Dulce María: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 201.33.178.242 para a última versão por Érico Júnior Wouters, de 19h32min de 26 de fevereiro de 2013 (UTC)
Linha 91: Linha 91:


==Filmografia==
==Filmografia==
Dulce roubou a cena em todos os papeis. Motivo: Gorda demais e sempre tampava os outros.
{| class="wikitable sortable"
{| class="wikitable sortable"
|+ Novelas
|+ Novelas

Revisão das 19h36min de 26 de fevereiro de 2013

Dulce María
Dulce María
Dulce María no Teletón México 2011.
Informação geral
Nome completo Dulce María Espinosa Saviñón
Também conhecido(a) como Dul
Nascimento 6 de dezembro de 1985 (38 anos)
Origem Cidade do México, Distrito Federal
País  México
Gênero(s) Pop latino, pop
Ocupação(ões) Atriz, cantora, compositora, escritora
Período em atividade 1992–presente
Gravadora(s) Sony BMG (2000–2002)
EMI/Virgin Records (2004–2008)
Universal Music (2009–presente)
Afiliação(ões) KIDS, Jeans, RBD, Anahí, Joe Jonas, Akon, Juan Magán, Tiziano Ferro
Página oficial Página Oficial

Dulce María Espinosa Saviñón (Cidade do México, 06 de dezembro de 1985) é uma atriz, cantora, escritora, compositora, dançarina e modelo mexicana, que fez diversos trabalhos na TV e no cinema, além de ter participado de diversos grupos musicais, sendo um dos mais importante, o grupo RBD.[1][2][3][4] Com o RBD, Dulce vendeu mais de 15 milhões de álbuns. Após o fim deste grupo, em 2008, Dulce assinou contrato com a gravadora Universal Music, pela qual lançou seu álbum de estreia como solista, intitulado "Extranjera".

Biografia

Nascida na Cidade do México, capital do México, em 6 de dezembro de 1985, Dulce María Espinosa Saviñón é filha mais nova de Blanca Espinosa Saviñón e Fernando Espinosa. Dulce, que tem duas irmãs (Blanca Ireri Espinosa Saviñón, filha mais velha, e Claudia Espinosa Saviñón), é sobrinha-neta da pintora e artista plástica mexicana Frida Kahlo.[5]

Carreira

1996 - 2000: Infância e Início de carreira

Dulce María iniciou sua carreira ainda pequena fazendo comerciais de televisão. Com 8 anos de idade participou do programa infantil Plaza Sésamo, pouco tempo depois se juntou à "El Club de Gaby", fazendo também alguns quadros para o canal a cabo Discovery Kids.

Dulce também participou de várias novelas como: El vuelo del Águila (1994), Retrato de Familia (1995) e Alondra (1995). Depois do fim de Alondra, Dulce integrou o grupo infantil Kids que se tornou conhecido com "La Mejor de tus Sonrisas" e "Prende el Switch'. Se separando do grupo em 1999, tentou voltar ao mundo da música ao lado de seu então namorado Daniel Habif, também ex-membro do grupo. Juntos, fizeram um projeto chamado D&D, dos quais foram gravadas 5 faixas, mas por razões desconhecidas, nunca foi terminado. Durante sua participação no Kids, Dulce participou das novelas Huracán (1998) e DKDA: Sueños de Juventud (1999).

Integrou-se ao grupo Jeans num grande evento no El Palacio de Los Desportes, no ano de 2000, viajaram pela Europa e gravaram o disco Cuarto para las Cuatro, com o single "Nadie me entiende" e outros sucessos como "Entre Azul y buenas noches", "Azul" e "Corazón Confidente" e participou das novelas Primer Amor - A Mil por Hora (2000), Locura de Amor (2000) e Siempre Te Amaré (2000).

2003 - 2008: RBD

Dulce durante a música "Fui La Niña" na Empezar Desde Cero World Tour em 2008.

