Saltar para o conteúdo

Casa Grande de Grijó: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Página marcada como sem fontes, usando FastButtons
Linha 3: Linha 3:
{{Sem imagem|pt|data=agosto de 2012}}
{{Sem imagem|pt|data=agosto de 2012}}


O '''Palácio de Grijó''' é um [[edifício]] [[barroco]], datado do [[século XVII|seiscento]], localizado na [[aldeia]] de Grijó, perto de [[Reriz]], no concelho de [[Castro Daire]]. Infelizmente, o edifício barroco, de grande valor para a [[arquitectura]] [[portugal|portuguesa]], está caído em ruínas, sendo que parte do seu [[telhado]] já abateu, levando consigo partes do magnífico [[balaustre]]. Nas [[década de 1960|décadas de 1960]] e [[década de 1970|1970]], o edifício era palco de [[festa]]s e de [[romaria]]s. Porém, com o [[tempo]] a enfrentar a [[segurança]] do edifício, estas tiveram que ser interrompidas.
O '''Palácio de Grijó''' é um [[edifício]] rococó, datado do [[século XVII|seiscento]], localizado na [[aldeia]] de Grijó, perto de [[Reriz]], no concelho de [[Castro Daire]]. Infelizmente, o edifício barroco, de grande valor para a [[arquitectura]] [[portugal|portuguesa]], está caído em ruínas, sendo que parte do seu [[telhado]] já abateu, levando consigo partes do magnífico [[balaustre]]. Nas [[década de 1960|décadas de 1960]] e [[década de 1970|1970]], o edifício era palco de [[festa]]s e de [[romaria]]s. Porém, com o [[tempo]] a enfrentar a [[segurança]] do edifício, estas tiveram que ser interrompidas.


==Estrutura==
==Estrutura==
Linha 11: Linha 11:
=={{Ver também}}==
=={{Ver também}}==


* Rococó
* [[Barroco]]
* [[Castro Daire]]
* [[Castro Daire]]
* [[Balaustrada]]
* [[Balaustrada]]
*
* [[Arquitectura do barroco]]


{{esboço-palácio}}
{{esboço-palácio}}

Revisão das 14h52min de 23 de maio de 2014

O Palácio de Grijó é um edifício rococó, datado do seiscento, localizado na aldeia de Grijó, perto de Reriz, no concelho de Castro Daire. Infelizmente, o edifício barroco, de grande valor para a arquitectura portuguesa, está caído em ruínas, sendo que parte do seu telhado já abateu, levando consigo partes do magnífico balaustre. Nas décadas de 1960 e 1970, o edifício era palco de festas e de romarias. Porém, com o tempo a enfrentar a segurança do edifício, estas tiveram que ser interrompidas.

Estrutura

A planta do edifício, de dois andares, juntamente com a cave e a adega, é rectangular. A fachada principal conta com doze janelas, dispostas lateralmente ao portal de entrada, sobre o qual se exibe o brasão de armas dos Senhores de Grijó, sob um frontão em mármore. As janelas e o portal principal são emoldurados por mármore trabalhado em rocaille. No cimo, está patente uma balaustrada, culminante nos pináculos que sobrepõem cada esquina da casa. As traseiras do edifício estão voltadas para um vale cortado pelo rio Paiva. No interior do Palácio, há uma extensa escadaria que dá acesso ao andar superior, o andar nobre, e uma pequena colecção de armaria e de objectos equestres.

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre um palácio é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.