Saltar para o conteúdo

Bom Dia Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bom Dia Brasil
Bom Dia Brasil.jpg
Informação geral
Formato telejornal
Duração 60 minutos
País de origem  Brasil
Idioma original português
Produção
Apresentador(es) Renato Machado
Renata Vasconcellos
Exibição
Emissora original Brasil Rede Globo
Transmissão original 3 de janeiro de 1983 - presente
Ligações externas
[www.g1.com.br/bomdiabrasil Site oficial]

Bom Dia Brasil é um programa de televisão brasileiro, o primeiro telejornal nacional do dia exibido pela Rede Globo no início das manhãs. E é reapresentado posteriormente no canal Globo News. São mostradas as notícias da madrugada, a repercussão dos fatos do dia anterior no Brasil e no Mundo, com a análise de comentaristas, e a agenda de acontecimentos para o dia, além de eventuais entrevistas ao vivo. O telejornal também abre espaço para assuntos que dizem mais respeito ao dia-a-dia do cidadão brasileiro. Estreou em 1983 sendo transmitido de Brasília. A partir de 1996, com as reformas do jornalismo da Globo, passou a ser transmitido do Rio de Janeiro.

Atualmente o programa é apresentado por Renato Machado e Renata Vasconcellos, e também fazem parte dos comentários e quadros do telejornal os jornalistas: Alexandre Garcia, na política;[1] Miriam Leitão na economia;[2] e Alex Escobar no esporte.[3] O jornal também conta com a participação das apresentadoras Michelle Loreto ou Eliana Marques (previsão do tempo), Zileide Silva e Carla Vilhena (respectivamente de Brasília e São Paulo).

O telejornal

Apresentado por Renato Machado e Renata Vasconcellos,[4] o Bom Dia Brasil é exibido de segunda a sexta-feira pela Rede Globo pontualmente às 07h30, logo após o Bom Dia Praça, horário este que é ocupado desde a reformulação do jornalismo da Rede Globo em 1996. Renato Machado também é o editor-chefe do telejornal, e desde que assumiu este posto, o Bom Dia trata de assuntos que dizem mais respeito ao dia a dia do cidadão brasileiro. Reportagens especiais sobre tal tema também são realizadas, e há comentários de Miriam Leitão sobre assuntos referentes a economia, e Alexandre Garcia na política. A partir de abril de 2010, o Bom Dia começou a investir em matérias direcionadas à Amazônia, à qualidade de vida nas grandes cidades e à cobertura de temas como educação, saúde e transporte público.[5]

Histórico de apresentadores

Desde 1983, vários apresentadores já passaram pelo jornal; Carlos Monforte comandou a primeira edição do Bom Dia, em 3 de janeiro de 1983.[6]

Um ano depois, a apresentação, além de Carlos Monforte, ficou também com Rodolpho Gamberini.

A partir de maio de 1989, Leda Nagle foi transferida do Jornal Hoje para o Bom Dia Brasil, e passou a apresentar o jornal junto com Monforte. Leda saiu da Rede Globo meses depois, e foi substituída por Álvaro Pereira. A dupla permaneceu dois anos no ar, até que Carlos Monforte passou a ser repórter especial do Jornal da Globo. Antônio Augusto assumiu o Bom Dia.

Anos depois, Antônio foi substituído por Luiz Carlos Braga. Com as mudanças do telejornalismo da Rede Globo, Braga teve seu posto assumido por Renato Machado e Leilane Neubarth, com a participação de Chico Pinheiro de São Paulo e Carlos Monforte de Brasília. A dupla assumiu o telejornal em 1º de abril de 1996. Leilane passou a ser repórter do Mais Você, e Renata Vasconcellos, que trabalhava na Globo News, passou a ser a nova dupla de Renato Machado. Renata assumiu o posto em dezembro de 2002, juntamente com a transferência de Sandra Annenberg para o Jornal Hoje.

Referências

Ligações externas

Predefinição:Telejornalismo da Globo News