Bezerros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para pelo filhote de gado bovino, veja Novilho.
Bezerros
  Município do Brasil  
Hino
Gentílico bezerrense
Localização
Localização de Bezerros em Pernambuco
Localização de Bezerros em Pernambuco
Localização de Bezerros em Pernambuco
Bezerros está localizado em: Brasil
Bezerros
Localização de Bezerros no Brasil
Mapa
Mapa de Bezerros
Coordenadas 8° 53' 24" S 36° 29' 34" O
País Brasil
Unidade federativa Pernambuco
Municípios limítrofes Cumaru, Passira, São Joaquim do Monte, Agrestina, Gravatá, Sairé, Camocim de São Félix, Riacho das Almas e Caruaru.
Distância até a capital 102 km
História
Fundação 20 de maio de 1881
Administração
Prefeito(a) Elizabete Maria Silva de Lima (Bete de Dael) (PR, 2009 – 2012)
Características geográficas
Área total [1] 492,556 km²
População total (IBGE/2011[2]) 58 768 hab.
Densidade 119,3 hab./km²
Clima semiárido
Altitude 470 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [3]) 0,619 médio
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 267 305,736 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 4 584,22

Bezerros é um município brasileiro do estado de Pernambuco. O município é formado pelos distritos sede, Sapucarana e Boas Novas e pelos povoados de Serra Negra, Sítio dos Remédios, Cajazeiras e Areias.

História

A origem de Bezerros data de 1740. Nessa época foi implantado um grande comércio de gado, iniciando o povoamento do local. Algumas versões da história de Bezerros tentam explicar o nome da cidade. A primeira diz respeito ao sobrenome da família Bezerra, que foi a primeira proprietária das terras. A segunda diz que o local foi, primitivamente, uma queimada de bezerros. A terceira conta que um dos filhos da família Bezerra se perdeu na reserva florestal, tendo sido feita uma promessa a São José, sendo a criança encontrada com vida, ao pé de frondosa árvore onde foi erguida uma Capela sob a invocação de São José dos Bezerros. O município é formado pelos distritos sede, Sapucarana e Boas Novas e pelos povoados de Serra Negra, Sítio dos Remédios, Cajazeiras e Areias. Anualmente, no dia 18 de maio Bezerros comemora a sua emancipação política. O padroeiro da cidade é São José.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 08º14'00" sul e a uma longitude 35º47'49" oeste, estando a uma altitude de 470 metros. Sua população estimada em 2010 é de 58.675 habitantes.

Possui uma área de 492,56 km².

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005[5]. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

O município de Bezerros localiza-se à 100 km da Capital Recife na unidade geoambiental do Planalto da Borborema. A vegetação nativa consiste em Florestas Subcaducifólica e Caducifólica, típicas do agreste.

O clima é Tropical Chuvoso, com verão seco. A estação chuvosa ocorre de Março com término em Agosto.

A area do município insere-se parte nos domínios da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca, parte nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Sirinhaém e parte nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Capibaribe. Seus principais tributários são o Rio Ipojuca e o riacho Riachão. Conta ainda com o açude Manuino (2.021.000 m³).

Turismo

Serra Negra

O Carnaval de Bezerros é o 3º mais procurado e visitado de todo o estado de Pernambuco. Também conhecida como a terra do Papangu (Papangus tratam-se das pessoas que saem mascaradas durante o carnaval da cidade) - tradição festiva na qual as pessoas se vestem com máscaras de todos os tipos durante as festas carnavalescas - é uma das mais visitadas cidades do interior de Pernambuco nesse período. É uma cidade pitoresca, com belas igrejas, praças, casas de estilo colonial e um povo muito acolhedor e festivo.

Nos meses de maio a agosto a temperatura média é de 15°C, enquanto que no distrito de Serra Negra fica em torno de 8°C, um grande atrativo para turistas de todo o Brasil. Lucas Sales de Recife disse que a culinária típica da Serra é um dos elementos essencias da cultura Bezerrense naquele lugar. Neste distrito pode-se visitar o maravilhoso paraíso ecológico no distrito de Serra Negra, com lindos mirantes e uma altitude de 957 metros do nível do mar, o Parque Ecológico da Serra Negra e vários outros atrativos.

Economia

A economia do município consiste na agricultura, sendo um dos maiores produtores de tomate do Estado; na indústria destacam-se suas fábricas de bolos. Bezerros destaca-se também nas fabricas de doces. Além disso, Bezerros é uma das cidades pernambucanas que mais se destaca na produção de granito. Na gastronomia uma boa pedida são os restaurantes do Distrito de Encruzilhada, onde o principal atrativo é a carne de sol E em Bezerros o Restaurante Lá em Casa e o Bar do Figuinho onde é servido um peixe e um figado excelente.

Infelizmente Bezerros, como a maioria das cidades nordestinas, necessita de um maior incentivo em sua economia; pois as perspectivas para os jovens que ingressam no mercado de trabalho não são favoráveis, onde muitos sem oportunidades migram para cidades como Recife, Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, grandes centros industriais do agreste pernambucano.

Referências

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  2. «Estimativa Populacional 2011» (PDF). Censo Populacional 2011. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Julho de 2011. Consultado em 29 de outubro de 2011 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 
  5. Ministério da Integração Nacional, 2005. Nova delimitação do semiárido brasileiro.

Ver também

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Pernambuco é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.