Eleição municipal de Cametá em 2016

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
2012 Brasil 2020
Eleição municipal de Cametá em 2016
2 de outubro de 2016[1]




Candidato Waldoli Valente Irácio Nunes
Partido DEM PT
Natural de Cametá, PA Cametá, PA
Vice José Luís Gonçalves
PSDB
José Barra Júnior
PV
Votos 31.619 25.185
Porcentagem 44,09% 35,12%

Titular
Irácio Nunes
PT

A eleição municipal da cidade brasileira de Cametá em 2016 ocorreu em 2 de outubro[1] para eleger um prefeito, um vice-prefeito e 15 vereadores para a administração da cidade paraense. O prefeito titular, Irácio Nunes, do PT, concorreu à reeleição, mesmo enfrentando uma forte rejeição da população cametaense, ao mesmo tempo em que fora cogitada sua impugnação, decorrente de diversos processos relacionados à improbidade administrativa, já sendo cassado em junho de 2015.[2] Entretanto, retornou ao cargo por meio de liminares, governando nesta situação até o fim de seu mandato.[3]

As movimentações pré-campanha ocorreram num contexto de crise política envolvendo um pedido de impeachment do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff, do PT, o qual acabou se concretizando.[4]

Como a cidade não possui mais de 200 mil eleitores, não existe a possibilidade de realização de um segundo turno. Caso o município tivesse este número de votantes, a eleição deveria ser decidida no dia 30 de outubro. Assim, o eleitorado cametaense elegeu o ex-prefeito Waldoli Valente (DEM) para seu quarto mandato não-consecutivo.[5]

Regras[editar | editar código-fonte]

No decorrer do ano de 2015, o Congresso Nacional aprovou uma reforma política, que fez consideráveis alterações na legislação eleitoral. O período oficial das campanhas eleitorais foi reduzido para 45 dias, com início em 16 de agosto, o que configurou em uma diminuição pela metade do tempo vigente até 2012. O horário político também foi reduzido, passando de 45 para 35 dias, com início em 26 de agosto. As empresas passaram a ser proibidas de financiarem campanhas, o que só poderá ser feito por pessoas físicas.[6][7]

A Constituição estabeleceu uma série de requisitos para os candidatos a cargos públicos eletivos. Entre eles está a idade mínima de 21 anos para candidatos ao Executivo e 18 anos ao Legislativo, nacionalidade brasileira, pleno exercício dos direitos políticos, pelo menos um ano de domicílio eleitoral na cidade onde pretende candidatar-se, alfabetização e filiação partidária até o dia 2 de abril de 2016.[8]

Como Cametá não possui emissoras próprias de televisão, a propaganda eleitoral gratuita foi veiculada somente pelo rádio, iniciando em 26 de agosto e terminando em 29 de setembro.[9] Segundo a lei eleitoral em vigor, nos municípios com mais de 200 mil eleitores, caso o candidato mais votado receber menos de 50% +1 dos votos, é estabelecido o sistema de dois turnos; como a cidade de Cametá ainda não atingiu este índice, não existe tal hipótese.[10]

Definição das candidaturas[editar | editar código-fonte]

O prazo para os partidos políticos realizarem as convenções partidárias destinadas à definição de coligações e escolha dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador iniciou em 20 de julho e encerrou no dia 5 de agosto.[9] Já o prazo para protocolar o registro de candidatura dos escolhidos nas convenções se encerrou em 15 de agosto. Nesta eleição, oito partidos lançaram candidatos à prefeitura cametaense, um recorde nas eleições do município, sendo também o segundo maior número de candidatos em todo o estado do Pará, sendo superado somente pela capital, Belém. .[11]

Benedito Pompeu (PR)[editar | editar código-fonte]

O Partido da República lançou a candidatura de Benedito Pompeu à prefeitura de Cametá.

