Saltar para o conteúdo

Evair de Melo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Gondolabúrguer (discussão | contribs)
m
Alteração de corpo do texto completo.
Etiquetas: Expressão problemática Possível conteúdo ofensivo Provável parcialidade Remoção considerável de conteúdo Editor Visual
Linha 13: Linha 13:


== Biografia ==
== Biografia ==
Filho de pequenos agricultores, Evair de Melo nasceu em Santa Luzia, interior de Conceição do Castelo. Técnico agrícola pelo [[Instituto Federal do Espírito Santo|Ifes]], Campus [[Alegre (Espírito Santo)|Alegre]], é formado também em Administração de Empresas, com MBA em Gestão de Projetos, pela FGV. Atuou no Programa Estadual de Melhoria da Qualidade do Café, referendado como uma inovação e que elevou o padrão da cafeicultura capixaba, tornando-se uma marca de qualidade.
Com fortes raízes rurais e membro de uma família de pequenos agricultores, Evair Vieira de Melo nasceu no dia 02 de abril de 1972, na comunidade de Santa Luzia, em Conceição do Castelo, município situado nas montanhas do Sul do Estado do Espírito Santo. Filho de Jair Vieira de Melo e Adelaide Maria Bottacin de Melo, Evair é neto de Francisco Vieira de Melo e Lindolfa Cândida da Penha, por parte de pai, e José Bottacin (Cané) e Ana Andreão Cevolani Bottacin (Nita), por parte de mãe. Casado com Lícia Nascimento Caliman, tem dois filhos: Arthur Caliman de Melo e Sarah Caliman de Melo.


Aluno dedicado, sempre estudou em escolas públicas e chegou até a lecionar, obtendo assim um rico aprendizado que o habilitou para atuar de forma proativa na vida pessoal e profissional. Técnico agrícola pelo IFES-Campus Alegre, é graduado no curso superior de Administração de Empresas, com MBA em Gestão de Projetos na FGV. Atou no Programa Estadual de Melhoria da Qualidade do Café, referendado como uma inovação que tornou o café capixaba em uma marca de alta qualidade.
Evair de Melo foi secretário de [[Agricultura]] e de [[Meio ambiente|Meio Ambiente]] de [[Venda Nova do Imigrante]], transformando a pasta em referência nacional em gestão de recursos públicos. Ele esteve à frente da Secretaria de 2000 até meados de 2008, quando se candidatou à Prefeitura do município. O seu adversário Dalton Perim foi eleito com 5.932 votos e Evair em segundo com 5.607 votos - apenas 325 votos de diferença.


De 2000 a 2008 ocupou o cargo de secretário de Agricultura e de Meio Ambiente de Venda Nova do Imigrante foi referência nacional em gestão de recursos públicos no período em que esteve à frente da pasta. Neste período, trouxe o programa de qualidade de tomate, a criação da Festa do Café, programa de terreiros, feira de máquinas e equipamentos, concursos municipais e regionais de café. Paralelamente, sempre atuou em defesa das famílias, das instituições e dos municípios, sobretudo em Venda Nova do Imigrante, onde reside e trabalha como voluntário na Festa da Polenta e na APAE.
Além disso, entre 2009 e 2014, foi presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e [[Extensão rural|Extensão Rural]] (Incaper). Nesse período, elaborou o Planejamento Estratégico, estruturou o quadro de pessoal, os escritórios regionais e propôs uma reforma administrativa e organizacional. Com esse trabalho, foi ampliada a utilidade do órgão para os capixabas e, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, foi entregue programas como Caminhos do Campo, Infraestrutura Produtiva, [[Telefonia]] [[Zona rural|Rural]], entre outros.


Entre 2009 e 2014, Evair presidiu o Incaper – Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural –, onde foi responsável pela elaboração do planejamento estratégico que reestruturou o quadro de pessoal e os escritórios regionais do órgão. A partir de uma grande reforma administrativa e organizacional, ampliou os serviços do instituto, bem como o atendimento prestado aos produtores rurais capixabas.
No período em que Evair presidiu o Incaper, foi estruturado o mais moderno serviço de [[meteorologia]] do [[Brasil]], importante aliado dos produtores rurais, além de ser ferramenta fundamental para a prevenção de desastres naturais provocados pelas chuvas.


