Friendster

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

As redes sociais se tornaram uma das maiores tendências da Internet pós-Google e o Friendster foi um dos primeiros sites a levar esse fenômeno à cultura de massa. Fundado em 2002 pelo empresário norte-americano Jonathan Abrams, o Friendster.com foi concebido como um lugar na Internet através do qual amigos, familiares e colegas podiam se conectar, e novas amizades poderiam ser obtidas. Mas o site foi além de servir como forma unidirecional de comunicação, a exemplo do Evite, que conecta pessoas que já se conhecem.

Home page do Friendster

O Friendster foi estabelecido como uma comunidade direcionada às seguintes atividades:

  • conectar-se com amigos e familiares
  • conhecer pessoas novas através dos contatos conhecidos
  • encontrar pessoas com interesses ou localização semelhantes
  • aderir a grupos por atividade, escola ou interesse
  • interagir via mensagens, jogos, blogs e aplicativos compartilhados
  • representar pessoas e seus interesses pessoais e de negócios junto à comunidades na Internet

Hoje, o Friendster tem mais de 65 milhões de membros [fonte: Friendster.com (em inglês)]. Embora o número pareça bastante elevado, concorrentes como o Facebook e o MySpace apresentam número semelhante (ou talvez maior) de associados. Depois de 2004, a popularidade do Friendster declinou rapidamente nos Estados Unidos à medida que começaram a surgir concorrentes que ofereciam maior número de aplicativos. Desde então, esses concorrentes vêm superando o Friendster em termos de popularidade e de atrativos.

Quando Abrams rejeitou uma oferta de aquisição no valor de US$ 30 milhões, apresentada pelo Google, e depois renunciou ao seu posto como presidente da empresa, o futuro do site chegou a parecer incerto. Mas mudanças de gestão e um atual surto de crescimento no número de usuários na Ásia pode significar a salvação de um site de redes sociais que continua a atrair muitos usuários (grande parte de fora dos Estados Unidos).

Assim, quem são esses usuários? O Friendster está aberto a pessoas com mais de 18 anos. Embora originalmente dominasse o mercado na faixa etária dos 20 anos, agora seu público são pessoas mais velhas, financeiramente independentes e já formadas [fonte: Reuters (em inglês)].

Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Friendster
File:Friendster.png
Requer pagamento? não
Gênero Agregador Social
País de origem  Canadá
Idioma(s) Inglês, Alemão, Espanhol, Francês, Japonês, Russo, Chinês Simplificado
Lançamento Março de 2002
Posição no Alexa 12.937 (2013)
Proprietário Friendster Inc.
Página oficial http://www.friendster.com/

Ligações externas[editar | editar código-fonte]