God of War (série)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
God of War
Logótipo do God of War original. Jogos subsequentes usam um logo parecido.
Gênero(s)
Desenvolvedora(s) Primaria Portes
Distribuidora(s)
Criador(es) David Jaffe (God of War)
Cory Barlog (God of War II)
Philip Cohen (Betrayal)
Ru Weerasuriya (Chains of Olympus)
Stig Asmussen (God of War III)
Dana Jan (Ghost of Sparta)
Todd Papy (Ascension)
Plataforma de origem PlayStation 2
Plataformas
Primeiro título God of War
  • AN 22 de março de 2005
Último título God of War III Remastered
  • AN 14 de julho de 2015
www.godofwar.playstation.com
Portal Portal de jogos eletrônicos

God of War é uma série de jogos eletrônicos de ação-aventura vagamente baseada na mitologia grega criada por David Jaffe. Iniciada em 2005, a série tornou-se carro-chefe para a marca PlayStation, que consiste em sete jogos em várias plataformas. Um oitavo título está em desenvolvimento; será uma reinicialização suave para a série e será vagamente baseada na mitologia nórdica. A história centra-se em torno de sua personagem jogável, Kratos, um guerreiro espartano enganado para matar sua esposa e filha por seu antigo mestre, o deus da guerra Ares. Kratos mata Ares a mando da deusa Atena e toma seu lugar como o novo deus da guerra, mas ainda é assombrado por pesadelos de seu passado. Revelado ser um semideus e filho de Zeus, o rei dos deuses do Olimpo, que trai Kratos. O espartano em seguida busca vingança contra os deuses para suas maquinações. O que se segue é uma série de tentativas de libertar-se da influência dos deuses e dos titãs e vingança. Cada jogo faz parte de uma saga com vingança como motivo central.

A trilogia principal — God of War (2005), God of War II (2007) e God of War III (2010)— foi desenvolvido pela SCE Santa Monica Studio e publicado pela Sony Computer Entertainment (SCE) para PlayStation 2 (PS2) e PlayStation 3 (PS3). A Ready at Dawn desenvolveu Chains of Olympus (2008) e Ghost of Sparta (2010) para o PlayStation Portable (PSP), que também foram publicados pela SCE. Um jogo para Java ME, intitulado Betrayal (2007), foi desenvolvido pela Javaground e pela divisão de Los Angeles da Sony Online Entertainment e publicado pela Sony Pictures Digital. Santa Monica e SCE lançaram uma prequela da trilogia principal, Ascension, para o PS3 em 2013, que introduziu o modo multijogador para a série.

Além dos jogos individuais, duas coleções com versões de ambos os títulos de PS2 remasterizados, God of War Collection (2009), e ambas os jogos de PSP, Origins Collection (2011), foram relançados no PS3 pela Bluepoint Games e Ready at Dawn, respectivamente. Outra coleção, God of War Saga (2012), foi lançado para o PS3 e dispõe de God of War Collection, Origins Collection e God of War III. Sanzaru Games portou God of War Collection para o PlayStation Vita em 2014. Em comemoração ao décimo aniversário da franquia, God of War III Remastered foi lançado no PlayStation 4 (PS4) em 2015 e foi portado pela Wholesale Algorithms.

Os jogos da série foram elogiados por serem os melhores jogos de ação para a marca PlayStation, e alguns dos melhores jogos de ação de todos os tempos. Em junho de 2012, a Sony informou que a série tinha vendido mais de 21 milhões de cópias em todo o mundo. As fortes vendas e suporte da série levou a expansão da franquia em outros meios, tais como uma série em quadrinhos —God of War, dois romances — God of War (2010) e God of War II (2013)— e um graphic novel—Rise of the Warrior (2012–13). A adaptação para o cinema do primeiro jogo tem estado em desenvolvimento desde 2005. Mercadoria promovendo a série também foi produzida, incluindo obras de arte, roupas, brinquedos e réplicas.

Jogos[editar | editar código-fonte]

God of War
(Cronologia Fictícia)

Ascension
Chains of Olympus
God of War
Ghost of Sparta
Betrayal
God of War II
God of War III
God of War (PS4)

Nome Plataforma de origem Outras plataformas Data de lançamento original
God of War PlayStation 2 PlayStation 3, PlayStation Vita 22 de março de 2005
God of War II PlayStation 2 PlayStation 3, PlayStation Vita 13 de março de 2007
God of War: Betrayal Java ME 20 de junho de 2007
God of War: Chains of Olympus PlayStation Portable PlayStation 3 4 de março de 2008
God of War Collection PlayStation 3 PlayStation Vita 17 de novembro de 2009
God of War III PlayStation 3 PlayStation 4 16 de março de 2010
God of War: Ghost of Sparta PlayStation Portable PlayStation 3 2 de novembro de 2010
God of War: Origins Collection PlayStation 3 13 de setembro de 2011
God of War Saga PlayStation 3 28 de agosto de 2012
God of War: Ascension PlayStation 3 12 de março de 2013
God of War PlayStation 4 Por anunciar

Notas

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre God of War (série)
Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.