== Ações ==
Evair presidiu também o Conselho Nacional das Entidades de Pesquisa [[Agropecuária]] (Consepa) e, a partir de importantes parcerias, foi feita uma ampla reformulação da pesquisa agropecuária brasileira, fortalecendo a [[ciência]] e a [[inovação]].
Na época, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, implantou programas de extrema importância para o Espírito Santo, como “Caminhos do Campo”, “Infraestrutura Produtiva”, “Telefonia Rural”, entre outros. O Balanço Social também foi uma das inovações promovidas por Evair de Melo, no Incaper, onde ele estruturou o mais moderno serviço de meteorologia do Brasil, utilizado pelos produtores rurais como ferramenta fundamental para o trabalho no campo e por toda população capixaba, para a prevenção de enchentes, alagamentos e desastres naturais provocados pelas chuvas.


E foi presidindo o Conselho Nacional das Entidades de Pesquisa Agropecuária (Consepa) que Evair de Melo conseguiu firmar parcerias que resultaram na reformulação da pesquisa agropecuária brasileira, a partir de iniciativas que priorizaram a ciência e a inovação. Este trabalho o levou a participar de mais de 20 missões e feiras na América, Ásia e Europa.
<br />


Em 2014, incentivado por comunidades, associações, cooperativas e lideranças do setor agropecuário capixaba, foi eleito Deputado Federal. Seu conhecimento técnico, preparo, habilidade e capacidade de articulação renderam bons resultados em sua estreia no parlamento federal.
== Deputado Federal ==
Em 2014, Evair de Melo foi eleito [[Deputado federal|Deputado Federal]] pelo [[Partido Verde (Brasil)|Partido Verde]] (PV) com 48.829 votos, representando 2.72% do eleitorado. Ao iniciar o mandato na [[Câmara dos Deputados do Brasil|Câmara dos Deputados]], ele já se posiciona como deputado que defende a Agricultura apresentando uma Indicação para que o tema Sucessão familiar possa fazer parte do currículo básico das Escolas de Campo.


== Atividades Legislativas ==
Em pouco tempo, sua atuação se torna destaque pois ele passa a integrar importantes frentes parlamentares, como as suplências nas Comissões de Ciência e Tecnologia, [[Comunicação]] e [[Informática]]; Comissão de [[Finanças]] e [[Tributo|Tributação]]; Comissão de [[Orçamento]]; Subcomissão da [[Infraestrutura (engenharia)|Infraestrutura]].
Evair relatou cinco proposições legislativas que foram transformadas em Leis, sendo três Medidas Provisórias e dois Projetos de Lei, e foi autor de importantes projetos que também se tornaram Leis.


Entre as Leis de sua autoria, ganharam destaque: a Lei 13.680/18, que cria o Selo Arte e desburocratiza a produção e a venda de produtos alimentícios artesanais de origem animal;  a Lei 13.710/18, que cria a Política Nacional de Incentivo à Produção de Cacau de Qualidade; a Lei 13.508/17, que institui o Dia Nacional do Ciclista, celebrado anualmente em 19 de agosto e, ainda, a Lei 13.989/20, que regulamentou o uso da telemedicina durante o período de pandemia da Covid-19.
Evair de Melo é vice-presidente da Comissão de Agricultura, [[Pecuária]], Abastecimento e Desenvolvimento Rural, coordenador institucional da Frente [[Parlamentar]] da Agropecuária (FPA) e membro do Centro de Estudos e Debates Estratégicos (CEDES) – órgão interno da Câmara responsável por promover estudos sobre impacto, riscos e benefícios de planos, programas, projetos, políticas ou ações governamentais quanto aos aspectos tecnológico, ambiental, econômico, social, político, jurídico e estratégico.


