Los hijos de nadie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Los hijos de nadie
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Drama
Criador(es) Enrique Alfaro
Rosa Ana Curiel
Kari Fajer
Veronica Suarez
País de origem México
Idioma original espanhol
Produção
Diretor(es) Pedro Damián
Produtor(es) Miguel Sabido
Irene Sabido
Elenco Silvia Derbez
Alpha Acosta
Ramón Abascal
Yolanda Andrade
Ricardo Blume
Rossie Montenegro
Sergio Sendel
Martha Ofelia Galindo
Juan Carlos Barreto
Mariana Seoane
ver mais
Tema de abertura «Los hijos de nadie» por Rossie Montenegro
Exibição
Emissora original Canal de las Estrellas
Transmissão original 24 de fevereiro20 de junho de 1997
Temporadas 1
Episódios 85

Los hijos de nadie (lit. Os Filhos de Ninguém) foi uma telenovela mexicana produzida por Miguel Sabido e Irene Sabido para a Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas entre 24 de fevereiro e 20 de junho de 1997, substituindo Luz Clarita e sendo substituída por El alma no tiene color.

Apoiada pela UNICEF, é baseada na obra de Miguel Sabido.

Foi protagonizada por Silvia Derbez, Alpha Acosta, Ramón Abascal e Rossie Montenegro e antagonizada por Yolanda Andrade, com a participação dos primeiros atores Ricardo Blume, Martha Ofelia Galindo e Juan Carlos Barreto.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Telenovelas da Televisa

Produção[editar | editar código-fonte]

A novela foi apoiada pela UNICEF, com o intuito de conscientizar a sociedade mexicana sobre o grave assunto a respeito das crianças em situação de rua na Cidade do México e em outras partes do país.

Equipe de Produção[editar | editar código-fonte]

Enredo[editar | editar código-fonte]

A história se passa na Cidade do México e o personagem principal é Dona Leonor (Silvia Derbez), uma velha que vive feliz com sua única família: sua filha e neta. Mas os dois morrem em um trágico acidente, o que a deixa arrasada, mas, por sua vez, lhe dá forças para continuar e, para isso, ela decide ajudar um grupo de crianças sem-teto.

Veronica (Alpha Acosta) é uma garota muito bonita que traz alegria para as crianças de rua com seus fantoches; Na história, destaca-se o mal de Lucila Villarreal (Yolanda Andrade), que odeia crianças de rua porque no dia do casamento elas jogaram seu bolo e o comeram na rua, seu ódio é tão grande que ela começa a explorá-los, como Rosi (Rossie Montenegro) uma das grandes afetads. Os males de Lucila aumentam de nível ao longo da trama, à medida que ela se torna obcecada por Francisco (Ramón Abascal) e aliados de Mela para explorar crianças de rua, incluindo Rosi, com o apoio de Atenor (Jorge del Campo) e do fiel Justin.

Lucilla realiza um aborto que a deixa estéril, por engano ela mata Lourdes e tira proveito disso para enviar Veronica Isabelly para a cadeia e ela planeja se vingar de Francisco por rejeitá-la. O encontro final entre Lucila e Verónica Isabelly ocorre em um hospital onde os dois se batem e pelos cabelos isso corrobora a loucura de Lucila após a morte de seu pai, Atenor, em Bad Mela, que acaba sendo assassinado pelos filhos da Rua.

No final, Lucilla acaba como uma mulher sem-teto na rua e mais tarde é trancada em um hospital psiquiátrico. Lucilla realiza um aborto que a deixa estéril, por engano ela mata Lourdes e tira proveito disso para enviar Veronica Isabelly para a cadeia e ela planeja se vingar de Francisco por rejeitá-la. O encontro final entre Lucila e Verónica Isabelly acontece em um hospital onde os dois se batem e pelos cabelos isso corrobora a loucura de Lucila após a morte de seu pai, Atenor, em Bad Mela, que acaba sendo assassinado pelos filhos da Rua.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Alpha Acosta Verónica Isabelly
Ramón Abascal Francisco
Yolanda Andrade Lucila Villareal (Lucia)
Silvia Derbez Leonor (Dona Leonor)
Ricardo Blume Don Chuy
Rossie Montenegro Rosi / Angelita
Sergio Sendel Mauricio
Martha Ofelia Galindo Celes
Juan Carlos Barreto Felipe
Tere Velázquez Tere
Rosa de Castilla Amparo
Miguel Ángel Ghigliazza Justino
Marco Zapata Charal
Goyo Triques
Yamiro Muelas
Alondra Torres Pelos
Luis Daniel Luis
Liuba de Lasse Almendra
Ulises Pliego Miguel "Miguelito" Ángel (menino sordomudo)
Jorge Antolín Vinicio
Claudia Vega Brenda

Participações especiais[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Mariana Seoane Carolina
Evelyn Solares Mela
Carola Vázquez Micaela
Fabiola Campomanes Lourdes
Margarita Magaña Lula Torres
Germán Robles Germán
Jorge del Campo Antenor
Luis Cárdenas Pablo
Rocío Sobrado Melisa
Estela Barona Evelia
Sergio Acosta Arturo
Maripaz García Sandra

Audiência[editar | editar código-fonte]

A novela não foi muito bem de audiência. A novela feita para conscientizar a sociedade mexicana sobre crianças em situação de rua terminou com 16.7 pontos, sob a meta de 17 pontos. Isso deve ter ocorrido, pelo fato da novela ter mostrado o outro lado do mundo cor-de-rosa que as novelas mexicanas trazem. O público mexicano não estava acostumado com temas reais e sensíveis.[1]

Prêmios e Indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Nomeações Resultado
1998 Prêmio TVyNovelas Melhor Primeira Atriz Silvia Derbez Indicada

Ver Também[editar | editar código-fonte]

  • Foi realizada uma versão brasileira da novela pela Rede Record, intitulada Filhos de Deus, em 2001, protagonizada por Clara Silva, Ernesto Puig e Ana da Silva.

Referências

  1. Datas, Tele (24 de dezembro de 2021). «Lista de telenovelas emitidas en el horario de las 17h30 en Las Estrellas de 1990 hasta 2019». Tele Datas. Consultado em 20 de fevereiro de 2022 
  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em castelhano, cujo título é «Los hijos de nadie».

Ligações externas[editar | editar código-fonte]