Melanina Carioca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Melanina Carioca
Informação geral
Origem Vidigal, Rio de Janeiro  Rio de Janeiro
País  Brasil
Gênero(s)
Período em atividade 2009–presente (10 anos)
Gravadora(s) Deckdisc
Integrantes Arnaldo Junior
Carol Morena
Jonathan Haagensen
Phellipe Haagensen
Ex-integrantes Micael Borges
Roberta Rodrigues
David dos Santos
Roberta Santiago
Marcello Melo Jr.
Jefferson Brasil (JB)
Jonathan Azevedo
Bruninha Rocha
Luiz Otavio
Página oficial www.melaninacarioca.com.br

Melanina Carioca é um grupo de funk carioca, formado na capital do Rio de Janeiro, no morro do Vidigal, em 2009. Originalmente o grupo foi formado por David dos Santos, Jefferson Brasil (JB), Jonathan Azevedo, Jonathan Haagensen, Luiz Otavio, Marcello Melo, Micael Borges, Roberta Rodrigues e Roberta Santiago. Atualmente, após algumas reformulações, o grupo tem como integrantes Jonathan Haagensen – o único membro original remanescentes – Arnaldo Junior, Carol Morena e Phellipe Haagensen.

Carreira[editar | editar código-fonte]

2009–12: Formação e primeiros anos[editar | editar código-fonte]

O grupo Melanina Carioca nasceu da junção de três outras bandas, formadas em diferentes épocas no morro do Vidigal, Rio de Janeiro em 2009. O projeto de hip hop "Família Luk" foi um dos primeiros a nascer, idealizado pelo ator Jonathan Haagensen e pelo músico David dos Santos. Somaram-se ao grupo outros atores formados pelo grupo teatral "Nós do Morro": Micael Borges (Mika), Marcello Melo Jr., Jonathan Azevedo, Jefferson Brasil (JB) e Luiz Otávio. Direto do Vidigal no Rio de Janeiro, o grupo leva aos palcos uma envolvente mistura de hip hop, funk carioca, sambalanço, pagode e MPB. União de ritmos que cresceu e se moldou a cada um dos mais de 20 shows mensais do Norte ao Sul do Brasil, marcados por muita interação entre os artistas e o público.[1] David dos Santos, que já tinha uma banda de sambalanço chamada "Pegada da Malásia", foi convidado a fazer um show de recepção para o amigo Jonathan Haagensen, que voltava ao Vidigal após três meses de ausência, depois de participar do reality show, "A Fazenda". Subiu em um palco acompanhado de um novo grupo vocal, o "Fina Flor", depois denominado "Linda Flor", formado pelas atrizes Roberta Rodrigues, Cintia Rosa, Sabrina Rosa e Roberta Santiago. Para completar, juntaram-se a eles os integrantes da "Família Luk". O encontro deu tão certo que virou projeto. Desde setembro de 2009, o grupo se apresentara na boate carioca "Melt", no Leblon, e já realizara inúmeros shows no Rio de Janeiro. Entre eles, uma apresentação no Maracanãzinho para aproximadamente 5 mil jovens pelo projeto "Levanta a Cabeça". Caiu nas graças dos jovens ao ser escolhida, por enquete realizada em escolas, para fazer o show de abertura das Olimpíadas Escolares 2010.[2]

Com um público fiel desde 2009, a turma já dividiu palco com outros grandes artistas em seus shows, como Caetano Veloso, Seu Jorge, Marcelo D2, Sandra de Sá, Grupo Revelação e Flora Matos. Até nos dias de hoje, o "Melanina Carioca" faz parte do casting da "WFA Eventos", no Rio de Janeiro. Requisitada para eventos culturais e de moda, fez apresentações na festa de encerramento do "Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro", no Cine Odeon, no "Festival Gastronômico de O Globo", e na edição de inverno 2010 do Fashion Rio, no Pier Mauá, no lançamento do filme 400x1, na Vila Daslu, em São Paulo, e também dos eventos "Hip Hop Celebra", na Cinelândia, e da "Semana da Consciência Negra", na Praça XV. Em dezembro de 2010, se apresentou na entrega do Prêmio Brasil Olímpico, realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil na casa de shows Vivo Rio. E em 1º de junho de 2011, o grupo lançara o primeiro single de trabalho, a canção "Deixa Se Envolver".

