Saltar para o conteúdo

Mamanguape: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 200.149.244.114 para a última versão por 187.68.105.181 (Huggle)
Linha 49: Linha 49:
}}
}}


'''Mamanguape''' é um [[município]] [[brasil]]eiro do [[estados do Brasil|estado]] da [[Paraíba]], localizado na [[microrregião do Litoral Norte]]. De acordo com o [[IBGE]] (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de [[2010]] sua população e de e 42.330 habitantes. Área territorial de aproximadamente 349 km².
'''Mamanguape''' é um [[município]] [[brasil]]eiro do [[estados do Brasil|estado]] da [[Paraíba]], localizado na [[microrregião do Litoral Norte]]. Com um índice elevado de velhacos e "puxa-sacos" nunca visto na historia dessa País. De acordo com o [[IBGE]] (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de [[2010]] sua população e de e 42.330 habitantes. Área territorial de aproximadamente 349 km².


==História==
==História==

Revisão das 15h50min de 7 de abril de 2011

 Nota: Para o rio de mesmo nome, veja Rio Mamanguape.
Mamanguape
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Mamanguape
Bandeira
Brasão de armas de Mamanguape
Brasão de armas
Hino
Lema Renasce a Esperança
Gentílico mamanguapense
Localização
Localização de Mamanguape na Paraíba
Localização de Mamanguape na Paraíba
Localização de Mamanguape na Paraíba
Mamanguape está localizado em: Brasil
Mamanguape
Localização de Mamanguape no Brasil
Mapa
Mapa de Mamanguape
Coordenadas 6° 50' 20" S 35° 07' 33" O
País Brasil
Unidade federativa Paraíba
Região metropolitana João Pessoa
Municípios limítrofes Rio Tinto, Capim, Itapororoca, Curral de Cima, Pedro Régis, Jacaraú, Mataraca, Canguaretama- RN e Pedro Velho- RN.
Distância até a capital 50 km
História
Fundação 25 de outubro de 1855 (168 anos)
Administração
Prefeito(a) Eduardo Carneiro de Brito (PSB, 2009–2012)
Características geográficas
Área total [1] 348,745 km²
População total (IBGE/2010[2]) 42 330 hab.
Densidade 121,4 hab./km²
Clima tropical
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [3]) 0,581 baixo
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 223 962,641 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 5 408,94

Mamanguape é um município brasileiro do estado da Paraíba, localizado na microrregião do Litoral Norte. Com um índice elevado de velhacos e "puxa-sacos" nunca visto na historia dessa País. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2010 sua população e de e 42.330 habitantes. Área territorial de aproximadamente 349 km².

História

A origem do nome Mamanguape é a junção dos nomes indígenas cujo significado é: "bebedouro". A antiga área de ocupação da cidade compreendia territórios hoje pertencentes a dez municípios: Rio Tinto, Baía da Traição, Marcação, Itapororoca, Jacaraú, Pedro Régis, Curral de Cima, Capim, Cuité de Mamanguape e Mataraca, contando com praias como Barra de Mamanguape e Praia de Campina, hoje pertencentes à Rio Tinto. Chegou a ser a 2° cidade mas desenvolvida da Paraíba e por causa disso teve o privilégio de receber o imperador Dom Pedro II.

Economia

É conhecida como a Capital do Vale por ser a maior e mais importante cidade da região do Vale do Mamanguape, entre eles uma economia sólida, o que faz da cidade um dos maiores PIB do estado. Existe um vasto comércio de roupas, eletro-eletrônicos, calçados, alimentos, agências bancárias, usinas de açúcar, álcool e cachaça e também há um gasoduto que abastece dois postos de combustível da cidade e também vende para outras cidades. O rio Mamanguape banha o município, mas sofre com os estragos provocados pelas usinas e plantações de cana; o desmatamento das plantas ribeirinhas provoca a lenta morte do rio, o assoreamento é evidente à altura da BR-101, mas também o seu estado atual se deve a criação de barragens em todo o seu trajeto. Porém, a duplicação da BR-101 trouxe inúmeros benefícios, proporcionando empregos diretamente e indiretamente, favorecendo também no aspecto físico da cidade, onde aparentava ser uma cidade abandonada.

Bancos
Lojas de móveis e eletros
Lojas de Roupas e Confecções
Lojas de calçados
Usinas e engenhos
Esporte
  • Stúdio Força & Saúde (Karatê - Prof. João Leno e Treinamento Funcional - Prof. Paulinho)
  • Negreiros Academia (Nino)
  • Vadativa Academia (Divãn)

Comunicação

Mamanguape é servido pelos principais meios de comunicação tais como: Telefones (fixo e móvel), Internet (Rádio, Satélite e discada), Rádios (AM e FM), TV (canais abertos e fechados).

