Pintura clássica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Rafael - Auto-retrato

Primeira abordagem[editar | editar código-fonte]

O adjetivo “clássica (o)” aplicado às artes presta-se a muitas confusões. A plurivalência da expressão já é clássica (tradicional).

A pintura ou arte clássica, stricto senso, refere àquela praticada no período clássico dos antigos gregos e romanos.

“A natureza desta arte grega clássica, cujo régio mármore brilha em impecável beleza
das paredes das construções e das esculturas, sem o constrangimento do arcaico e sem o
arrebatamento do barroco, ainda hoje pode ser sentida nas construções que um destino
bondoso conservou na Acrópole". (Leicht, pg. 244; grifos nosso).

Lato senso, pintura ou arte clássica implica a atitude estética que segue os cânones destes povos, como a pintura da Alta renascença, segundo Wölfflin (1990), ou seja, a pintura de Leonardo da Vinci, Michelângelo e Rafael Sanzio e outros.

Monet - Impression, soleil levant

É “a arte da beleza tranqüila”, diz Wölfflin (2000, pg. 47), referindo-se à Alta renascença: “beleza libertadora que experimentamos como um bem-estar geral e uma intensificação uniforme de nossa força vital. Em suas criações perfeitas não se encontra nada pesado ou perturbador, nenhuma inquietação ou agitação – todas as formas manifestam-se de modo livre, integral e sem esforço”.(id. ibidem)

Mas, “pintura clássica” pode, também, referir, em qualquer época ou estilo, àquelas obras – e por conseguinte, os artistas - que se tornaram o padrão, por excelência.

Podemos dizer, por exemplo: “Impression, soleil levant” é uma pintura “clássica” de Monet (vale dizer: do Impressionismo ou impressionista), assim como dizemos que Guernica é um “clássico” de Picasso.
Enquanto a história não encontrar termos mais bem definidos, dependerá sempre do contexto, o entendimento sobre o que é, ou não, uma “pintura clássica”.gs. pci

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]