Em 2003, o produtor Pedro Damián lhe dá seu primeiro papel como protagonista na telenovela Clase 406, onde interpretou Marcela. Após o fim da novela, o mesmo produtor lhe convidou para ser uma das protagonistas da telenovela Rebelde, no papel de Roberta Pardo. A par da telenovela, forma-se o grupo RBD, composto por ela, Anahí, Maite Perroni, Alfonso Herrera, Christian Chávez e Christopher Uckermann. Junto ao RBD, Dulce grava vários discos, entre eles Rebelde, em 2004, Tour Generación RBD en vivo, Nuestro amor, em 2005 e Celestial, em 2006. Ainda em 2006, lançam outra produção ao vivo: Live in Hollywood e, no mesmo ano, a primeira produção em inglês: Rebels. Já em 2007, lançam Hecho en España, outra produção ao vivo; e Empezar Desde Cero. O grupo torna-se um fenômeno mundial e alcança vários prêmios, entre eles Premios Juventud, "Billboard Latin Music Awards", "Premios Lo Nuestro", "Premios Oye", "Orgullosamente Latino" e outros mais. Com o RBD, Dulce consegue diversos discos de platina e de ouro e realiza turnês em vários lugares do mundo, sendo um dos acontecimentos mais importantes da música mexicana das últimas décadas. A atriz e cantora conhece mais de 23 países, canta em mais de 116 cidades, vende mais de 15 milhões de discos, 4 milhões de DVD's, além dos 17 milhões de downloads na Intrernet, sem contar sua versão da famosa boneca Barbie.

Em 2007, ainda no auge, o sexteto apresenta a série RBD: La Familia, que trata de mostrar como o grupo é na vida real, com situações parecidas com a vida que levam, para que os fãs tenham uma ideia de como é o RBD atrás dos bastidores, não se trata de um reality show, tudo o que ocorre na série é ficção. Dulce foi responsavél pelo tema oficial da série: "Quiero Poder". Junto ao RBD, faz uma participação especial em Lola... Érase Una Vez!.

Ainda em 2008, faz sua estreia solo em um dueto realizado com o cantor Tiziano Ferro e Anahí na canção "El Regalo Más Grande", alcançando o segundo lugar na parada italiana. A canção faz parte do álbum de Tiziano Ferro. Em 15 de agosto de 2008, após quatro anos de êxito, o grupo RBD anuncia sua separação e realiza uma turnê mundial de despedida chamada Tour del Adiós, que passa por toda América Latina e Europa.[6]. No ano seguinte lançam, então, o último ábum de estúdio Para Olvidarte De Mí e o DVD Tournée do Adeus, marcando para sempre a tragetória do maior grupo pop mexicano das últimas décadas.

2009 - 2011: Extranjera

Dulce em 2010.

Em 2009 foi convidada novamente por Pedro Damián para protagonizar a novela Verano de Amor, no papel da protagonista Miranda. Além de gravar o tema oficial de abertura da novela que se chama "El Verano" e logo depois "Déjame Ser" na segunda temporada da novela, fez também um dueto com o cantor neolandês Akon, com a canção "Beautiful", que foi regravada com Dulce para a versão Latina.

Decidiu mudar seu visual, aderindo nova cor nas madeixas, depois de ter sido ruiva por cinco anos. No final de 2009, Dulce se focou em compor e ouvir músicas de outros compositores para o seu primeiro álbum solo, e no início de 2010, começou a gravação do disco que foi dividido em duas partes: A primeira lançada em 09 de Novembro de 2010, e a segunda em Junho de 2011. Dulce postou demos pelo seu canal oficial no YouTube, interagindo com seus fãs, preparando cuidadosamente de cada detalhe deste que seria um grande salto em sua carreira, seu debute solista. A primeira parte contém sete faixas: "Inevitable", "Luna", "No Se Parece", "Vacaciones", "Ingenua", "El Hechizo" e "Extranjera".

Dulce se apresentando no Teleton México em 2011.

Deu início também em seu projeto "Dulce Amanecer", que trata de uma fundação criada por ela para várias causas, desde crianças carentes, mulheres indígenas, causas ambientalistas e etc. utilizando objetos próprios dela, fazendo rifas para arrecadar fundos visando uma base para a fundação. O projeto tem recebido apoio de fãs e pessoas de diversos países e tem conseguido resultados satisfatórios. Em 2010 protagonizou o filme chileno "¿Alguien ha visto a Lupita?" de Gonzalo Justiniano. Na televisão participou da terceira temporada do seriado Mujeres Asesinas, interpretando Eliana, sucesso principalmente no México e Estados Unidos. O episódio ganhou grande repercussão de imprensa, crítica e público porque exibiu um beijo lésbico entre Dulce e Fernanda Castillo. As duas foram muito elogiadas por suas atuações e por aceitarem este desafio. No entanto, ao ser exibido pela Televisa, o capítulo sofreu forte censura e apenas foi disponibilizado sem cortes na internet.

