

HISTÓRIA

AGA foi fundada no dia 31 de agosto de 1930, a partir de uma fusão do COMÉRCIO FUTEBOL CLUBE (padrão branco e preto) com time da AGA (à época, azul e branco).

O COMÉRCIO possuía seu campo onde hoje está instalada a Sede Social da AGA.

A AGA chegou a manter durante muito tempo equipes de Futebol de salão, Voleibol e Natação conquistando títulos também nesses esportes e revelando talentos para o Brasil. Mas o forte mesmo sempre esteve no seu futebol. O Campo foi inaugurado em setembro de 1955 e desde aquele momento tornou-se o maior ponto de apoio ao Clube e palco das mais brilhantes conquistas desde então.

Tri campeão de Garanhuns, Campeão pernambucano de futebol amador em 1968, Bi Campeão do Interior em 1969, Tri Campeão da Copa do Interior em 1972 (época também da colocação do alambrado), sendo esse título precedido de uma campanha memorável e de um jogo emocionante: vitória sobre o Santa Cruz por 5 a 2. Essa vitória ficou marcada na memória do torcedor e em sua homenagem os Vocalistas da saudade, Grupo Musical de renome na época, gravou uma música muito executada nas emissoras.

Os títulos continuaram sendo conquistados e a AGA, prestigiadíssima, chegou a marca de 1.400 (Hum Mil e Quatrocentos) sócios. Chegou também a ser Hepta Campeã de Garanhuns. Em 1979, ano do Centenário de Garanhuns, foram colocados os refletores no seu Estádio, já denominado Gérson Emery (numa justa homenagem a um dos mais brilhantes Presidentes que já passaram pelo clube) A ocasião foi marcada inclusive com uma partida de futebol sendo o adversário o Sport Club do Recife.

O Estádio Gérson Emery tem capacidade de público estimada para 5.000 (cinco mil) expectadores, distribuídos nas sociais, arquibancadas e geral, porém com perspectivas de ampliação.

Em 1985/86 o futebol do Clube foi desativado.

O AGA retornou e se profissionalizou em 2000. Chegou a ser quarto colocada no estadual do ano de 2003. O apelido “Lavandeira do Agreste” é uma homenagem a um pássaro muito comum nas proximidades da cidade.

Em 2004 foi rebaixado para a Série A2 do estadual e desde 2005 está fora das competições promovidas pela Federação Pernambucana de Futebol, disputando apenas torneios amadores. Atualmente está inativo no futebol profissional, porém há uma mobilização para que o AGA retorne as atividades num futuro bem próximo.

Fontes:

Site Oficial do clube Blog a história do Futebol


Histórico em competições oficiais[editar | editar código-fonte]

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais[editar | editar código-fonte]

  • Pernambuco Copa Governador Eraldo Gueiros (Copa do Interior): 1973
  • Pernambuco Campeonato Pernambucano do Interior:1968
Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.