2013–14: Ao Vivo e #VemDançar[editar | editar código-fonte]

Em 23 de janeiro de 2013, o "Melanina Carioca" participou do programa "Encontro" com Fátima Bernardes[3] e no dia 25 de agosto, participou do programa "Esquenta!", também da Rede Globo. Os integrantes contaram um pouco da trajetória do grupo e cantou o single "Deixa se Envolver".[4] Ainda em 2013, foi disponibilizado, apenas em formato digital e independentemente de gravadora, a Demo "Melanina Carioca Ao Vivo", um material gravado ao vivo, apenas em áudio, sendo liberado como um experimento ao vivo do grupo no palco. Do material foi tirado o single-promocional "Pros Amigos". Outra demo, "Melanina Carioca Tour 2014", foi distribuída em 2014 nas tardes de autógrafos e shows do grupo, também mostrado em uma entrevista no programa "Agora É Tarde", com Rafinha Bastos. Em 26 de agosto de 2014, Marcello Melo Jr., postou uma foto dele no estúdio da Deckdisc, gravando com o grupo a nova música de trabalho, "Me Pega". Lançada em 16 de dezembro de 2014, como single-promocional.

Em 16 de dezembro de 2014, o grupo lançou o "#VemDançar", primeiro EP de estúdio. O álbum é exclusivo no formato digital, lançado pela Deckdisc no iTunes. Com dez faixas, incluindo os já sucessos "Deixa se Envolver" e "Vem Dançar", o álbum conta ainda com a participação especial do cantor Belo na faixa "Volta". Além dos diversos sucessos próprios, como "Deixa Se Envolver", "Frente pro Mar", "Aquela Gata", e a "Vem Dançar" – clipe exibido diariamente no canal Multishow em 2014 - o grupo faz uma homenagem a outros músicos brasileiros, com versões exclusivas e cheias de swing. Completam o repertório letras como "Olhos Coloridos", Sandra de Sá; "Mar de Gente", O Rappa; "Salve Jorge", Seu Jorge; "Sina", Djavan, e "Ai, Se eu te Pego", Michel Teló. Em 25 de janeiro de 2015, a "Burn On Stage", no Guarujá, palco de grandes eventos e shows, foi cenário de gravação do primeiro DVD do grupo.

2015–16: Vivendo de Amor e Melanina na Balada[editar | editar código-fonte]

O CD e DVD, intitulado "Vivendo de Amor (ao vivo)" terá 17 faixas e marca uma nova fase do grupo. Conta com participações especiais de amigos que também são referências para os integrantes do grupo. O projeto tem o selo da gravadora Deckdisc. A produção musical fica por conta de Walmir Borges e supervisão de João Augusto (Deck). O show contou as participações de Mumuzinho, Belo, Xande de Pilares, Di Ferrero, MC Sapão e Mika.[5] Em 18 de abril de 2015, uma foto da integrante Roberta Rodrigues foi postada nas redes sociais do grupo com a notícia: "Roberta Rodrigues tá muito linda nesse DVD, que em maio estará pronto! Aguardem! #DVDVivendoDeAmor". Em 2015, a canção "Deixa Se Envolver" entrou para a trilha sonora vol. 1 do novo folhetim das nove, da Rede Globo, a novela Babilônia. Logo depois, também para a série Chapa Quente junto com a canção "Me Pega". Em 16 de julho de 2015, o grupo publicou, em suas redes oficiais, o teaser de um mini-documentário, que mostrara os momentos descontraídos, antes do show, a viagem, as conversas, as histórias, o backstage do grupo.