Devido ao reconhecimento público que obteve no Espírito Santo, em razão dos resultados conquistados com o seu trabalho no primeiro mandato, foi reeleito Deputado Federal em 2018 e até hoje continua sendo apontado como uma das lideranças mais atuantes e articuladas do Congresso Nacional. Não por acaso. Evair já recebeu prêmios, medalhas e títulos que valorizaram suas credenciais.
Eleito Secretário-Geral da Frente Parlamentar do [[Café]], atua de maneira decisiva para impedir a importação de café em grãos verdes, que já havia sido liberado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Evair apresentou dois projetos para a proteção e fortalecimento da [[Cafeeiro|cafeicultura]] brasileira:


== Reconhecimento ==
* PL nº 1712/15: restringe a importação do café de países que não possuem normas ou legislações ambientais de rigor semelhante em relação à lei brasileira
Pelo Ranking dos Políticos recebeu, por duas vezes, homenagens pelo seu brilhante desempenho no exercício do mandato e por sua atuação em pautas como o combate à corrupção e contra privilégios; pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), ele foi o único deputado capixaba considerado “Parlamentar em Ascensão” na publicação intitulada “100 Cabeças do Congresso 2021”; pela Confederação Nacional dos Municípios recebeu o título de “deputado federal mais municipalista do Espírito Santo.”
* PL nº1713/15: institui a Política Nacional de Incentivo à Produção de Café de Qualidade


Na condição de vice-líder do Governo na Câmara dos Deputados, foi condecorado pelo Ministério das Relações Exteriores com a insígnia da Ordem Rio Branco ao lado do Presidente Jair Messias Bolsonaro; e pela Marinha do Brasil recebeu a Medalha Mérito Tamandaré. Ainda, recebeu o título de comendador pela “Comenda Cruz do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek”, no tradicional evento “Tributo a JK - Exaltação ao Empreendedorismo”, e pela Organização das Cooperativas Brasileiras o título de maior Influenciador do cooperativismo do ano de 2020. Recebeu, ainda, da Prefeitura de Mariana/MG, a comenda do Dia de Minas Gerais, que homenageia personalidades da sociedade que contribuíram para o desenvolvimento do Brasil.
Evair foi membro suplente da Comissão criada para estudar e debater os efeitos da Crise Hídrica no Brasil (CEHIDRIC). Ao fazer parte dessa comissão ele antevê os problemas graves nesta área e cria a Frente Parlamentar Mista da [[Água]], a qual foi presidente.


== Articulações ==
O parlamentar também foi membro Titular da CPI [[Juventude|Jovem]] que investigou a [[Violência]] contra Jovens [[Negros]] e [[Pobreza|Pobres]] e de Comissões Especiais que analisam o Novo Código da [[Mineração]], a PEC 039/07, que inclui a água como [[Direitos sociais|Direito Social]], a PEC 491/10, que proíbe a criação de [[imposto]] incidente sobre [[Fatores de produção|insumos]] agrícolas, pecuária, alimentos para o consumo humano e medicamentos, e do PL 2325/07, que exige a autorização do titular para a comercialização do produto da colheita, inclusive plantas inteiras ou suas partes.
Durante a Pandemia de Covid-19, Evair idealizou e instalou, no Congresso Nacional, o primeiro comitê destinado ao acompanhamento e à busca de soluções para a crise de saúde pública provocada pela disseminação do coronavírus no Brasil. A iniciativa ganhou destaque e viabilizou articulações que possibilitaram a liberação de inúmeros repasses federais para custear vacinas, leitos de UTI, aparelhos respiradores, equipamentos hospitalares, EPI’s e outros.


Ainda como vice-líder do Governo na Câmara, se firmou como um dos principais articuladores das pautas governistas no Congresso Nacional. Sua atuação como presidente das Frentes Parlamentares do Cooperativismo (Frencoop) e do Comércio Internacional e Investimentos (FrenComex), e como vice-presidente das Frentes da Agropecuária, do Café, do Turismo e do Leite, abriu portas e criou novas oportunidades para os setores produtivos do Brasil.  
Após intenso trabalho para incluir a diversificação da plataforma logística do Espírito Santo na agenda federal, Evair de Melo é eleito Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Implantação das [[Ferrovia|Ferrovias]] EF 118 e EF 354 e atua fortemente para viabilizar a ampliação dos [[Aeroporto|aeroportos]] regionais de [[Linhares (Espírito Santo)|Linhares]], [[Cachoeiro de Itapemirim]], [[Colatina]] e [[São Mateus (Espírito Santo)|São Mateus]].


