Valeria y Maximiliano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Valeria y Maximiliano
Valéria e Maximiliano (BR)
Valeria y Maximiliano
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero drama
Duração 41–44 minutos
Criador(es) Nora Alemán
Elenco
País de origem México
Idioma original espanhol
Episódios 90
Produção
Diretor(es)
Produtor(es) Rafael Urióstegui
Produtor(es) executivo(s) Carlos Sotomayor
Cinematografia Carlos Guerra Villarreal
Roteirista(s)
Tema de abertura "Valeria y Maximiliano"
por Guillermo Méndez Guiú
Tema de encerramento "Promesas en la noche"
por Lourdes Munguía
Empresa(s) produtora(s) Televisa San Ángel
Localização
Exibição
Emissora original Las Estrellas
Distribuição Televisa Internacional
Formato de exibição 480i (SDTV)
Formato de áudio Estéreo
Transmissão original 26 de dezembro de 1991 – 1 de maio de 1992

Valeria y Maximiliano (no Brasil, Valéria e Maximiliano) é uma telenovela mexicana produzida por Carlos Sotomayor para a Televisa e transmitido pelo Las Estrellas entre 26 de dezembro de 1991 a 1 de maio de 1992, substituindo La pícara soñadora e sendo substituída por De frente al sol. A novela é uma adaptação moderna de E o Vento Levou.

Foi protagonizada por Leticia Calderón e Juan Ferrara[1], com atuações estrelares de Cecilia Gabriela, Arturo Peniche, Magda Guzmán, Rosita Arenas, Gina Romand e Carlos Bracho e antagonizada por Ana Colchero e Marco Muñoz.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Valeria Landero é uma menina rica e arrogante, acostumada que seus pais atendam todos os seus caprichos e fantasias, vivendo como uma rainha. Seu pai Miguel Landeros é um empresário próspero e bem sucedido com um alto prestígio social, marido de Branca e também pai de Dulce e Susanna. Miguel é dono de uma corretora e Branca é um médica bem sucedida, que tem uma clínica privada onde ela trabalha completamente feliz sem depender completamente do marido. Valeria termina seus estudos e começa a trabalhar ao lado de seu pai, onde demonstra ser uma mulher capaz e inteligente, ao contrário de suas irmãs que têm uma natureza mais calma, especialmente Dulce que sofre de doença renal e vive a vida sempre tranquila para não piorar a sua saúde.

Patricio, um amigo da família, volta do exterior e ao chegar, pede para falar com Don Miguel. Valeria que sempre foi apaixonada por ele, pensa que o amor é correspondido e imagina que a conversa entre Miguel e Patricio é referente ao seu casamento. Para a surpresa de Valeria e de toda a família, Patricio pede a mão de Dulce, uma vez que eles tiveram um relacionamento secreto por vários meses. Furiosa, Valeria não está disposta a deixar que essa união aconteça. Patricio veio acompanhada por um grande amigo, Maximilian um jovem empresário rico e muito bem sucedido. Ele se sente fortemente atraído pelo caráter de Valeria, mas resisti ao fato de não querer qualquer compromisso. Valeria entretanto sente raiva por Maximilian ser o único homem que resiste a seus encantos e não cede aos seus caprichos.

A desgraça chega para a família Landero quando Valeria rejeita a Román, trabalhador agência Miguel. Como forma de vingança, este planeja uma fraude que envolve Miguel e seu sócio Julio, com o desaparecimento de vários milhões de dólares. Miguel está preso e o governo apreende seus bens até que se comprove a culpa de Miguel na fraude. Além dos problemas econômicos, o Landeros recebem outro golpe quando Branca pegar AIDS, através da análise da amostra de sangue de um paciente. Valeria tenta desesperadamente ajudar sua família por todos os meios, vendendo o pouco que salva e à procura de trabalho, mas não ganha nada por causa da fama que sua família ganhou. Valeria conhece Salvador, um homem fraco e tímido que ama Susana, mas ao saber que é dono de uma das principais empresas, organiza tudo para que se casem. Susana desprezada, cai nas garras de Romano, que ele não poderia provar nenhuma relação com a fraude e goza de bens econômicos com os quais os restos feliz.

Valeria ainda é apaixonado por Patrick , mesmo ​​ele estando casado com Dulce. A saúde desta piora. Maximiliano observa todas as manobras e truques de Valeria para não cair em ruínas. Pouco a pouco, os dois se entendem e conseguem resolver seus problemas pessoais. Salvador é morto por uma multidão de empregados em seu negócio e Maximiliano pede ajuda a Valeria. Ela aceita seu pedido de casamento e eles se casam rapidamente. Mas o casamento deles está cheio de equívocos e dúvidas, porque nenhum dos dois acreditam no amor sincero. Susana se transforma em inimiga da sua irmã começa a levantar dúvidas sobre Maximiliano e assim Valeria cai em desgraça.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Exibição[editar | editar código-fonte]

No México[editar | editar código-fonte]

Apesar do fato de que a maioria das telenovelas da Televisa estreiam na segunda-feira, Valeria y Maximiliano estreou na quinta-feira, já que a emissora de televisão não queria que fosse lançada até depois do Natal. Nos dias 23 e 24 de dezembro (segunda e terça), foi transmitido um resumo especial da telenovela anterior, La pícara soñadora, e na quarta-feira, 25 de dezembro, um programa especial para apresentar Valeria y Maximiliano.

Foi reprisada pelo seu canal original entre 17 de julho e 1 de setembro de 2000, às 17:00, substituindo Ramona e sendo substituída por El precio de tu amor[2].

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Foi exibida no Brasil pela Rede Manchete entre 16 de novembro de 1992 e 6 de março de 1993, em 96 capítulos, às 19h30. A trama não teve o mesmo êxito, como no seu país de origem[3].

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmio TVyNovelas de 1993[editar | editar código-fonte]

Categoría Nominado(a) Resultado
Melhor telenovela Carlos Sotomayor Indicado
Melhor atriz protagonista Leticia Calderón Indicado
Melhor ator protagonista Juan Ferrara Indicado
Melhor ator antagonista Marco Muñoz Indicado
Melhor atriz coadjuvante Cecilia Gabriela Indicado

Referências

  1. «Así lucía Leticia Calderón en Valeria y Maximiliano». En Pareja. 12 de novembro de 2021. Consultado em 19 de março de 2023 
  2. «Televisa reestrena telenovelas». Produ. 6 de julho de 2000. Consultado em 19 de março de 2023 
  3. «Outros trabalhos de Jorge Salinas, o vilão galã de A que Não Podia Amar, já exibidos no Brasil». Observatório da TV. 28 de outubro de 2019. Consultado em 19 de março de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]