Em março de 2016, foi anunciado nas redes sociais do grupo sobre o breve lançamento de uma nova música com a participação do cantor pernambucano Well. E o aviso de lançamento da segunda parte da "Tour #VivendoDeAmor". Além de estarem em processo de gravação. No mês seguinte, o grupo iniciou a divulgação de pequenas amostras do primeiro 'single' do futuro trabalho, a canção "Vai Que Cola" (com participação de Matheus & Kauan); e em 1º de julho de 2016 lançara o EP "Melanina na Balada – Remixes". Em junho, o grupo foi finalista do "27° Prêmio da Música Brasileira - Ano Gonzaguinha", na categoria "Canção Popular/ Grupo", por Vivendo de Amor (ao vivo). E concorre a três categorias da 1ª fase do Prêmio Multishow. Em 20 de julho de 2016, o integrante Luiz Otavio concedeu uma entrevista para a "Televisão Central da China", a CCTV (China Central Television), sobre a carreira do grupo. Uma foto de Luiz Otavio junto à equipe da CCTV, no alto do Vidigal, foi postada nas redes sociais do grupo com a legenda "Muito gratos em saber que #MelaninaCarioca encontra-se disponível nas plataformas de playlist da China, expandindo os horizontes".

2017–presente: Nuvem e reformulação[editar | editar código-fonte]

Em 2 de junho de 2017, o grupo lançou seu terceiro EP de trabalho, intitulado, "Nuvem", com seis faixas. A canção Nuvem foi lançada como primeiro single, seguido por Linda Flor, como segundo single. Em agosto de 2017 Roberta Rodrigues – que havia se tornado mãe e precisava de mais tempo para a vida pessoal – e David dos Santos deixam o grupo.[6] Em outubro é a vez de Roberta Santiago sair do grupo para dedicar se a carreira de atriz.[7] Em novembro o grupo lança seu novo single, "Linda Flor", em homenagem à filha da ex-integrante Roberta Rodrigues e, no mesmo mês, Marcello Melo também decideu desligar-se.[7] Em fevereiro de 2018 JB e Jonathan Azevedo também deixam o grupo e são anunciados como novos integrantes Arnaldo Junior, Bruninha Rocha, Carol Morena e Phellipe Haagensen, iniciando a "Tour Eletroacústico". Porém, em agosto do mesmo ano, Luiz Otavio e Bruninha Rocha deixam o grupo, também.[7][8]

Em 9 de novembro de 2018, o grupo lançara o novo single, "Adrenalina", com a formação dos 4 (quatro) integrantes. 2019 o grupo completa 10 anos e os fãs aguardam por uma comemoração.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Extended plays (EPs)[editar | editar código-fonte]

Lista de álbuns
Álbum Detalhes
#VemDançar[9]
Melanina na Balada – Remixes[10]
  • Lançamento: 1 de julho de 2016
  • Formato: EP, download digital
  • Gravadora: Deckdisc
Nuvem[11]
  • Lançamento: 2 de junho de 2017
  • Formato: EP, download digital
  • Gravadora: Deckdisc

Álbuns ao vivo[editar | editar código-fonte]

Lista de álbuns
Álbum Detalhes
Melanina Carioca Ao Vivo[12]
  • Disponibilizado: 1 de agosto de 2013
  • Formato: Download digital, demo
  • Gravadora: Independente
Melanina Carioca Tour 2014
  • Disponibilizado: 13 de novembro de 2014
  • Formato: CD demo
  • Gravadora: Independente
Vivendo de Amor (ao vivo)[13]
  • Lançamento: 9 de junho de 2015
  • Formato: CD, DVD, download digital
  • Gravadora: Deckdisc

Singles[editar | editar código-fonte]

Como artista principal
Título Ano Álbum
"Deixa Se Envolver"[14] 2011 Melanina Carioca Ao Vivo
"Pros Amigos" 2013 Melanina Carioca Tour 2014
"Deixa Se Envolver" (relançamento)[15] 2014 #VemDançar
"Vem Dançar"[16]
"Volta"
(part. Belo)
"Me Pega"
(part. MC Sapão)
Vivendo de Amor
"Cor da Pele"[17]
(part. Xande de Pilares)
2015
"Deixa Rolar"
"Vai Que Cola"[18]
(part. Matheus & Kauan)
2016 Adicionado à nenhum álbum
"Nuvem" 2017 Nuvem
"Linda Flor"
"Jóia Rara"
(part. Gaab)
2018 Adicionado à nenhum álbum
"Adrenalina" Adicionado à nenhum álbum
Como artista convidado
Título Ano Álbum
"É do Brasil"
(MC Vanin e MC Zoião part. Melanina Carioca)
2014 Adicionado à nenhum álbum