Ainda em 2010 Dulce lançou a primeira parte do seu tão aguardado disco solo, intitulado Extranjera, pela Universal Music, que logo chegou na primeira posição de vários países da América Latina.[7] O primeiro single do disco, "Inevitable", foi um grande sucesso, chegando ser a terceira música mais toda na América Latina em 2010. O segundo single "Ya No", cover da cantora mexicana-americana Selena, conseguiu boas posições nas paradas. O terceiro e último single, "Ingenua", não atingiu o sucesso esperado nas rádios, mas o clipe foi muito bem elogiado pela critica.

Em 2011, Dulce deu inicío a sua primeira turnê solo, intitulada "Extranjera On Tour", que passou pelos Estados Unidos, México, Colômbia, Chile, Argentina, Venezuela e encerrando no Brasil[8][9] e lançou a segunda parte do seu álbum Extranjera.[10] Em outubro, Dulce retornou ao Brasil para participar da premiação Meus Prêmios Nick, onde esteve nomeada na categoria "Artista Internacional", na qual saiu ganhadora. Além do prêmio, Dulce recebeu o certificado de Disco de Platina no Brasil por seu disco.[11]

2012 - presente: Segundo disco

Em 2012 lançou um Extended play (EP) com cinco canções, dentre elas um remix de "Inevitable", com a participação de Juan Magán e uma regravação de "Se Como Duele", original da cantora Karina.[3] Dulce foi convidada pela Rede Record para fez uma participação especial de 5 capitulos na novela Rebelde onde interpretou ela mesma.[12] Ficou a cargo do tema principal da telenovela juvenil Último Año da MTV, "Es Un Drama".

Dulce se mudou para os Estados Unidos para preparar melhor seu novo disco, que ainda não tem data definida para lançamento.

Campanhas publicitárias

Dulce fez diversos comerciais, tanto sozinha quanto com o RBD, entre eles estão os anúncios para Always, Danoninho, Giraffas, Kinder Bueno, Leche Nido (Leite Ninho) e Vick Vaporub. Na sua adolescência, fez propagandas contra o uso de drogas e contra maus tratos infântis. Junto ao RBD, o principal anunciante era a Pepsi. Atualmente, mantém extensos e importantes contratos com a Cklass, empresa que vende roupas e calçados, com a Freskas Nestlé e Garnier na qual também faz campanhas educativas voltadas para o público jovem.

Compositora

Dulce começou a escrever com apenas 11 anos de idade, compôs sua primeira canção aos 13 anos, mas só teve a oportunidade de gravar as canções profissionalmente quando estava no grupo RBD, a primeira das músicas foi "Quiero Poder", interpretada por ela mesma com participação de Christopher Uckermann, que mais tarde faria parte da trilha sonora de RBD: La Familia, série protagonizada pelo RBD. "Te Daría Todo" foi também gravada junto a banda, mais tarde foi cantada nos shows de sua primeira tour como solista Extranjera on Tour, em algumas cidades ela cantou com a participação especial de sua irmã Blanca.

Em seu último álbum com a banda RBD, Para Olvidarte De Mí, saíram mais duas de suas composições: "Lágrimas Perdidas" e "Más Tuya Que Mía". Sendo a primeira um solo e a segunda cantada juntamente com suas companheiras de grupo, Anahí e Maite Perroni. Também fez composições para trilha sonora da novela Verano de Amor a qual também atuou como protagonista, compôs as músicas "Quiero Mi Vida" e "Déjame Ser", outra de suas composições foi a música "Donde Sale El Sol" que compôs juntamente com Carlos Lara e talvez faria parte de seu primeiro CD, mas Dulce presenteou com a música a jovem cantora mexicana Paulina Goto que gravou a canção. Como solista compôs "Luna", "Inevitable" , "Dicen", "Quien Serás?" e "24/7" para seu disco Extranjera.