== Projeção Nacional ==
Nestes oito anos de mandato, Evair de Melo foi o representante oficial do Brasil nas reuniões da OIC em Milão em 2015.
O deputado Evair de Melo aumentou sua projeção nacional atuando com grande diligência como presidente das comissões que discutiram e aprovaram o Marco Legal do Saneamento Básico no Brasil e do Projeto Antiterrorismo; como vice-presidente das Comissões de Agricultura (CAPADR), da Lei de Proteção aos Cultivares, do PL da Mineração, da PEC dos Agentes Comunitários da Terra; e como membro das seguintes Comissões Permanentes da Câmara: Agricultura (CAPADR); Finanças e Tributação (CFT); Turismo (CTUR); Viação e Transportes (CVT); Educação (CE); Minas e Energia (CME); Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS); e Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP).


Também participa de forma decisiva nas Comissões Externas de Fiscalização da BR101/ES; de Rompimento da Barragem do Fundão; do Manual de Crédito Rural; da Mineração, dos Agentes Comunitários, da Crise Hidrica e do Fundeb, dentre outras.
=== Leis ===
Na Câmara dos Deputados, ele conseguiu transformar três projetos em lei, sendo um dos recordistas em aprovações em sua legislatura:


Evair de Melo, que é vice-líder do Governo na Câmara desde maio de 2020, também ocupou cargos de líder do Partido Verde (PV), algumas vezes entre os anos de 2016-2018; de vice-líder do Bloco PP, MDB e PTB em 2019; de vice-líder do Bloco PL, PP, PSD, MDB,DEM, SOLIDARIEDADE, PTB, PROS, AVANTE em 2021; e de vice-líder do PP em 2021.{{Referências}}
* Lei nº 13.680/18: retira a burocracia para a produção e a venda de [[Queijo|queijos]] [[Artesanato|artesanais]] e [[Enchido|embutidos]] em todo o território nacional trazendo um selo único com a inscrição ARTE, passando pela fiscalização de órgãos de [[saúde pública]] dos Estados.
* Lei nº 13.710/18: estabelece a Política Nacional de Incentivo à Produção de [[Cacau]] de Qualidade, que fornece instrumentos que estimulam os produtores a elevarem a qualidade do fruto, como crédito rural, Assistência Técnica e Extensão Rural especializados, capacitação, entre outros.
* Lei nº 13.518/17, a qual Evair de Melo é co-autor: cria o Dia Nacional do [[Ciclista]] no dia [[19 de agosto]].

=== Críticas ao [[Governo Dilma Rousseff|governo Dilma]] ===
Em março de 2016 Evair fez críticas ao governo Dilma e afirmou que seria favorável ao processo de [[impeachment de Dilma Rousseff]]. Em abril de 2016, Evair votou a favor do impedimento de Dilma Rousseff.<ref>{{citar web|url=http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2016/04/processo-de-impeachment-veja-como-votaram-os-deputados-do-es.html|publicado=G1|data=17 de abril de 2016|acessodata=23 de abril de 2016|título=Processo de impeachment: veja como votaram os deputados do ES}}</ref><ref name="G1 - como votou">{{citar web|url=https://g1.globo.com/politica/noticia/veja-como-deputados-votaram-no-impeachment-de-dilma-na-pec-241-na-reforma-trabalhista-e-na-denuncia-contra-temer.ghtml|titulo=Veja como deputados votaram no impeachment de Dilma, na PEC 241, na reforma trabalhista e na denúncia contra Temer|data=02/08/2017|acessodata=11/10/2017|autor=G1}}</ref>
{{quote2|Se rompeu o governo e o povo, troca-se o governo. Eles têm crime caracterizados, crimes de ordem constitucional, crimes relacionados à Lei de Responsabilidade Fiscal. É um governo que insiste em não cumprir ordens judiciais|afirmou Evair.<ref name="dep">{{citar web|url=http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2016/03/evair-de-melo-e-o-unico-deputado-do-es-em-comissao-de-impeachment.html|publicado=G1|acessodata=23 de abril de 2016|titulo=Evair de Melo é o único deputado do ES em comissão de impeachment}}</ref>}}