Outras aparições[editar | editar código-fonte]

Título Ano Outro(s) artista(s) Álbum
"Menina Má" 2014 MC Nego do Borel Da Lama à Ostentação[19]
"Nega da Boreli (Interlúdio)"
"Calçada Vira Passarela" 2016 Samba Aí Samba Aí Ao Vivo
"Quero Ver Você Dançar Sandra de Sá Lado B

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Turnês[editar | editar código-fonte]

  • Turnê Melanina na Estrada (2009–14)
  • Turnê #VemDançar (2014–15)
  • Turnê Vivendo de Amor (2015–18)[20]
  • Tour Eletroacústico (2018–presente)

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Resultado
2015 Meus Prêmios Nick Revelação Musical Indicado
2016 Prêmio da Música Brasileira Canção Popular/ Grupo Indicado

Referências

  1. G1. «Grupo musical formado por atores da Globo». Consultado em 07 de dezembro de 2013  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. www.jornaldebrasilia.com.br. «Calourada UnB recebe Melanina Carioca e Mc Sapão». Consultado em 07 de dezembro de 2013  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. Rede Globo (23 de janeiro de 2013). «Melanina Carioca se apresenta no Encontro com Fátima Bernardes». 23 de janeiro de 2013. Consultado em 23 de janeiro de 2013 
  4. Rede Globo (25 de agosto de 2013). «Melanina Carioca se apresenta no Esquenta!, de Regina Casé». 25 de agosto de 2013. Consultado em 25 de agosto de 2013 
  5. Extra. «Melanina Carioca prepara DVD com participações especiais». Consultado em 25 de janeiro de 2015 
  6. Globo. «Susana Vieira visita Linda Flor, a filha da atriz Roberta Rodrigues». Consultado em 24 de janeiro de 2018 
  7. a b c NotiSul. «TALENTO DA TERRINHA: Tubaronense passa a integrar o grupo Melanina Carioca». Consultado em 24 de janeiro de 2018 
  8. NotiSul. «TALENTO DA TERRINHA: Tubaronense passa a integrar o grupo Melanina Carioca». Consultado em 24 de janeiro de 2018 
  9. Deckdisc. «Melanina Carioca – #VemDançar». Consultado em 07 de dezembro de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  10. «Melanina Carioca lança novo EP». Yehstar. 22 de junho de 2016. Consultado em 23 de junho de 2016. Arquivado do original em 21 de setembro de 2016 
  11. «Melanina Carioca - Nuvem». Consultado em 31 de janeiro de 2018 
  12. «Melanina Carioca Ao Vivo». Reverb Nation. Consultado em 11 de abril de 2017 
  13. «iTunes - Melanina Carioca: "Vivendo de Amor (ao vivo)" - 9/Junho». iTunes Store. Apple, Inc. (BRA). Consultado em 16 de Maio de 2015 
  14. «Top 100 Billboard Brasil - Semanal». Billboard Brasil. 10 de agosto de 2015. Consultado em 10 de agosto de 2015. Arquivado do original em 23 de setembro de 2015 
  15. «Top 100 Billboard Brasil - Semanal». Billboard Brasil. 10 de agosto de 2015. Consultado em 10 de agosto de 2015. Arquivado do original em 23 de setembro de 2015 
  16. «Melanina Carioca: "Vem Dançar"». iTunes Store. Apple, Inc. (BRA). Consultado em 6 Maio de 2014 
  17. «Melanina Carioca lança novo single com videoclipe ao vivo com participação de Xande de Pilares». Vírgula. Consultado em 29 Maio de 2014 
  18. «Melanina Carioca lança novo single de trabalho com participação da dupla Matheus & Kauan». 18 de julho de 2016. Consultado em 20 de julho de 2016 
  19. «MC Nego do Borel lança clipe de "Menina Má" com Melanina Carioca». www.purebreak.com.br. Consultado em 07 de dezembro de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  20. PotalBPop. «Melanina Carioca começará nova turnê após lançamento de DVD». Consultado em Abril de 2015. Arquivado do original em 19 de abril de 2015  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]