Pintura metálica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pintura verde-metálica num Cadillac.

A pintura metalizada ou metálica, em alguns casos conhecida como policromática, é um tipo de pintura utilizada em automóveis e outras superfícies. A pintura metalizada permite revelar os contornos da carroceria mais que a pintura normal.

Produção[editar | editar código-fonte]

A pinturas metalizadas quase sempre consistem em uma base de laca transparente, a aplicação da tinta especial e a cobertura de verniz uretano para se conseguir proteção e brilho.

Variações[editar | editar código-fonte]

Existem duas variações básicas da pintura metalizada: A pintura perolizada, que apresenta cores sutilmente diferentes dependendo do ponto de visão e intensidade da luz incidida sobre ela. E a pintura policromática, onde as cores mudam de forma radical dependendo do ângulo em que se olha. As pinturas policromáticas foram usadas pela Nissan em algumas edições especiais. Existe também uma terceira variação que resulta num efeito arco íris, porém não muito usado em automóveis, mas sim em capacetes e bicicletas. Consiste em uma base de prata metalizado coberta com uma laca colorída, porém translúcida ou de uretano. Este tipo de pintura proporciona um efeito de profundidade, porém, o retoque em tal pintura é impossível, onde os danos podem ser irreversíveis.

Valor[editar | editar código-fonte]

Os fabricante aplicam um valor sobre esse opcional em veículos novos, no que certas vezes podem ser altas porcentagens do valor do veículo em contra posição sobre as cores sólidas.