Microsoft Flight Simulator

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre a franquia de jogos eletrônicos. Para o jogo de 2020, veja Microsoft Flight Simulator (jogo eletrônico de 2020).
Microsoft Flight Simulator

Logotipo usado desde a versão 5.0
Desenvolvedor Microsoft
subLOGIC
Bruce Artwick Organization (BAO)
Aces Studio
Asobo Studio
Lançamento 1982
Versão estável Microsoft Flight Simulator - Lançado em 2020
Sistema operacional Microsoft Windows, OS X e DOS
Gênero(s) Simulador de voo
Tamanho cerca de 90 GB

Microsoft Flight Simulator é uma franquia de simuladores de vôo virtuais para computador e console. Criado pela Microsoft para uso doméstico, a série conta com 14 títulos disponíveis.

História[editar | editar código-fonte]

O começo[editar | editar código-fonte]

O Microsoft Flight Simulator começou ser desenvolvido como um conjunto de artigos sobre gráficos de computador escritos por Bruce Artwick em 1976 sobre programas de gráficos 3D. Quando o editor da revista disse que os leitores queriam comprar o programa, Bruce Artwick incorporou uma companhia chamada subLOGIC Corporation em 1977 e começou a vender simuladores de voo para os computadores 8080 como o Altair 8800 e o IMSAI 8080. Em 1979 a subLOGIC lançou o Flight Simulator para o Apple II. Em 1980 a subLOGIC lançou uma versão para o TRS-80, e em 1982 eles licenciaram uma versão IBM PC com gráficos CGA para a Microsoft, o qual foi lançado como Microsoft Flight Simulator 1.0. A subLOGIC continuou a desenvolver o produto para outras plataformas, e seu melhorado Flight Simulator 2.0 foi lançado para o Apple II em 1983, para o Commodore 64 e o Atari 800 em 1984, e para o Commodore Amiga e Atari ST em 1986.

O sucesso[editar | editar código-fonte]

Enquanto isso, Bruce Artwick deixou a subLOGIC para fundar a Organização Bruce Artwick (BAO) e trabalhar nos subseqüentes lançamentos da Microsoft, começando com Microsoft Flight Simulator 3.0 em 1988. Microsoft Flight Simulator chegou a maturidade comercial com a versão 3.1, e então passou a utilizar gráficos 3D e hardware de aceleração para se tornar um produto de alta qualidade.

Desde então, várias versões foram lançadas como: Microsoft Flight Simulator 4.0, Microsoft Flight Simulator 5.0, Microsoft Flight Simulator 95, Microsoft Flight Simulator 98, Microsoft Flight Simulator 2000, Microsoft Flight Simulator 2002, Microsoft Flight Simulator 2004 e o Microsoft Flight Simulator X.

A primeira versão a usar texturas fotorrealistas via satélite foi a versão 5.0, sendo mais tarde atualizada e lançada para Windows 95 com o nome de Microsoft Flight Simulator 95.

Em 1995, o estúdio BAO muda seu nome para Aces Game Studio.

O ACES Game Studio encerra as suas atividades[editar | editar código-fonte]

Em 26 de janeiro de 2009 a Microsoft informou o fechamento do laboratório de desenvolvimento do Flight Simulator, o ACES Game Studio, e a dispensa dos profissionais que desenvolviam o produto.[1][2] O site oficial do Flight Simulator, registrou o fato, no artigo "About the Aces Team":

"Esta difícil decisão foi tomada para alinhar os recursos da Microsoft com nossas prioridades estratégicas. O MS Flight Simulator X continuará disponível nas lojas, a comunidade continuará usando o software e continuaremos comprometidos com o produto no longo prazo."

De acordo com Phil Taylor, ex-empregado do laboratório ACES, o fechamento da unidade não foi devido a resultados financeiros adversos do MS Flight Simulator X, mas por questões gerenciais combinadas com atrasos de projeto e falta de pessoal, ao mesmo tempo em que a Microsoft tenta cortar custos.[3]

Especulava-se que futuras versões seriam parte de um jogo para Internet ou do Xbox 360.[4]

Microsoft Flight[editar | editar código-fonte]

Em 17 de agosto de 2010 a Microsoft anunciou na Gamescom 2010 uma "nova versão" do Flight Simulator. Ainda em desenvolvimento, se chamaria Microsoft Flight, e de acordo com a empresa, traria uma nova perspectiva para um gênero com muitos anos de vida. Porém tal não aconteceu, sendo um fracasso.

Lançado em 29 de fevereiro de 2012 o Microsoft Flight foi descontinuado em menos de seis meses após seu lançamento. Um dos principais motivos para descontinuar seria o fato de ter sido muito criticado por fãs e amantes do Flight Simulator por ter perdido totalmente o foco da série e pela "falta de realismo", sendo considerado apenas um "jogo". Apesar de ter sido descontinuado, o Microsoft Flight ainda continua disponível para download em seu site oficial e dispõe de seu conteúdo extra (cenários, aeronaves, missões, etc) que continuará a ser pago.

