Saltar para o conteúdo

Cultura judaica: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Correção do português
Linha 22: Linha 22:
{{Artigo principal|[[Cinema judaico]]}}
{{Artigo principal|[[Cinema judaico]]}}


O Cinema Judaico é uma Forma de Expressão Cinematografica Judaica tendo em vista Documentários ou mesmo filmes de Ficção Cientifica feito por Diretores Judeus por exemplo o filme 'Arquitetura da Destruição' foi Dirigido pelo Diretor judeu Peter Cohen. O Cinema judaico procura de alguma forma Mostrar a vida ou a História dos judeus no cinema.
O Cinema Judaico é uma Forma de Expressão Cinematografica Judaica tendo em vista Documentários ou mesmo filmes de Ficção Cientifica feito por Diretores Judeus por exemplo o filme 'Arquitetura da Destruição' foi Dirigido pelo Diretor judeu Peter Cohen. O Cinema judaico procura de alguma forma Mostrar a vida ou a História dos judeus no


== Festividades judaicas ==
== Festividades judaicas ==

Revisão das 11h19min de 14 de outubro de 2011

Cultura judaica é o nome dado ao conjunto de tradições passadas de geração à geração pelo Judaísmo oriundas dos tratos religiosos, do local em que a comunidade judaica foi radicada e da era em que a comunidade judaica viveu.

Rituais

Entre os rituais, podemos citar a circuncisão dos meninos ( aos 8 dias de vida ) e o Bar Mitzvah que representa a iniciação na vida adulta para os meninos e a Bat Mitzvah para as meninas ( aos 12 anos de idade ). Os homens judeus usam a kippa, pequena touca, que representa o respeito a Deus no momento das orações. Nas sinagogas, existe uma arca, que representa a ligação entre Deus e o Povo Judeu. Nesta arca são guardados os pergaminhos sagrados da Torá.

Alimentação

Ver artigo principal: Cashrut

Casher significa apto ou apropriado e o alimento inapropriado é chamado de treifá. Dentro do judaísmo há diversos preceitos baseados na Torá e na Halachá que estabelecem as regras para que um alimento possa ser considerado casher e servir para consumo.

A alimentação dos judeus era baseada em couves, vinhos, especiarias, molhos, cerveja e muito importante, o pão. Vestiam-se a rigor para a hora das refeições e comiam com rapidez. Os judeus não comem carne de porco, cavalo,camelo, coelho, caranguejo, lagosta e camarão. Na verdade, à exceção de peixes com escamas, nenhum fruto do mar é permitido. Além dos animais não poderem estar na lista proibida, somente se tornam casher se abatidos de acordo com a Halachá (lei). Há também a proibição de misturar leite e carne. Devendo haver um espaço de seis horas entre os alimentos de uma origem e outra, no caso dos azkenazim e um espaço de três horas entre o consumo de um e outro no caso dos sefaradim.

Cinema judaico

Ver artigo principal: Cinema judaico

O Cinema Judaico é uma Forma de Expressão Cinematografica Judaica tendo em vista Documentários ou mesmo filmes de Ficção Cientifica feito por Diretores Judeus por exemplo o filme 'Arquitetura da Destruição' foi Dirigido pelo Diretor judeu Peter Cohen. O Cinema judaico procura de alguma forma Mostrar a vida ou a História dos judeus no

Festividades judaicas

Ver artigo principal: Festividades judaicas

As Festividades judaicas vão desde a comemoração de um Aniversário judeu,um Bar-Mitzvá a Feriados como Purim e Pessach os judeus são Tradicionalmente Festivos e costumam dar Festas animadas.

Línguas judaicas

Ver artigo principal: Línguas judaicas

As Línguas Judaicas são O Hebraico, O Aramaico, O Dzhidi, O Iídiche e o Judeu-árabe O Hebraico é Usado como Língua Liturgica nos Cultos judaicos e na Leitura da Torá, o Aramaico é Usado como Língua Talmudica visto que o Talmud foi escrito Originalmente em Aramaico.

Literatura judaica

Literatura Judaica ou Literatura Rabinica são os Livros que fazem Parte da Literatura da cultura judaica alguns destes livros são tanto sobre as Leis e o Estudo da Torá (como O Midrash e o Talmud) Quanto mística como o Zohar Porem a Literatura Rabinica é Vasta, Abrange até mesmo Filosofia como é o Caso do Guia para os Perplexos de Maimônides. A literatura Israelense vem Ganhando cada vez mais espaço com seus próprios Festivais e Prêmios

Alguns romancistas judaicos: Isaac Asimov, Paul Auster, Saul Bellow, Michael Chabon, Harlan Coben, E.L. Doctorow, Moris Farhi, Jonathan Safran Foer, Primo Levi, Norman Mailer, Bernard Malmud, Cynthia Ozick, Henry Roth, Philip Roth, I.B. Singer, Richard Zimler, Harry Mulisch.

Música judaica

Ver artigo principal: Música judaica

A música entre os judeus é usada como forma de culto como a vários relatos da Torá ou mesmo em celebraçoes como Bar-Mitzvá.

Teatro judaico

Ver artigo principal: Teatro judaico

O Teatro assim como cinema judaico. é uma forma de expressão Usada pelos Judeus durante os tempos existem muitos Dramaturgos Judeus por exemplo na Alemanha Porem O teatro judaico não chega a ser tão explodrado quanto o cinema.

Vestimenta

As regras para vestimentas no judaísmo variam de acordo com a comunidade judaica, como por exemplo, no uso do kipá (os caraítas não o usam) ou do tzitzit, ou do uso de [[ortodoxos), tendo ainda costumes sefaradi e asquenazitas entre as vestimentas.

Jogos

O dreidel é um jogo jogado pelas crianças judias durante o Chanucá.

Ícone de esboço Este artigo sobre judaísmo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.