=== Atuação posterior ===
Posteriormente, votou a [[PEC do Teto dos Gastos Públicos]].<ref name="G1 - como votou"/> Em abril de 2017 votou a [[Reforma trabalhista no Brasil em 2017|Reforma Trabalhista]].<ref name="G1 - como votou"/><ref>{{citar web|url=https://www.cartacapital.com.br/blogs/parlatorio/reforma-trabalhista-como-votaram-os-deputados|titulo=Reforma trabalhista: como votaram os deputados|autor=Redação|data=27/04/2017|acessodata=18/09/2017}}</ref> Em agosto de 2017 votou a favor do processo em que se pedia abertura de investigação do então Presidente [[Michel Temer]].<ref name="G1 - como votou"/><ref>{{citar web|url=https://www.cartacapital.com.br/politica/como-votou-cada-deputado-sobre-a-denuncia-contra-temer|titulo=Como votou cada deputado sobre a denúncia contra Temer|autor=Deutsche Welle|data=03/08/2017|acessodata=18/09/2017|publicado=Carta Capital}}</ref>

== Segundo Mandato ==
Evair é presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), vice-presidente das Frentes da Agropecuária, do Café e do Turismo. Além disso, está nas Comissões Permanentes da Agricultura (CAPADR), Finanças e Tributação (CFT), Turismo (CTUR), Viação e Transportes (CVT) e Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP).

O parlamentar capixaba também atua na Comissão Especial criada para apurar as causas e os desdobramentos da tragédia ocorrida em Brumadinho-MG e presidiu a Comissão Mista que analisou a Medida Provisória (MP) 868/18, que trata da regulação do setor de saneamento básico.

{{Referências}}


== Ligações externas ==
== Ligações externas ==
* {{Facebook|evair.vieirademelo}}
* {{Facebook|evair.vieirademelo}}
* {{Twitter|evairdemelo}}
* {{Twitter|evairdemelo}}
* {{Instagram|evair_de_melo}}


{{Atuais parlamentares do Espírito no Congresso Nacional}}
{{Atuais parlamentares do Espírito no Congresso Nacional}}

Revisão das 01h39min de 22 de junho de 2022

Evair de Melo
Evair de Melo
Deputado federal pelo Espírito Santo
Período 1º de fevereiro de 2015
até a atualidade
Dados pessoais
Nascimento 2 de abril de 1972 (52 anos)
Conceição do Castelo, Espírito Santo
Partido PSDB (2003-2009)
PV (2009-2018)
PP (2018-presente)
Profissão Técnico em agronomia e agrimensura

Evair Vieira de Melo (Conceição do Castelo, Espírito Santo, 2 de abril de 1972) é um técnico em agronomia e agrimensura e político brasileiro do Espírito Santo filiado ao Progressistas (PP). Evair é membro da Comissão de Agricultura da Câmara.[1] Foi o único deputado do ES na comissão do impeachment de Dilma Rousseff.[2] Em 2018, foi reeleito para o cargo com 48.412 votos[3].

Biografia

Com fortes raízes rurais e membro de uma família de pequenos agricultores, Evair Vieira de Melo nasceu no dia 02 de abril de 1972, na comunidade de Santa Luzia, em Conceição do Castelo, município situado nas montanhas do Sul do Estado do Espírito Santo. Filho de Jair Vieira de Melo e Adelaide Maria Bottacin de Melo, Evair é neto de Francisco Vieira de Melo e Lindolfa Cândida da Penha, por parte de pai, e José Bottacin (Cané) e Ana Andreão Cevolani Bottacin (Nita), por parte de mãe. Casado com Lícia Nascimento Caliman, tem dois filhos: Arthur Caliman de Melo e Sarah Caliman de Melo.