Benedito Chaves Pompeu tem 56 anos e já foi vice-prefeito da cidade entre 2009 e 2012. Já concorreu à prefeitura em 2004 e 2012, ambas pelo PMDB, não conseguindo se eleger em nenhuma.

Compondo a chapa, tem como candidato a vice-prefeito Luiz Pinheiro, do PSC. A sua coligação, “Juntos Somos Mais Fortes” é composta por três partidos: PR, PSC e PRB.

Benedito Veloso (PSDC)[editar | editar código-fonte]

O Partido Social Democrata Cristão lançou a candidatura de Benedito Veloso à prefeitura de Cametá.

Benedito dos Santos Veloso tem 62 anos e é professor aposentado. Concorreu a uma cadeira na Câmara de Vereadores em 1996 pelo então existente PPB, em 2000 pelo PSDB, em 2004 pelo PFL, e em 2012 pelo PSDC, não conseguindo se eleger em nenhuma.

Compondo a chapa, tem como candidato a vice-prefeito Maike Cohen, também do PSDC. Sua chapa não formalizou aliança com nenhum outro partido.

Emmanuel Cunha (PTC)[editar | editar código-fonte]

O Partido Trabalhista Cristão lançou a candidatura de Emmanuel Cunha à prefeitura de Cametá.

Emmanuel José Machado Cunha tem 53 anos e é administrador. Já foi prefeito da cidade entre 1997 e 2000, exercendo o mandato ainda pelo PSDB. Em 2000, concorreu à reeleição, sendo derrotado e amargando um terceiro lugar. Em 2008, tentou concorrer novamente para prefeito, desta vez pelo PR, entretanto, seu nome foi considerado inelegível, tendo sua votação nula.

Compondo a chapa, tem como candidato a vice-prefeito o feirante Tomé Freitas, também do PTC. Sua chapa não formalizou aliança com nenhum outro partido.

Irácio Nunes (PT)[editar | editar código-fonte]

O Partido dos Trabalhadores lançou a candidatura de Irácio Nunes à reeleição para a prefeitura de Cametá.

Iracy de Freitas Nunes tem 49 anos e é o atual prefeito da cidade, eleito em 2012. Já foi vereador entre 2009 e 2012 e Presidente da Colônia dos Pescadores da cidade de Cametá. Em sua tentativa de ser reeleito, sofre dificuldades devido à forte rejeição a seu mandato, bem como pela existência de processos referentes a sua gestão, já sendo cassado em junho de 2015.[12]

Compondo a chapa, tem como candidato a vice-prefeito o empresário José Barra Júnior, do PV. A sua coligação, “Para Cametá seguir mudando” é composta por sete partidos: PT, PV, PCdoB, PROS, PTdoB, PSL e PRTB.

José Fernandes (PMDB)[editar | editar código-fonte]

O Partido do Movimento Democrático Brasileiro lançou a candidatura de José Fernandes à prefeitura de Cametá.

José Fernandes Barra tem 46 anos e é pescador. Já foi vereador entre 1997 e 2008, exercendo o mandato pelo PT. Em 2014, concorreu ao cargo de deputado estadual, desta vez pelo PDT, recebendo 5.986 votos, não obtendo êxito.

Compondo a chapa, tem como candidato a vice-prefeito o ex-prefeito João Francez Medeiros, também do PMDB. Sua chapa não formalizou aliança com nenhum outro partido.

Raimundo Cândido (PSB)[editar | editar código-fonte]

O Partido Socialista Brasileiro lançou a candidatura de Raimundo Cândido à prefeitura de Cametá.

Raimundo Cândido dos Santos tem 57 anos e é servidor público. Já foi eleito vereador em 2000 pelo PDT, em 2004 pelo PFL e em 2008 pelo DEM.

Compondo a chapa, tem como candidato a vice-prefeito Benedito Sales, também do PSB. Sua chapa não formalizou aliança com nenhum outro partido.

