God of War

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de God of War (série))
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
God of War
O logotipo original de inspiração grega (2005-2015). Títulos e mídias subsequentes na primeira era da franquia usaram um logotipo similar.
Gênero(s) Ação-aventura
Hack and slash
Desenvolvedora(s) Primaria Portes
Distribuidora(s)
Criador(es) David Jaffe
Plataforma de origem PlayStation 2
Plataformas PlayStation 2
Java ME
PlayStation Portable
PlayStation 3
PlayStation Vita
PlayStation 4
Primeiro título God of War
  • AN 22 de março de 2005
Último título God of War III Remastered
  • AN 14 de julho de 2015
Portal Portal de jogos eletrônicos

God of War é uma série de jogos eletrônicos de ação-aventura vagamente baseada na mitologia grega criada por David Jaffe. Iniciada em 2005, a série tornou-se carro-chefe para a marca PlayStation, que consiste em sete jogos em várias plataformas. Um oitavo título está em desenvolvimento; será uma reinicialização suave para a série e será baseada na mitologia nórdica. A história centra-se em torno de sua personagem jogável, Kratos, um guerreiro espartano enganado para matar sua esposa e filha por seu antigo mestre, o deus da guerra Ares. Kratos mata Ares a mando da deusa Atena e toma seu lugar como o novo deus da guerra, mas ainda é assombrado por pesadelos de seu passado. Revelado ser um semideus e filho de Zeus, o rei dos deuses do Olimpo, que trai Kratos. O espartano em seguida busca vingança contra os deuses para suas maquinações. O que se segue é uma série de tentativas de libertar-se da influência dos deuses e dos titãs e vingança. Cada jogo faz parte de uma saga com vingança como motivo central.

A trilogia principal — God of War (2005), God of War II (2007) e God of War III (2010)— foi desenvolvido pela SCE Santa Monica Studio e publicado pela Sony Computer Entertainment (SCE) para PlayStation 2 (PS2) e PlayStation 3 (PS3). A Ready at Dawn desenvolveu Chains of Olympus (2008) e Ghost of Sparta (2010) para o PlayStation Portable (PSP), que também foram publicados pela SCE. Um jogo para Java ME, intitulado Betrayal (2007), foi desenvolvido pela Javaground e pela divisão de Los Angeles da Sony Online Entertainment e publicado pela Sony Pictures Digital. Santa Monica e SCE lançaram uma prequela da trilogia principal, Ascension, para o PS3 em 2013, que introduziu o modo multijogador para a série.

Além dos jogos individuais, duas coleções com versões de ambos os títulos de PS2 remasterizados, God of War Collection (2009), e ambas os jogos de PSP, Origins Collection (2011), foram relançados no PS3 pela Bluepoint Games e Ready at Dawn, respectivamente. Outra coleção, God of War Saga (2012), foi lançado para o PS3 e dispõe de God of War Collection, Origins Collection e God of War III. Sanzaru Games portou God of War Collection para o PlayStation Vita em 2014. Em comemoração ao décimo aniversário da franquia, God of War III Remastered foi lançado no PlayStation 4 (PS4) em 2015 e foi portado pela Wholesale Algorithms.

Os jogos da série foram elogiados por serem os melhores jogos de ação para a marca PlayStation, e alguns dos melhores jogos de ação de todos os tempos. Em junho de 2012, a Sony informou que a série tinha vendido mais de 21 milhões de cópias em todo o mundo. As fortes vendas e suporte da série levou a expansão da franquia em outros meios, tais como uma série em quadrinhos —God of War, dois romances — God of War (2010) e God of War II (2013)— e um graphic novel—Rise of the Warrior (2012–13). A adaptação para o cinema do primeiro jogo tem estado em desenvolvimento desde 2005. Mercadoria promovendo a série também foi produzida, incluindo obras de arte, roupas, brinquedos e réplicas.

Jogos[editar | editar código-fonte]

Predefinição:Cronologia God of War

Nome Plataforma de origem Outras plataformas Data de lançamento original
God of War PlayStation 2 PlayStation 3, PlayStation Vita 22 de março de 2005
God of War II PlayStation 2 PlayStation 3, PlayStation Vita 13 de março de 2007
God of War: Betrayal Java Mobile Edition 20 de junho de 2007
God of War: Chains of Olympus PlayStation Portable PlayStation 3, Playstation Vita 4 de março de 2008
God of War Collection PlayStation 3 PlayStation Vita 17 de novembro de 2009
God of War III PlayStation 3 PlayStation 4 16 de março de 2010
God of War: Ghost of Sparta PlayStation Portable PlayStation 3, Playstation Vita 2 de novembro de 2010
God of War: Origins Collection PlayStation 3 13 de setembro de 2011
God of War Saga PlayStation 3 28 de agosto de 2012
God of War: Ascension PlayStation 3 12 de março de 2013
God of War III: Remastered PlayStation 4 14 de julho de 2015
God of War PlayStation 4 Início de 2018

Notas

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]