Saltar para o conteúdo

Itumbiara: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
LijeBot (discussão | contribs)
clean up - imagem > ficheiro, Replaced: [[Imagem: → [[Ficheiro: (3), utilizando AWB
Linha 144: Linha 144:
*Jorge e Mateus - dupla sertaneja
*Jorge e Mateus - dupla sertaneja
*Douglas Carvalho - multicampeão mundial de jet-ski
*Douglas Carvalho - multicampeão mundial de jet-ski
*Ronil Assis Duarte - Campeão Goiano de truco
*Volney Josué - Campeão Vice-Goiano de Jiu Jitsu
*Volney Josué - Campeão Vice-Goiano de Jiu Jitsu
*Ígor Ribeiro - Campeão mundial de Jiu-Jitsu Faixa Roxa
*Ígor Ribeiro - Campeão mundial de Jiu-Jitsu Faixa Roxa

Revisão das 16h33min de 9 de setembro de 2009

 Nota: Se procura o clube de futebol, veja Itumbiara Esporte Clube.
Itumbiara
  Município do Brasil  
Itumbiara
Itumbiara
Itumbiara
Símbolos
Bandeira de Itumbiara
Bandeira
Brasão de armas de Itumbiara
Brasão de armas
Hino
Gentílico itumbiarense
Localização
Localização de Itumbiara em Goiás
Localização de Itumbiara em Goiás
Localização de Itumbiara em Goiás
Itumbiara está localizado em: Brasil
Itumbiara
Localização de Itumbiara no Brasil
Mapa
Mapa de Itumbiara
Coordenadas 18° 25' 12" S 49° 13' 04" O
País Brasil
Unidade federativa Goiás
Municípios limítrofes Goiatuba, Panamá, Buriti Alegre (N); Minas Gerais (S); Buriti Alegre (L) e Inaciolândia e Bom Jesus (O).
Distância até a capital 206 km
História
Fundação 12 de outubro de 1909

(99 anos)

Administração
Prefeito(a) José Gomes da Rocha (PP)
Características geográficas
Área total 2,461,280 km²
População total (est. IBGE/2009 [1]) 92,832 hab.
Densidade 38,7 hab./km²
Clima tropical
Altitude 448 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [2]) 0,852 muito alto
PIB (IBGE/2005 [3]) R$ 1.785.886 mil
PIB per capita (IBGE/2005 [3]) R$ 17 945,00

Itumbiara é um município brasileiro localizado no sul do estado de Goiás, na divisa com a cidade de Araporã, no estado de Minas Gerais. Sua população estimada pelo IBGE em 2008 era de 95.265 habitantes. Seus principais pontos turísticos são, o Rio Paranaíba, a Represa de Furnas e a Avenida Beira Rio. Práticas náuticas são comuns na cidade devido ao Rio Paranaíba. Itumbiara fica a uma distância de 204 quilômetros de Goiânia, 262 km de Anápolis e 400 km de Brasília. A cidade sediou o IX Jogos abertos de Goiás em 2008, em que foi a primeira vez no Interior, sendo a grande campeã Goiania e novamente em vice Itumbiara.

História

Por volta de 1824, a iniciativa do general Cunha Matos fez construir uma estrada, ligando a localidade goiana denominada Anhangüera à cidade mineira de Uberaba. Os pontos iniciais e terminais da referida estrada forçaram a sua passagem no Rio Paranaíba, divisa dos Estados de Goiás e Minas Gerais,

Essa passagem foi construída num porto e, no local, o governo estadual da época, fez instalar um posto de arrecadação de rendas. Tratando-se de travessia interestadual, o objetivo era forçar o trânsito naquele ponto. Este fato auxiliado pela fertilidade das terras da região, facilitando enormemente a agricultura e a criação de gado, contribuiu para que, aos poucos, surgisse ali uma pequena povoação. Formado esse rudimentar núcleo urbano, os seus moradores erigiram uma capela e elegeram-lhe a padroeira Santa Rita. Posteriormente em homenagem à sua Santa, o lugarejo recebeu a denominada de Porto de Santa Rita.

Foi à categoria de distrito de Santa Rita do Paranaíba em 21 de agosto de 1852, pela resolução provincial nº 18. Foi elevado a município pela Lei Estadual nº 349, de 16 de julho de 1909, era governador Urbano Coelho de Gouveia. O município foi instalado em 12 de outubro de 1909, e foi elevado à categoria de cidade pela Lei Estadual nº 518, de 27 de julho de 1915, e à categoria de Comarca pela Lei nº 621, de 29 de julho de 1918.

