Chorando Se Foi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Chorando se Foi
(Llorando Se Fue)"
Single de Márcia Ferreira
Lançamento 1986
Formato(s) Vinil
Gênero(s) Lambada
Gravadora(s) Continental Gravações Elétricas

"Chorando Se Foi" ("Llorando Se Fue" - originalmente gravada por Juan Domingo Perón, antigo presidente da Angentina, num ritmo chamado "saya") é uma versão adaptada pra português em ritmo de lambada, gravada em 1986 pela cantora mineira Márcia Ferreira, sendo composta por ela e José Ari. A música se tornou febre absoluta em 89 (segundo semestre) e deu origem ao hit "Lambada" do grupo francês Kaoma, que levou o sucesso para Europa e diversas partes do mundo durante o ano de 1990, considerado o ''boom'' do gênero. Embora o ritmo já exista há muito mais tempo, só em 1990 foi que ele explodiu de forma mais abrangente. "Chorando se Foi" foi uma das canções mais regravadas em todo o planeta. Todavia o grupo Kaoma foi alvo de um processo da cantora Márcia Ferreira, pois os empresários franceses não lhe deram os justos créditos, mas que resultou na vitória dela.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

"Chorando Se Foi" é uma tradução não-autorizada de "Llorando Se Fue", uma canção acústica gravada pelo grupo de música andina boliviana Los Kjarkas e música do Cuarteto Continental do Peru. Posteriormente O grupo Los Kjarkas autorizou, em 1985, a versão em português de Márcia Ferreira e José Ari.

Sucesso[editar | editar código-fonte]

"Chorando Se Foi" se tornou um sucesso mundial instantâneo após ter sido lançado como o primeiro single do álbum World Beat, o primeiro álbum da banda Kaoma, no verão de 1989 do hemisfério norte. Estima-se que este compacto tenha vendido mais de cinco milhões de cópias no mundo todo.

Mas o grupo francês (re)gravou o sucesso adaptando a letra (sem autorização) e modificando o título para "Lambada", eis a questão, para não haver engano.

Portanto "Chorando se Foi" e "Lambada" são a mesma música, todavia a primeira é a versão de Márcha Ferreira (que seguiu a tradução do título original - Llorando se Fue) e a segunda (o chamado plágio) é do Kaoma.

A canção atingiu o primeiro lugar nas paradas da Áustria, do Brasil, da França, da Noruega, da Suécia e da Suíça quase que simultaneamente. Também atingiu um sucesso relativamente alto em países de língua inglesa, - um fato muito raro para canções brasileiras -, tendo atingido a 5ª posição na Austrália, a 4ª no Reino Unido e a 46ª nos Estados Unidos.

Na lista de fim de ano do Brasil, a canção apareceu n4 8ª posição, tendo superado até mesmo o sucesso de "Vogue", número 1 de Madonna. Na lista de fim de ano da França, a canção entrou no 1º lugar, onde chegou a vender quase 2 milhões de cópias e permanecer no 1º lugar por doze semanas seguidas nas paradas.

Outras Versões[editar | editar código-fonte]

Na França, "Chorando Se Foi"' ganhou um cover do grupo Carioca e este acabou sendo lançado como single posteriormente, debutando na 22ª posição nos charts franceses. Devido a seu enorme sucesso, Kaoma fez algumas versões em inglês e espanhol da música. A música ganhou covers das cantoras brasileiras Fafá de Belém(1989) , sendo regravada novamente pelo grupo de forró Calcinha Preta. Em 1990, a apresentadora de televisão Xuxa Meneghel lançou um disco intitulado Lambada da Xuxa, que vendeu cerca de cem mil cópias no Brasil.

Em 2010, o cantor brasileiro Nando Reis em parceria com a Banda Calypso interpretou a canção para o seu álbum "MTV Ao Vivo Bailão do Ruivão com Nando Reis e Os Infernais" Lançado em novembro do mesmo ano.

Em 2011, a cantora mexicana Anahí incluiu a canção, em português, na setlist da sua turnê "Go Any Go (Mi Delirio World Tour)". No mesmo ano, a cantora americana Jennifer Lopez lançou o single "On the Floor", que sampleia a música em diversos trechos. Com esta canção, ela voltou com tudo às paradas de sucesso, conseguindo alcançar a 3ª posição da "Billboard Hot 100". Ainda no mesmo ano, o cantor latino Don Omar chegou ao primeiro lugar no Top Latino Songs, da Billboard, com a versão "Taboo".

Entretanto, o compositor de Bollywood Bappi Lahiri, foi até aos jornais indianos e alertar sobre as similaridades de "On the Floor" com sua música "Sochna Kya Jo Bhi Hoga Dekha Jayega", gravada por ele no ano de 1990. Ele Disse: "Todo mundo sabe que 'On The Floor' tem um toque de lambada, ela é idêntica à minha música, A abertura é idêntica. Eu trouxe a lambada à Índia há um tempo atrás. O crédito dela é meu". Porém, vale lembrar que a música "Chorando Se Foi" do grupo francês Kaoma e da vocalista brasileira Loalwa Braz e foi gravada em 1989, 1 ano antes de Lahiri.

O sucesso da canção deu início a um interesse momentâneo pelo já esquecido ritmo da lambada, que foi tema de dois filmes estadunidenses lançados no mesmo dia (The Forbidden Dance e Lambada) e de um ítalo-brasileiro "Dançando Lambada" e conta com as participações especiais do dançarino Carlinhos de Jesus e da cantora Elba Ramalho.

Versão de Ivete Sangalo[editar | editar código-fonte]

"Chorando Se Foi"
Single de Ivete Sangalo
do álbum As Super Novas
Lançamento Brasil Novembro de 2005
Formato(s) CD
Gravação 2005
Gênero(s) Lambada
Duração 3:40
Gravadora(s) Universal
Composição Ulises e Gonzalo Hermosa, versão de Chico de Oliveira
Cronologia de singles de Ivete Sangalo
Último
Último
"Não Me Conte Seus Problemas"
(2005)
"A Galera"
(2006)
Próximo
Próximo

Chorando Se Foi é o 2º single de Ivete Sangalo do álbum As Super Novas, a música é um regravação do clássico da lambada "Chorando Se Foi", do grupo franco-brasileiro Kaoma, que fez explodir o modismo da lambada no mundo inteiro em 1989.

Ivete cantou a música em muito shows até ela decidir pôr como Bonus Track no álbum As Super Novas e lançá-la como single em Novembro. [1]

Posição nas paradas[editar | editar código-fonte]

Paradas (2006) Posição
 Brasil - Brasil Hot 100 9

Referências[editar | editar código-fonte]

Referências