Aluno dedicado, sempre estudou em escolas públicas e chegou até a lecionar, obtendo assim um rico aprendizado que o habilitou para atuar de forma proativa na vida pessoal e profissional. Técnico agrícola pelo IFES-Campus Alegre, é graduado no curso superior de Administração de Empresas, com MBA em Gestão de Projetos na FGV. Atou no Programa Estadual de Melhoria da Qualidade do Café, referendado como uma inovação que tornou o café capixaba em uma marca de alta qualidade.

De 2000 a 2008 ocupou o cargo de secretário de Agricultura e de Meio Ambiente de Venda Nova do Imigrante foi referência nacional em gestão de recursos públicos no período em que esteve à frente da pasta. Neste período, trouxe o programa de qualidade de tomate, a criação da Festa do Café, programa de terreiros, feira de máquinas e equipamentos, concursos municipais e regionais de café. Paralelamente, sempre atuou em defesa das famílias, das instituições e dos municípios, sobretudo em Venda Nova do Imigrante, onde reside e trabalha como voluntário na Festa da Polenta e na APAE.

Entre 2009 e 2014, Evair presidiu o Incaper – Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural –, onde foi responsável pela elaboração do planejamento estratégico que reestruturou o quadro de pessoal e os escritórios regionais do órgão. A partir de uma grande reforma administrativa e organizacional, ampliou os serviços do instituto, bem como o atendimento prestado aos produtores rurais capixabas.

Ações

Na época, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, implantou programas de extrema importância para o Espírito Santo, como “Caminhos do Campo”, “Infraestrutura Produtiva”, “Telefonia Rural”, entre outros. O Balanço Social também foi uma das inovações promovidas por Evair de Melo, no Incaper, onde ele estruturou o mais moderno serviço de meteorologia do Brasil, utilizado pelos produtores rurais como ferramenta fundamental para o trabalho no campo e por toda população capixaba, para a prevenção de enchentes, alagamentos e desastres naturais provocados pelas chuvas.

E foi presidindo o Conselho Nacional das Entidades de Pesquisa Agropecuária (Consepa) que Evair de Melo conseguiu firmar parcerias que resultaram na reformulação da pesquisa agropecuária brasileira, a partir de iniciativas que priorizaram a ciência e a inovação. Este trabalho o levou a participar de mais de 20 missões e feiras na América, Ásia e Europa.

Em 2014, incentivado por comunidades, associações, cooperativas e lideranças do setor agropecuário capixaba, foi eleito Deputado Federal. Seu conhecimento técnico, preparo, habilidade e capacidade de articulação renderam bons resultados em sua estreia no parlamento federal.

Atividades Legislativas

Evair relatou cinco proposições legislativas que foram transformadas em Leis, sendo três Medidas Provisórias e dois Projetos de Lei, e foi autor de importantes projetos que também se tornaram Leis.

Entre as Leis de sua autoria, ganharam destaque: a Lei 13.680/18, que cria o Selo Arte e desburocratiza a produção e a venda de produtos alimentícios artesanais de origem animal;  a Lei 13.710/18, que cria a Política Nacional de Incentivo à Produção de Cacau de Qualidade; a Lei 13.508/17, que institui o Dia Nacional do Ciclista, celebrado anualmente em 19 de agosto e, ainda, a Lei 13.989/20, que regulamentou o uso da telemedicina durante o período de pandemia da Covid-19.

Devido ao reconhecimento público que obteve no Espírito Santo, em razão dos resultados conquistados com o seu trabalho no primeiro mandato, foi reeleito Deputado Federal em 2018 e até hoje continua sendo apontado como uma das lideranças mais atuantes e articuladas do Congresso Nacional. Não por acaso. Evair já recebeu prêmios, medalhas e títulos que valorizaram suas credenciais.