Reinaldo Itaparica (REDE)[editar | editar código-fonte]

A Rede Sustentabilidade lançou a candidatura de Reinaldo Itaparica à prefeitura de Cametá.

Reinaldo Itaparica de Oliveira tem 65 anos e é professor de ensino fundamental. Foi eleito vereador em 2000, exercendo o mandato pelo PT. Em 2004, concorreu novamente, não conseguindo ser eleito. Em 2008, se candidatou novamente a uma vaga na Câmara Municipal, desta vez, pelo PMDB, sem êxito.

Compondo a chapa, tem como candidato a vice-prefeito Roberto Sousa, também da REDE. Sua chapa não formalizou aliança com nenhum outro partido.

Waldoli Valente (DEM)[editar | editar código-fonte]

O Democratas lançou a candidatura de Waldoli Valente à prefeitura de Cametá.

José Waldoli Filgueira Valente tem 70 anos e é professor aposentado. Já foi prefeito de Cametá em outras oportunidades: foi eleito em 1982, exercendo o mandato entre 1983 e início de 1989; em 2000, foi novamente candidato, desta vez, pelo PDT, sendo derrotado; em 2004, foi candidato pelo PFL, sendo eleito; em 2008, venceu novamente o pleito, desta vez pelo DEM, sendo o único prefeito a conseguir ser reeleito na cidade, bem como o político que mais tempo comandou o Poder Executivo municipal em mandatos não-consecutivos: 14 anos.

Também foi candidato a outros cargos, disputando em 2002 uma vaga na Assembleia Legislativa, obtendo 6.432 votos, sendo 5.374 somente em Cametá; em 2014, se candidatou a Deputado Federal, obtendo 15.500 votos, 12.776 votos oriundos de eleitores cametaenses.

Compondo a chapa, tem como candidato a vice-prefeito o médico e vereador José Luís Gonçalves, do PSDB. A sua coligação, denominada “Renasce Cametá” é composta por nove partidos: DEM, PSDB, PSD, PP, PDT, PTB, PPS, PEN e PRP.

Candidaturas oficializadas[editar | editar código-fonte]

Candidato(a) a prefeito Candidato(a) a vice-prefeito Coligação
22
Benedito Pompeu (PR)
Benedito Chaves Pompeu
Luiz Pinheiro (PSC)
Antônio Luiz Pinheiro de Pinheiro
"Juntos somos mais fortes"

27
Benedito Veloso (PSDC)
Benedito dos Santos Veloso
Maike Cohen (PSDC)
José Maike de Assunção
Partido não coligado
36
Emmanuel Cunha (PTC)
Emmanuel José Machado Cunha
Tomé Freitas (PTC)
José Tomé Gonçalves de Freitas
Partido não coligado
13
Irácio Nunes (PT)
Iracy de Freitas Nunes
José Barra Júnior (PV)
José Barra Dias Júnior
"Para Cametá seguir mudando"

15
José Fernandes (PMDB)
José Fernandes Barra
João Medeiros (PMDB)
João Francez Medeiros
Partido não coligado
40
Raimundo Cândido (PSB)
Raimundo Cândido dos Santos
Benedito Sales (PSB)
Benedito Pantoja Sales
Partido não coligado
18
Reinaldo Itaparica (REDE)
Reinaldo Itaparica de Oliveira
Roberto Sousa (REDE)
Roberto Costa de Sousa
Partido não coligado
25
Waldoli Valente (DEM)
José Waldoli Filgueira Valente
José Luís Gonçalves (PSDB)
José Luís Ferreira Gonçalves
"Renasce Cametá"

Resultados[editar | editar código-fonte]

Prefeito[editar | editar código-fonte]

Vereadores[editar | editar código-fonte]

