Una luz en el camino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Una luz en el camino
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Drama
Criador(es) Rubén Zepeda
País de origem  México
Idioma original Espanhol
Produção
Diretor(es) Benjamín Cann
Alfredo Gurrola
Produtor(es) Mapat L. de Zatarain
Elenco Verónica Merchant
Guillermo Capetillo
Susana Zabaleta
Mariana Botas
Ramón Abascal
Zaide Silvia Gutiérrez
Tema de abertura Una luz en el camino, por elenco infantil.
Exibição
Emissora de televisão original Canal de las Estrellas
Transmissão original 13 de abril de 1998 - 7 de agosto de 1998
N.º de episódios 85
Cronologia
Sin ti
Gotita de Amor
Programas relacionados El árbol azul

Una luz en el camino é uma telenovela mexicana produzida pela Televisa e exibida entre 13 de abril e 7 de agosto de 1998, substituindo Sin ti e sendo substituída por Gotita de amor.

A trama é baseada na obra argentina El árbol azul de 1991.

Apresentou Verónica Merchant, Guillermo Capetillo e Mariana Botas como protagonistas e Susana Zabaleta e Zaide Silvia Gutiérrez como antagonistas principais.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

     Tudo começa quando Ana Olvera, esposa de Rodrigo González de Alba e mãe da pequena Luciana morre de um aneurisma cerebral. Com isso, dona Clara que é mãe de Rodrigo decide ajudá-lo a cuidar de Luciana e preencher um pouco do  vazio deixado por Ana. Ao mesmo tempo, Marcela é uma jovem universitária que se forma em Psicologia Infantil e está prestes a se casar, mas infelizmente seu noivo sofre um acidente aéreo e morre justamente no mesmo dia em que Ana Olvera. Para Rodrigo e Marcela, é difícil superar a morte de seus entes queridos e por isso se refugiam em seus respectivos trabalhos; mas o primeiro acaba se esquecendo de algo primordial: Passar mais tempo com sua filha, que se sente abandonada desde a morte da mãe.

      Cinco anos depois, Luciana é uma adorável garotinha de sete anos que vive com sua avó Clara, mas quando ela sofre um acidente automobilístico e entra em coma, Juan Carlos que é pediatra de Luciana aconselha Rodrigo a levar a menina para as consultas com Marcela, que como psicóloga infantil, pode ajudá-la a superar qualquer coisa que se aconteça com a avó. Luciana e Marcela se tornam grandes amigas e a pequena reencontra nela o calor maternal que tanto ansiava, a ponto de querer a união de seu pai Rodrigo e Marcela. Mas nem tudo são flores pois Rodrigo está noivo de Astrid, uma mulher frívola e má que deseja se casar com Rodrigo para ficar com sua fortuna; quando Rodrigo está longe, Astrid despreza, maltrata Luciana e ameaça afastá-la de seu pai, enviando-a para um internato na Europa. Felizmente, Luciana conta com o auxilio do fazendeiro Eliseo para armar diversas travessuras para desmascarar Astrid e deixar o caminho de Rodrigo livre para Marcela.

Enquanto isso, o acampamento infantil está para começar e apesar de ser convidada por Padre Federico e Juan Carlos para ser a psicóloga do acampamento, ela nega, pois não quer deixar suas consultas em sua clínica na universidade e muito menos a Rodrigo, com quem começa a namorar. E Astrid quer separá-los a todo custo, além de atear fogo no consultório de Marcela e causar sua demissão da universidade. E assim se desenrola a trama da novela, onde Luciana se encarrega de ser a luz no caminho de Rodrigo e Marcela e viver várias aventuras com as crianças que participam do acampamento El Pinar e são ajudadas por Marcela, como a menina Paulina que convive com as constantes brigas e a eminente separação de seus pais, Vicky cuja mãe é uma famosa atriz que só se importa com sua carreira e sempre a deixa em segundo plano, o menino Pablito que adorava seu avô falecido e sofre com a morte deste, a rica Lupita cujos pais a proíbem de fazer amizade com outras crianças cuja classe social seja inferior à sua e isso influencia em sua personalidade e André cuja família sofre com o caráter violento de seu pai.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]