Reconhecimento

Pelo Ranking dos Políticos recebeu, por duas vezes, homenagens pelo seu brilhante desempenho no exercício do mandato e por sua atuação em pautas como o combate à corrupção e contra privilégios; pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), ele foi o único deputado capixaba considerado “Parlamentar em Ascensão” na publicação intitulada “100 Cabeças do Congresso 2021”; pela Confederação Nacional dos Municípios recebeu o título de “deputado federal mais municipalista do Espírito Santo.”

Na condição de vice-líder do Governo na Câmara dos Deputados, foi condecorado pelo Ministério das Relações Exteriores com a insígnia da Ordem Rio Branco ao lado do Presidente Jair Messias Bolsonaro; e pela Marinha do Brasil recebeu a Medalha Mérito Tamandaré. Ainda, recebeu o título de comendador pela “Comenda Cruz do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek”, no tradicional evento “Tributo a JK - Exaltação ao Empreendedorismo”, e pela Organização das Cooperativas Brasileiras o título de maior Influenciador do cooperativismo do ano de 2020. Recebeu, ainda, da Prefeitura de Mariana/MG, a comenda do Dia de Minas Gerais, que homenageia personalidades da sociedade que contribuíram para o desenvolvimento do Brasil.

Articulações

Durante a Pandemia de Covid-19, Evair idealizou e instalou, no Congresso Nacional, o primeiro comitê destinado ao acompanhamento e à busca de soluções para a crise de saúde pública provocada pela disseminação do coronavírus no Brasil. A iniciativa ganhou destaque e viabilizou articulações que possibilitaram a liberação de inúmeros repasses federais para custear vacinas, leitos de UTI, aparelhos respiradores, equipamentos hospitalares, EPI’s e outros.

Ainda como vice-líder do Governo na Câmara, se firmou como um dos principais articuladores das pautas governistas no Congresso Nacional. Sua atuação como presidente das Frentes Parlamentares do Cooperativismo (Frencoop) e do Comércio Internacional e Investimentos (FrenComex), e como vice-presidente das Frentes da Agropecuária, do Café, do Turismo e do Leite, abriu portas e criou novas oportunidades para os setores produtivos do Brasil.  

Projeção Nacional

O deputado Evair de Melo aumentou sua projeção nacional atuando com grande diligência como presidente das comissões que discutiram e aprovaram o Marco Legal do Saneamento Básico no Brasil e do Projeto Antiterrorismo; como vice-presidente das Comissões de Agricultura (CAPADR), da Lei de Proteção aos Cultivares, do PL da Mineração, da PEC dos Agentes Comunitários da Terra; e como membro das seguintes Comissões Permanentes da Câmara: Agricultura (CAPADR); Finanças e Tributação (CFT); Turismo (CTUR); Viação e Transportes (CVT); Educação (CE); Minas e Energia (CME); Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS); e Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP).

Também participa de forma decisiva nas Comissões Externas de Fiscalização da BR101/ES; de Rompimento da Barragem do Fundão; do Manual de Crédito Rural; da Mineração, dos Agentes Comunitários, da Crise Hidrica e do Fundeb, dentre outras.

Evair de Melo, que é vice-líder do Governo na Câmara desde maio de 2020, também ocupou cargos de líder do Partido Verde (PV), algumas vezes entre os anos de 2016-2018; de vice-líder do Bloco PP, MDB e PTB em 2019; de vice-líder do Bloco PL, PP, PSD, MDB,DEM, SOLIDARIEDADE, PTB, PROS, AVANTE em 2021; e de vice-líder do PP em 2021.

Referências

  1. «Evair de Melo defende inclusão de todo o Estado na Sudene e nega disputa eleitoral em 2016». Folha Vitoria. Julho de 2015. Consultado em 23 de abril de 2016 
  2. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome dep
  3. «Senadores e deputados federais/estaduais eleitos: Apuração e resultado das Eleições 2018 ES - UOL Eleições 2018». UOL Eleições 2018. Consultado em 18 de outubro de 2018 

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre um político brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.