Estação Valongo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura a estação ferroviária do município português de Valongo, veja Estação Ferroviária de Valongo.
Estação Valongo
Vista da estação do Valongo.
Uso atual Secretaria Municipal de Turismo
Administração Governo municipal
Linha Linha-tronco
Código SP-0611
Informações históricas
Inauguração 16 de fevereiro de 1867
Fechamento 30 de novembro de 1996
Localização
Localização Largo Marquês de Monte Alegre s/nº - Santos, SP

Estação de Santos ou Estação do Valongo é uma estação de trem localizada na cidade de Santos. Aberta em 1867 pela São Paulo Railway (SPR), foi a primeira estação de trem do estado de São Paulo, juntamente com a ferrovia que seguia até Jundiaí, no interior paulista.

Construída nas proximidades do cais do porto santista, era o ponto de chegada da produção cafeeira de todo o estado paulista, para ser embarcada nos navios exportadores. Até 1995, por mais de cem anos, era utilizada por passageiros que chegavam a Santos, principalmente vindos da cidade de São Paulo que era atravessada pela ferrovia.

Em janeiro de 2004 foi terminada a restauração do prédio da estação, que passou a abrigar a Secretaria Municipal de Turismo. Há um projeto do Governo de São Paulo de reativar a estação, ligando está à São Paulo, pela antiga Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. [1]

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Alemoa
Linha-tronco
Estrada de Ferro Santos-Jundiaí da SPR
Santos (Valongo)
Km 12,300
Sucedido por
-
Ícone de esboço Este artigo sobre uma estação, apeadeiro ou paragem ferroviária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.