Microsoft Flight Simulator X: Steam Edition[editar | editar código-fonte]

Em 9 de dezembro de 2014, a empresa Dovetail Games, produtora da premiada série de jogos Train Simulator anunciou que estava relançando o simulador com o nome de Microsoft Flight Simulator X: Steam Edition. A nova versão foi lançada em 18 de dezembro de 2014 com mais de 20 tipos de aeronaves e mais de 24.000 aeroportos. O software foi atualizado para suportar o Windows 8.1 e multi-jogadores.[5]

O Retorno inesperado[editar | editar código-fonte]

Na E3 de 2019, de forma inesperada, foi anunciado que uma nova versão do Microsoft Flight Simulator seria lançada, sendo desenvolvida pela Asobo Studio. Em 18 de Agosto de 2020 o novo Microsoft Flight Simulator foi lançado, recebendo criticas excelentes.[6][7]

Recursos[editar | editar código-fonte]

A versão atual do Flight Simulator conta com cerca de 25.000 aeroportos criados no mundo inteiro, alguns bem detalhados como os das principais cidades dos Estados Unidos e Europa. Estão incluídas no jogo mais de 24 aeronaves para se voar, desde aviões do início do século XX aos modernos jatos comerciais da atualidade.

O Flight Simulator também tem a possibilidade de simular o clima real, no qual informações sobre nuvens, vento, entre outros itens, são baixados pela internet. Também existe a possibilidade de se baixar Add-Ons (como aeronaves, cenários de aeroportos, texturas do solo, etc).

Add-Ons[editar | editar código-fonte]

Com a intenção de aumentar a realidade do jogo, muitas empresas tem surgido para criar aeronaves, cenários e programas para melhorar os gráficos do solo, céu, mar entre outros itens.

Existem os Add-Ons pagos (chamados paywares) e os que são disponibilizados de graça em sites pelos próprios autores (Add-Ons freewares).

Um dos mais famosos é o FsPassengers que adiciona passageiros ao Flight Simulator.

Outra empresa de produção de Add-Ons muito conhecida é a PMDG, fundada pelo comandante Robert Randazzo, em 1997.

VAs (Virtual Airliners)[editar | editar código-fonte]

VAs são companhias virtuais que simulam companhias aéreas reais. Existem desde meados da década de 1990. A maioria possui o mesmo sistema de funcionamento, os pilotos virtuais se inscrevem, ganham uma matrícula, e passam a fazer voos em aeronaves e rotas que também estabelecidas pela VA. Ao enviarem à companhia o seu relatório de horas de voo, os jogadores sobem gradualmente na hierarquia da empresa. Algumas VAs são baseadas em companhias aéreas verdadeiras e outras, fictícias.

Voos Online[editar | editar código-fonte]

Outro recurso do jogo é a possibilidade de se voar online, ou seja, através de uma conexão com a internet, pode haver interacção entre pilotos e controladores de voo.

Hoje muitas companhias virtuais, as VAs (Virtual Airliners), operam em servidores na Internet, seus membros realizam voos baseados nos voos de companhias reais.

Outro fator interessante é que o tempo de duração de um voo é o mesmo da aviação real, além do mais, voando online com a função multiplayer ativa os pilotos podem ver as outras aeronaves e comunicar-se com os demais cmtes e com os controles de tráfego pelo teamspeak.

Os voos online podem simular o tempo (condição climática) real, com constantes atualizações durante o voo.

Jogo ou Simulador?[editar | editar código-fonte]

O Microsoft Flight Simulator é tido por muitos como um simulador, mas no Brasil não pode ser assim chamado, pois não é homologado como tal. Para ser considerado um Simulador segundo as normas Brasileiras, ele precisaria apresentar-se como uma réplica em tamanho natural, contendo instrumentos, equipamentos, painéis e controles de uma aeronave (ser uma cabine de avião em tamanho natural), possuir controles que simulem a rotação do piloto em três eixos, instrumentos reais (e não apenas na tela), e ter sido avaliado, qualificado e aprovado pela ANAC.

Porém, uma característica do Flight Simulator é que ele fornece todos os instrumentos de controle e navegação básicos da aviação, fornece o planeta Terra inteiro de forma virtual e detalhado, com praticamente todos os aeroportos, e a geografia dos locais, tais como relevo e condições climáticas, é muito semelhante a real.

O único software emulado em computadores caseiros que possuem homologação de simulador é o concorrente X-Plane, inclusive homologado pela FAA. O Flight Simulator ganha graficamente, mas perde em todos os outros quesitos de realidade, principalmente interação aeronave x ambiente, não servindo de parâmetro para simulação.

Sequência da série[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]