Retrato de familia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Retrato de familia
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Drama
Criador(es) Jesús Calzada
País de origem  México
Idioma original Espanhol
Produção
Diretor(es) Francisco Franco
Produtor(es) Lucy Orozco
Elenco Helena Rojo
Alfredo Adame
Diana Bracho
Yolanda Andrade
Raúl Araiza
ver mais
Tema de abertura "Retrato", por Pepe Stephens e Annette Fradera

"Vals", por Pepe Stephens e Annette Fradera

Exibição
Emissora de televisão original Canal de las Estrellas
Transmissão original México 23 de outubro de 1995 - 19 de janeiro de 1996
N.º de episódios 60
Cronologia
La paloma (16:00)
Pobre niña rica (18:00).
Marisol

Retrato de familia (lit. Retrato de família) é uma telenovela mexicana produzida por Lucy Orozco para a Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas entre 23 de outubro de 1995 e 19 de janeiro de 1996.

Foi protagonizada por Helena Rojo e Alfredo Adame, com participação especial de Julián Pastor e atuação antagônica de Diana Bracho, Yolanda Andrade e Alejandro Tommasi.

Foi reprisada pela TLNovelas entre 5 de maio e 25 de julho de 2008, substituindo Sentimientos ajenos e substituida por Prisionera de amor. [1]

Enredo[editar | editar código-fonte]

A trama, ambientada em Guadalajara, mostra a vida da família Mariscal Preciado, retratada a partir da matriarca, Pilar (Saby Kamalich), e das filhas, Cecilia (Helena Rojo) e Irene (Diana Bracho).

Cecilia é a esposa de Agustín (Julián Pastor), e mãe de Elvira (Yolanda Andrade), Octavio (Aitor Iturrioz) e Cristina (Irán Castillo). Apesar da relação entre Cecilia e Agustín estar se desgastando, ela faz de tudo pra manter o bem-estar dos filhos, mesmo que Elvira odeie a mãe e passe a gostar mais de seu pai e de Irene, sua tia.

Irene, por sua vez, é casada com o jovem arquiteto Álvaro Balcázar (Alejandro Rábago), mas a insistência dela em ter uma boa vida acaba por transformar o casamento em tédio, argumento reforçado pelo fato de que o casamento fora arranjado por Dona Pilar, e também porque Irene é amante de Agustín há muito tempo.

Quando o casamento de Agustín e Cecilia finalmente vai por água abaixo, ele vai embora, deixando ela com os filhos, o que causa ainda mais raiva e desprezo por parte de Elvira. A rivalidade entre mãe e filha é maior ainda quando as duas começam a disputar o amor do médico Esteban Acuña (Alfredo Adame). Enquanto Cecilia quer recomeçar a vida ao lado do doutor, Elvira se apaixona perdidamente por ele.

E, para piorar, quando Elvira descobre que Esteban se apaixonou por sua própria mãe, ela o quer para si de qualquer jeito, tendo que deixar seu noivado com Diego (Raúl Araiza) para trás. E não é só: Agustín, que está com uma doença grave, vai à clínica de Esteban, mas acaba morrendo, e Cecilia fica livre para ficar com o médico, relação com a qual Elvira quer acabar de uma vez por todas, convencida de que seu pai fora morto por sua mãe e Esteban.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmio TVyNovelas 1996[editar | editar código-fonte]

Categoria Indicado(a) Resultado
Melhor telenovela Lucy Orozco Indicado
Melhor atriz protagonista Helena Rojo Indicado
Melhor atriz antagônica Yolanda Andrade Indicado
Melhor ator antagônico Alejandro Tommasi Indicado
Melhor ator coadjuvante Raúl Araiza Indicado

Referências

  1. «Llega a Tlnovelas la prestigiosa novela 'Retrato de Familia'». Neoo. 10 de maio de 2008. Consultado em 12 de dezembro de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]