Guarany de Camaragibe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Guarani.
Disambig grey.svg Nota: Se procura por clube de futebol homônimos, veja Guarani (Clubes de futebol).
Guarany de Camaragibe
Nome Guarany Esporte Clube
Alcunhas
Mascote Índio Guarani
Cacique
Fundação 20 de agosto de 1920 (99 anos) [1]
Estádio Estádio Municipal Professor Luiz Alexandrino
Capacidade 5 000
Localização Camaragibe, Brasil
Patrocinador Prefeitura Municipal de Camaragibe
Competição licenciado
Ranking nacional Sem ranqueamento, 0 pontos
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

O Guarany Esporte Clube (conhecido popularmente como Guarany de Camaragibe) é uma agremiação esportiva brasileira sediado em Camaragibe, no estado de Pernambuco que tem como modalidade esportiva principal o futebol. Fundado em 1920,[1] a agremiação é uma das mais antigas do futebol pernambucano, além de ser uma das primeiras filiadas da Federação Pernambucana de Futebol (FPF).

Dono de uma trajetória de grandes conquistas, o clube também contou com grandes nomes no passar de sua história. Um deles é o ex-goleiro Haílton Corrêa de Arruda, mais conhecido como Manga. Após décadas disputando as principais competições estaduais e também regionais, o índio Guarani atualmente se encontra licenciado de competições oficiais, disputando apenas competições amadoras em Camaragibe e a Taça União de Clubes Intermunicipais.

História[editar | editar código-fonte]

Manga em jogo Botafogo X Fluminense.

Um dos clubes mais antigos do futebol pernambucano, o Guarany foi um dos primeiros a se filiar a Federação Pernambucana de Futebol (FPF), e traz em sua trajetória grandes conquistas e grandes nomes que atuaram no clube.

O nome mais famoso do Guarany é do ex-goleiro Haílton Corrêa de Arruda, mais conhecido como Manga, que depois passou pelo Botafogo (RJ), Sport (PE), Grêmio (RS) , Internacional (RS), Operário-MS (MS), Coritiba (PR), Nacional-URU, Barcelona de Guayaquil-EQU e da Seleção Brasileira da Copa do Mundo FIFA de 1966, na Inglaterra.

Após décadas disputando o campeonato citadino, torneios regionais e amistosos contra os clubes profissionais, o Guarany atualmente se encontra licenciado e não disputa qualquer competição oficial profissional. Seu último jogo foi contra o Santa Cruz num amistoso em 2015[2]

Em 2018, o clube participou do arbitral do campeonato Pernambucano da Série A2, dando expectativas de uma possível volta aos gramados.

Escudo[editar | editar código-fonte]

A representatividade do escudo do Guarany, são suas cores vermelha e azul num circulo com a figura de um indígena da tribo dos Guaranis no centro.

Referências

  1. a b «Guarany comemora 99 anos de pura tradição». Site oficial fpf-pe.com.br. Consultado em 20 de Agosto de 2019 
  2. Em jogo-treino, Santa Cruz goleia Guarany de Camaragibe por 4 a 0 com três gols de ThiaguinhoPostado em 11 de fevereiro de 2015, às 18:32 - atualizado em 11 de fevereiro de 2015, às 20:04. Por Yuri de Lira no Diário de Pernambuco.
Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.