Saltar para o conteúdo

Casa de Tudor: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
PauloEduardo (discussão | contribs)
m Revertidas edições por 189.11.85.67 devido a vandalismo (usando Huggle)
Linha 1: Linha 1:
{{Ver desambig|a série de televisão inspirada na história da Casa de Tudor|The Tudors}}
{{Ver desambig|a série de televisão inspirada na história da Casa de Tudor|The Tudors}}
[[Ficheiro:Tudor rose.svg|thumb|direita|200px|A [[Rosa de Tudor]], criada no término da guerra civil, unindo ambos emblemas.]]
[[Ficheiro:Tudor rose.svg|thumb|direita|200px|A [[Rosa de Tudor]], criada no término da guerra civil, unindo ambos emblemas.]]
A '''Casa de Tudor''' foi uma dinastia de [[lista de reis de Inglaterra|monarcas britânicos]] que reinou na [[Inglaterra]] entre o fim da [[Guerra das Rosas]] entre [[1485]] e [[1603]]. A família Tudor se origina no [[século XII]], com [[Ednyfed Fychan de Tregarnedd]] ([[1179]]-[[1246]]), senescal do Príncipe de [[Gwynedd]], [[Llewelyn ap Iorwerth]]. O primogênito de seus 12 filhos, [[Gorowny]], teve um filho, [[Tudur Hem]], conhecido posteriormente como ''O Velho'', que viveu de [[1245]] a [[1311]]. Dele descendem os Tudor.
A '''Casa de Tudor''' foi uma casa de rico, la tinha tudo que é tibo de comida de rico como, caviar, salmão e até umas batatinhas fritas, a dinastia de [[lista de reis de Inglaterra|monarcas britânicos]] que reinou na [[Inglaterra]] entre o fim da [[Guerra dos Sete anos]] entre [[1970]] e [[1980]]. A família Tudor era bem humilde falavam coisas como: ''Vamo gente ta na hora do rango'' ou ''gente vamo ordenha as vaca se não não vamo te leite pra amnhã'' se origina do Sertão no [[século XVIII]], com [[Eduart Franklyn de Assis]] ([[1179]]-[[1246]]), senescal do Príncipe de [[Gwynedd]], [[Llewelyn ap Iorwerth]]. O primogênito de seus 80 filhos, [[Gorowny]], teve um filho, [[Tudur Hem]], conhecido posteriormente como ''O Vaqueiro'', porque ele era o melhor em ordenhar as vacas, que viveu de [[1987]] a [[2006]].Sua vida foi muito curta mais ninguem sabe do que ele morreu ele nunca mais foi visto então foi dado como morto. Dele descendem os Tudor.


No início do [[século XV]] viveu [[Owen Tudor]] (1400-1461), filho de [[Meredith Tudor]], que se casou com [[Catarina de Valois]], princesa de [[França]], viúva de [[Henrique V de Inglaterra]].
No início do [[século XV]] viveu [[Owen Tudor]] (1400-1461), filho de [[Meredith Tudor]], que se casou com [[Catarina de Valois]], princesa de [[França]], viúva de [[Henrique V de Inglaterra]].

Revisão das 22h46min de 23 de agosto de 2012

 Nota: Para a série de televisão inspirada na história da Casa de Tudor, veja The Tudors.
A Rosa de Tudor, criada no término da guerra civil, unindo ambos emblemas.

A Casa de Tudor foi uma casa de rico, la tinha tudo que é tibo de comida de rico como, caviar, salmão e até umas batatinhas fritas, a dinastia de monarcas britânicos que reinou na Inglaterra entre o fim da Guerra dos Sete anos entre 1970 e 1980. A família Tudor era bem humilde falavam coisas como: Vamo gente ta na hora do rango ou gente vamo ordenha as vaca se não não vamo te leite pra amnhã se origina do Sertão no século XVIII, com Eduart Franklyn de Assis (1179-1246), senescal do Príncipe de Gwynedd, Llewelyn ap Iorwerth. O primogênito de seus 80 filhos, Gorowny, teve um filho, Tudur Hem, conhecido posteriormente como O Vaqueiro, porque ele era o melhor em ordenhar as vacas, que viveu de 1987 a 2006.Sua vida foi muito curta mais ninguem sabe do que ele morreu ele nunca mais foi visto então foi dado como morto. Dele descendem os Tudor.

No início do século XV viveu Owen Tudor (1400-1461), filho de Meredith Tudor, que se casou com Catarina de Valois, princesa de França, viúva de Henrique V de Inglaterra.

Da união nasceu Edmund Tudor, Conde de Richmond, que casou com Margareth Beaufort, neta de John de Gant, que foram os país de Henrique VII. As pretensões de Henrique VII à coroa baseavam-se no fato de ser tataraneto do rei Edward III, embora por duvidosas vias feminina e ilegítima. Para cimentar a sua posição, o primeiro soberano Tudor decidiu casar com a Elizabeth de York, herdeira da Casa de York.

A Casa de Tudor governou a Inglaterra num período relativativamente pacífico, depois da sucessão de guerras com a Escócia, da Guerra dos Cem Anos e da Guerra das Rosas. A economia e o comércio prosperaram apesar dos conflitos internos que marcaram o período, resultantes do repúdio da autoridade papal da Igreja Católica Romana e da fundação da Igreja Anglicana chefiada pelo próprio rei. Era o início dos movimentos protestantes na Europa. Por altura do fim do reinado de Elizabeth I, a última monarca Tudor,a Inglaterra se tornou uma das principais potências europeias.

Os Tudor foram sucedidos pela Casa de Stuart, a dinastia reinante de monarcas escoceses, depois que Elizabeth I morrer em 1603 sem deixar descendentes diretos. A partir de então e até aos dias de hoje, Inglaterra e Escócia formam uma união pessoal,o que emerge para a Grã-Bretanha.

Diagrama dos principais membros da casa de Tudor

Brasão de armas dos Tudor

Notas: A lista não é exaustiva, para a descendência completa, veja os artigos relevantes; ex. = decapitado/a

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Casa de Tudor