Celular
  • OI
  • Claro
  • Tim
  • VIVO
Rádio
  • Correio do Vale FM
  • Litoral Norte FM
  • Maná AM
Televisão
  • Cabo Branco (Globo)
  • Tambau(SBT)
  • Correio(Record)
  • O Norte(Band)
  • Miramar(Brasil)
  • Itararé(Cultura)
  • Tv Arapuam (Rede TV)
Internet
  • Internet Sim
  • Connect

Turismo

Pontos interessantes do município: Casa do Imperador, casas tombadas, o antigo presídio, as Igrejas de São Pedro e São Paulo, do Rosário e de São Sebastião. Possui vastas matas virgens como por exemplo: Mata dos Guaribas, Bica do Sertãozinho, Reserva do Pau-Brasil e o Horto Florestal, além do Hotel Fazenda Camaratuba .

Feriados
  • 29 de Junho Padroeiros São Pedro e São Paulo
  • 25 de outubro Emancipação Política(Também aniversário da rádio comunitária Litoral Norte FM)
Centro Cutural Fenix

O antigo Mercado de Mamanguape que foi edificado pelo capitão Paulino Fernandes da Costa, em 1874, há 134 anos. Em 1901, sendo presidente do conselho municipal o Capitão Francisco Ivo, foi construído mais um compartimento, seis anos depois, pelo então Prefeito Cel. José Campelo, foram realizados diversos melhoramentos e novas talhas para o corte de peixe e carne. Um ano depois, no seu segundo mandato de Prefeito, o Major José Pedro Batista Carneiro concluiu a calçada do Mercado e colocou lampiões de azeite para iluminação externa.

Em 6 de agosto de 1943 tem conhecimento da última restauração realizada no antigo Mercado, há 65 anos pelo Prefeito Dr. José Fernandes de Lima. Em 2005 os comerciantes do mercado se mudaram para outro local conhecido como mercado novo, deixando o antigo prédio abandonado. Em 2006 teve início a obra para transformamr o antigo mercado em um Centro Cultural. Em 4 de julho de 2008 a restauração do prédio foi inaugurada pelo ex-prefeito Fábio Fernandes Fonsêca, passando a se denominar Centro Cultural Fenix. O prédio conta com um auditório multi-uso (cinema, teatro, música, apresentações folclóricas, seminários, congressos, palestra, lançamento de livros, festival e capacitações); brinquedoteca; sala de reboco (espaço para exposições e performances diversas); inclusão digital; sala de música; espaço para oficinas temáticas (artesanatos, danças e artes plásticas), camarim, lanchonete e banheiros.

O município é servido pela empresa de transporte Viação Rio Tinto Ltda, que faz a conexão intermunicipal.

Religião

A maioria da população é católica. Há uma igreja matriz e oito igrejas menores na cidade. O restante da população pertence às religiões protestantes. A cidade conta também com a presença da Igreja Adventista do Sétimo Dia, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias, Dos Testemunhas de Jeová, e de Centros Espíritas.

Educação

A escola de maior renome é o Colégio Novo Astral, cuja dedicação da dona da citada escola - a conhecida Tia Belca - é de conhecimento de todos os mamanguapenses.

Na educação também se destaca o Instituto Moderno, patrimônio histórico da cidade, fundado por Adaitom Coelho Costa que foi promotor de Mamanguape e de outros municípios da Paraíba.

Também há escolas importantes como: Executivo Colégio e Curso (nos últimos anos, é a escola que mais aprova nos vestibulares), Centro Educacional Beatriz Menezes dentre outras públicas e particulares.

Uma conquista importante foi o campus da Universidade Federal da Paraíba, que possui vários cursos (Hotelaria, Ciências Contábeis, Matemática, Secretariado Executivo Bilingue, Ecologia, Ciências da Computação, Design e Pedagogia)

Também Mamanguape já dispõe de Escolas de cursos profissionalizantes(prepara cursos,interativ@...) - Escola de Enfermagem Rosa Mística - com cursos de Técnico em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho, Auxiliar em Consultório Dentário, Técnico em Higiene Dental, entre outros.

E também há dois cursos de línguas Inglês e Espanhol, reconhecidíssimos por suas excelências- CCAA e WAVE .

Bairros e conjuntos habitacionais

Mamanguape possui doze bairros e dois conjuntos habitacionais

Bairros
  • Centro
  • Campo
  • Bela Vista
  • Sertãozinho
  • Alto do Cemitério
  • Vale Verde
  • Gurguri
  • Areial
  • Planalto
  • Cidade Nova
  • Terra Nova
Conjuntos habitacionais
  • Manoel Fernandes
  • Cícero Lucena
  • Cidade Nova

Filhos ilustres

Referências

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  2. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios da Paraíba é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:Microrregião do Litoral Norte

Predefinição:Centros de zona do Brasil