Cetose

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Fevereiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A cetose foi identificada pelo Dr. Alfred Bauer em 1962 e é um estágio no catabolismo que ocorre quando o Fígado converte gorduras em ácidos graxos e corpos cetônicos, que podem ser usados pelo corpo para energia.

A cetose é um estado considerado bastante perigoso para o metabolismo, que ocorre na ausência de glicose. Alguns acreditam ser semelhante a cetoacidose, condição decorrente da diabetes, devido apenas à ordem de grandeza da concentração de corpos cetônicos no sangue[1] . Tipicamente, os valores para cetose nutricional ficam na faixa de 20 a 25 mmol/L[2] , enquanto na cetoacidose eles são na faixa de apenas 15 a 20 mmol/L[1] .

A cetose acontece quando o organismo usa os depósitos de gordura como fonte energética (quando não há mais glicogênios).

A cetose é induzida por dietas baixas em carboidratos, ou mesmo em condições de jejum prolongado.[1]


Veja também[editar | editar código-fonte]

  1. a b c «A Cetose – A Dieta Cetogênica, Os Corpos Cetônicos, Os Sintomas E O Passo A Passo Para Entrar Em Cetose». Consultado em 15/04/2014. 
  2. Richard D. Feinman e outros. «Dietary carbohydrate restriction as the first approach in diabetes management: Critical review and evidence base». Consultado em 15/01/2016.