Balenídeos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Balaenidae)
 Nota: Para a família de cracas, veja Balanídeos.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaBalaenidae
Baleia-franca-austral, Baía Hermanus, África do Sul
Baleia-franca-austral, Baía Hermanus, África do Sul
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Cetacea
Subordem: Mysticeti
Família: Balaenidae
Gray, 1821
Espécies
  • Eubalaena australis
  • Eubalaena glacialis
  • Eubalaena japonica
  • Balaena mysticetus

Balenídeos[1] (Balaenidae) é uma família de cetáceos que contem dois gêneros, Balaena e Eubalaena. Distinguem-se dos outros grupos de baleias por suas cabeças grandes com a boca em forma de arco e o corpo predominantemente negro e sem sulcos ventrais.

Classificação[editar | editar código-fonte]

Conservação[editar | editar código-fonte]

As espécies E. glacialis e E. japonica estão na Lista Vermelha da UICN, na categoria Em perigo EN. A baleia-franca-austral (Eubalena australis) é considerada pela IUCN como "dependente de conservação", mas os pesquisadores que trabalham com a espécie consideram absurdo não incluí-la entre as mais ameaçadas, já que em todo o planeta restam menos de 8.000 indivíduos. No Brasil, a E. australis consta da Lista Oficial Brasileira de Espécies Ameaçadas de Extinção.

Em Santa Catarina, Brasil, o Projeto Baleia Franca[2] logrou em 1995 que o Governo do Estado declarasse a espécie como Monumento Natural Estadual. O Projeto também propôs e lutou para ver aprovada a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, criada pelo governo federal em setembro de 2000 e que protege a mais importante área de concentração reprodutiva da espécie no Brasil, cerca de 130 km ao longo da costa entre Florianópolis e o Cabo de Santa Marta, no município de Laguna.

A baleia-franca-austral é extremamente importante para o turismo de observação de baleias, que aporta recursos econômicos relevantes para comunidades como Puerto Pirámides (Argentina) e Imbituba (SC, Brasil).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  1. «Balenídeo». Michaelis 
  2. * Projeto Baleia Franca, mantido pela Coalizão Internacional da Vida Silvestre - IWC/Brasil com patrocínio da Petrobras, dedica-se ao estudo e proteção desta espécie de baleia ameaçada e do ambiente marinho no Brasil. O Projeto tem sede na praia de Itapirubá, Imbituba, Santa Catarina, onde recebe visitantes e orienta interessados em observar as baleias francas em sua época de reprodução (julho a novembro).