Engenheiro Inácio Pais Leme, construtor da estrada “Itumbiara” de Santa Rita do Paranaíba a Cachoeira Dourada, a 40 km da cidade, lançou a idéia de dar-se ao Município o nome da estrada que em tupi-guarani, significa “Caminho da Cachoeira”, sugestão aprovada pelo Governo de Goiás.

Itumbiara é sede de comarca de terceira entrância e possui quatro varas sendo: duas varas cíveis, uma vara criminal e uma vara de juizado especial.

Geografia

Divisão territorial

Além da sede municipal, o município possui os seguintes povoados: Santa Rosa do Meia Ponte – distante 48 km da sede, localizado às margens da rodovia federal BR-452, com 167 domicílios ocupados apresentando uma população de 753 habitantes. Há também o povoado de Sarandi – distante 16 km da sede, localizado às margens da rodovia federal BR-452, com sessenta domicílios ocupados e população de 216 habitantes.

Altitude e clima

A cidade está situada a uma altitude de 320 a 448 metros, dependendo do local onde forem tomadas as similares. Os pontos mais elevados existentes no município não ultrapassam a 800 metros.

As temperaturas médias máximas oscilam entre 19º a 39°C e as mínimas, 10°C e a média das compensadas de 12º a 22°C. É comum na região alteração repentina de temperaturas. Itumbiara apresenta clima tropical úmido e suas alterações climáticas mais significativas dão-se em meados de agosto a janeiro, quando o clima fica substancialmente quente com temperaturas podendo mesmo atingir 40°C.

Acidentes geográficos

O solo do município é formado por partes montanhosas e partes onduladas, mas sua maioria é plana, ideal para cultura pastoril. Há a Serra de Santa Rita, margeando o Rio Paranaíba, com derivações e penetrações dos seus contrafortes pelo interior, separando divisões de massas hídricas. Além dessa serra existem diversos morros, mas sem destaque. O município é fartamente irrigado pelos rios: Paranaíba, Rio dos Bois e Meia-Ponte. Ainda conta com mais de uma centena de Ribeirões e Córregos. A sede municipal é banhada pelo Rio Paranaíba, Ribeirão Trindade e córregos Água Suja, das Pombas e Buriti. Pela sua profusão hídrica é uma região com grande potencial hidroelétrico ora aproveitado pela Usina de Furnas. No quesito plantações, Itumbiara conta hoje com uma vasta área de cultura canavieira que alimenta a Usina Alvorada e mais 3 usinas em fase de construção para alavancar a produção de biocombustível.

Distância de algumas cidades do país

Bairros

Ver artigo principal: Bairros de Itumbiara

Política

Câmara Municipal

Ver artigo principal: Câmara Municipal de Itumbiara
Ficheiro:Itumbiara pte afonso penna.jpg
Ponte Afonso Pena

Demografia

Turismo

Ficheiro:Itumbiara beira rio.jpg
Beira Rio, Itumbiara
Beiro Rio, Itumbiara
Rio Paranaíba, Itumbiara

É de fato a água, um dos caminhos para o desenvolvimento do turismo na cidade de Itumbiara, isso caracterizado pelas vantagens competitivas da localidade neste quesito e em maior destaque o grande Lago da Represa do Rio Paranaíba que possui profundidades de 521,20 m , uma área inundada de 778 km² com um volume total de 17 bilhões m³ isso corresponde á 2 baía da Guanabara.

Ressalta-se que nos últimos anos são freqüentes na região do Lago da Represa do Rio Paranaíba, encontros pescadores e de equipes de pesca para a prática de pesca esportiva, fato que se tornou destaque em revistas especializadas que considera Itumbiara o 2º melhor lugar do Brasil para a pesca esportiva ao Tucunaré.

Itumbiara também conta o Kartódromo, ele é sede de eventos regionais, nacionais e internacionais. Com capaciade para até 5.000 pessoas

Religião

População residente por religião (Censo 2000) [4]

Educação

Itumbiarenses ilustres

  • Dante do Amaral - jogador de vôlei multicampeão mundial pela Seleção Brasileira de Voleibol
  • Zé Roberto - jogador de futebol
  • Jorge e Mateus - dupla sertaneja
  • Douglas Carvalho - multicampeão mundial de jet-ski
  • Ronil Assis Duarte - Campeão Goiano de truco
  • Volney Josué - Campeão Vice-Goiano de Jiu Jitsu
  • Ígor Ribeiro - Campeão mundial de Jiu-Jitsu Faixa Roxa
  • Alex Aparecido - Campeão Goiano de Jiu-Jitsu

Referências

  1. «Estimativas da população para 1º de julho de 2009» (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 14 de agosto de 2009. Consultado em 16 de agosto de 2009 
  2. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  3. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 19 de dezembro de 2007. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. «Religião no Brasil». IBGE 

Ligações externas

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons