Francisco Altino Lima

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Francisco Altino Lima (Saboeiro29 de janeiro de 1924 — São Paulo15 de maio de 1989) foi um político brasileiro, prefeito da cidade de São Paulo interinamente entre 15 de março a 10 de maio de 1983, na condição de presidente da Câmara Municipal, sucedendo a Antônio Salim Curiati.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Nascido no interior do Ceará, Francisco Altino Lima chegou à cidade de São Paulo ainda adolescente, onde trabalhou por 3 anos na Light Serviços de Eletricidade (Light S.A.) e 28 anos na Telecomunicações de São Paulo (TELESP) onde se aposentou. Entrou na política em 1976, influenciado pelo Deputado Federal Freitas Nobre como 4º suplente da Câmara Municipal de São Paulo, assumindo a vereança posteriormente. Foi reeleito em 1982. Em 15 de março de 1983 foi eleito presidente da Câmara Municipal, e desta forma prefeito interino devido à inexistência do cargo de vice-prefeito. Ao fim do período reassumiu seu cargo na presidência da Câmara Municipal até o fim do seu mandato em 31 de janeiro de 1985. Foi reeleito para mais um mandato em 1988.

Formou-se em Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1972.

Torcedor do Palmeiras, onde integrou o Conselho Deliberativo do clube, Francisco Altino Lima foi um dos autores da ideia de renomear a então recém inaugurada estação Barra Funda do Metrô, para Palmeiras-Barra Funda. Também mudou o nome da Estrada do Lajeado no bairro de São Miguel Paulista para Avenida Nordestina, devido a grande concentração de nordestinos naquela região.

Fonte[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um político brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Precedido por
Antônio Salim Curiati
Prefeito Interino de São Paulo
15 de março de 1983
até 10 de maio de 1983
Sucedido por
Mário Covas