Escritora

Dulce Amargo

Em 2008, Dulce publicou um livro de poemas escritos pela própria, o qual deu o nome de Dulce Amargo e conta com ilustrações de sua autoria. Dulce conta em suas entrevistas que sempre escreve todos os dias, e que durante suas turnês com o grupo RBD, quando podia, escrevia seus sentimentos e guardava-os, até que um dia lhe bateu a vontade de compartir algumas coisas que escreveu com seus fãs. Um pouco mais de 7 mil pessoas foram ao lançamento da obra, no México, e mais tarde este chegou a outros países - sendo divulgado mundialmente por diversas editoras em mais de um idioma. A avó de Dulce é prima da famosa artista plástica mexicana Frida Kahlo, sendo Dulce sua prima-neta (prima em 3º grau). Dulce pretende lançar mais um livro de sua carreira como escritora.

Discografia

Ano Detalhes do Álbum Singles
2010 Extranjera
  1. "Inevitable"
  2. "Ya No"
  3. "Ingenua"

Filmografia

Dulce roubou a cena em todos os papeis. Motivo: Gorda demais e sempre tampava os outros.

Novelas
Ano Título Personagem Notas
1994 El Vuelo del Águila Delfina Ortega de Díaz
1995 Retrato de Familia Elvira Preciado
1997 Infierno en el Paraíso Dariana Valdivia
1998 Huracán Rosio Medina
1999 Nunca te Olvidaré Silvia Requena Ortiz (jovem)
DKDA: Sueños de Juventud Mary Cejitas
2000 Primer Amor... A Mil Por Hora Brittany
2001 Locura de Amor Ximena
2002 Clase 406 Marcela Mejia
2004 Rebelde Roberta Pardo Rey Prêmio TvyNovelas de Melhor Atuação Juvenil
2007 Lola... Érase Una Vez! Ela mesma 1 capítulo (participação)
2009 Verano de Amor Miranda Perea Olmos Prêmio People en Español de Melhor Atriz Juvenil
2012 Miss XV Ela mesma 1 capítulo (participação)
Rebelde 6 capítulos (participação)
Filmes
Ano Título Personagem Notas
1994 Quimera Lucía
1997 Desilusiones Nina
Juguito de Ciruela Julieta Luna
1999 Inesperado Amor Lorena
2000 Bienvenida al Clan Aleshaí
2007 El Agente 00-P2 Molly Cocatú Voz
2011 Alguien ha visto a Lupita? Lupita
Séries
Ano Título Personagem Notas
1993 Plaza Sésamo Ela mesma Serie infantil
El Club de Gaby Menina Serie infantil
2005 La Energía de Sonric'slandia Ela mesma 1 episódio
2007 RBD: La Familia Dul 13 episódios
2010 Mujeres Asesinas 3 Eliana 3ª Temp; Ep. Eliana Cuñada

Turnês

Ano Título
2011 - 2012 Extranjera On Tour

Prêmios e indicações

Referências

  1. «Biografía de Dulce María» (em espanhol). Esmas. Consultado em 22 de outubro de 2010 
  2. Jon O'Brien. «Dulce Maria - Biography». Allmusic. Consultado em 8 de Dezembro de 2011 
  3. a b Nogueira, Carol. «Lembro do RBD com nostalgia, diz Dulce María». Folha. Consultado em 15 de setembro de 2010 
  4. Alfano, Ana Paula. «A turnê de despedida do RBD passa pelo Rio na próxima sexta-feira». Extra. Consultado em 15 de setembro de 2010 
  5. «5 Things You Didn't Know About Dulce Maria» (em inglês). Latina. Consultado em 5 de julho de 2012 
  6. RBD anuncia a separação. Página visitada em 15 de agosto de 2008.
  7. «Extranjera - Primera Parte». iTunes Store México. Consultado em 9 de Novembro de 2011 
  8. «Dulce María começará sua turnê no México!». Dig Now. Consultado em 6 de Novembro de 2011 
  9. «Dulce María fecha turnê no Brasil com show em São Paulo encerrando assim todo o ciclo da época de Extranjera.». PopLine. Consultado em 24 de Dezembro de 2012 
  10. «Extranjera: Segunda Parte». allmusic. Consultado em 6 de Novembro de 2011 
  11. «Dulce María no Meus Prêmios Nick 2011.». Universal Music. Consultado em 28 de Outubro de 2011 
  12. «OMG! Dulce María fará participação especial em Rebelde Brasil!». Capricho. Consultado em 10 de julho de 2012 

Ligações externas