Candidato(a) Coligação Votação[14]
Porcentagem Total
Ivan Tavares (PCdoB) 65222
"Juntos por Cametá"
4,45% 3.234
Maria Wanderléia Camarinha (DEM) 25699
"Cametá, o futuro é agora"
4,19% 2.472
Manoel Alvim (PSD) 55612
"União para reconstruir Cametá"
3,40% 2.472
Cleidinho Teles (PT) 13611
"Juntos por Cametá"
3,10% 2.248
Raimundo Célio Viana (PSDB) 45789
"União para reconstruir Cametá"
3,04% 2.207
Rosi Cruz (PT) 13131
"Juntos por Cametá"
2,98% 2.165
Emerson Oca Viana (PT) 13555
"Juntos por Cametá"
2,81% 2.041
Juniel dos Santos (PR) 22122
"Juntos somos mais fortes"
2,73% 1.983
José Flávio Viana (PT) 13613
"Juntos por Cametá"
2,39% 1.734
Dionei Cardoso (PSC) 20000
"Juntos somos mais fortes"
1,97% 1.433
João Batista Nunes (PDT) 12345
"Cametá, o futuro é agora"
1,86% 1.349
Álvaro Leão (PV) 43333
"De mãos dadas por Cametá"
1,83% 1.327
Odimar Valente (DEM) 25246
"Cametá, o futuro é agora"
1,58% 1.146
Ênio Carvalho (PMN) 33555
"A força de novas ideias"
1,49% 1.080
Pastor Meryvan Oliveira (PTB) 14456
"Cametá, o futuro é agora"
1,40% 1.018

Referências

  1. a b Prazeres, Leandro (9 de julho de 2015). «Câmara aprova novas regras para eleições; veja o que pode mudar». UOL. Consultado em 28 de julho de 2015. Para entrar em vigor nas eleições de 2016, a minirreforma precisa ser sancionada até um ano antes do pleito do ano que vem, que ocorrerá no dia 2 de outubro. 
  2. «Prefeito de Cametá é afastado por improbidade administrativa». G1 Pará – TV Liberal. 11 de junho de 2015. Consultado em 20 de outubro de 2016 
  3. «Tribunal de Justiça adia julgamento do prefeito de Cametá, PA». G1 Pará – TV Liberal. 4 de julho de 2015. Consultado em 20 de outubro de 2016 
  4. Schreiber, Mariana (21 de outubro de 2015). «Qual seria o curso de um eventual processo de impeachment?». BBC. Consultado em 6 de dezembro de 2015 
  5. «Waldoli Valente (DEM) é eleito na cidade de Cametá». Diário Online. 3 de outubro de 2016. Consultado em 20 de outubro de 2016 
  6. Noelle Oliveira e Amanda Cieglinski (19 de julho de 2016). «Menos tempo e dinheiro limitado: conheça regras das eleições municipais de 2016». Empresa Brasil de Comunicação. Consultado em 4 de agosto de 2016 
  7. «Conheça as novas regras das Eleições Municipais de 2016». Tribunal Superior Eleitoral. 5 de janeiro de 2016. Consultado em 4 de agosto de 2016 
  8. Lúcio Costa. «O que é necessário para ser candidato a vereador ou vereadora?». Costa Advogados. Consultado em 4 de agosto de 2016 
  9. a b «Eleições 2016: datas e regras». G1. 5 de janeiro de 2016. Consultado em 25 de junho de 2016 
  10. «Calendário eleitoral 2016». TSE. 26 de novembro de 2015. Consultado em 18 de julho de 2016 
  11. «Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais». TSE. Consultado em 20 de outubro de 2016 
  12. «Prefeito de Cametá é cassado pela Justiça». ORM News. 4 de junho de 2015. Consultado em 20 de outubro de 2016 
  13. «Resultado da apuração das Eleições 2016 em Cametá para prefeito e vereador». G1 Pará – TV Liberal. 2 de outubro de 2016. Consultado em 20 de outubro de 2016 
  14. Eleições 2016. «Eleições em Cametá /PA». Consultado em 20 de outubro de 2016