Pombo-passageiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaPombo-passageiro
Fotografia de uma fêmea viva no aviário de Charles Whitman (1896/98).

Fotografia de uma fêmea viva no aviário de Charles Whitman (1896/98).
Estado de conservação
Status iucn3.1 EX pt.svg
Extinta  (1914) (IUCN 3.1) [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Columbiformes
Família: Columbidae
Género: Ectopistes
Swainson, 1827
Espécie: E. migratorius
Nome binomial
Ectopistes migratorius
(Linnaeus, 1766)
Distribuição geográfica
Área de ocorrência máxima (amarelo) e zona de reprodução (vermelho)
Área de ocorrência máxima (amarelo) e zona de reprodução (vermelho)
Sinónimos

Pombo-passageiro (nome científico:Ectopistes migratorius) é uma espécie extinta de pombo que era endêmica da América do Norte. Único membro do gênero Ectopistes, a ave desapareceu na natureza por volta do ano 1900, e o último exemplar conhecido, uma fêmea chamada Martha, morreu no Zoológico de Cincinnati em 1º de setembro de 1914.

Taxonomia[editar | editar código-fonte]

O famoso naturalista sueco Carlos Lineu criou o nome binomial Columba macroura, tanto para a rola-carpideira como para o pombo-passageiro na edição de 1758 da sua obra Systema Naturae (o marco inicial da nomenclatura biológica), na qual ele parece ter considerado os dois idênticos. Esta descrição composta cita relatos destas aves de dois livros mais antigos. Um deles foi a descrição de Mark Catesby do pombo-passageiro, que foi publicada em sua obra Natural History of Carolina, Florida and the Bahama Islands (1731-1743), que se refere a esta ave como Palumbus migratorius, e foi acompanhada da primeira ilustração publicada da espécie. A descrição de Catesby foi combinada com a descrição de 1743 da pomba por George Edwards, que usou o nome de C. macroura para essa ave. Não há nada que sugira que Lineu tenha visto espécimes dessas aves, e acredita-se que sua descrição é totalmente derivada desses relatos anteriores e de suas ilustrações. Em sua edição de 1766 do Systema Naturae, Lineu deixou cair o nome de C. macroura, e em vez usou o nome de C. migratoria para o pombo-passageiro, e C. carolinensis para a rola-carpideira.[2] Na mesma edição, Lineu também chamou de C. canadensis, com base em Turtur canadensis, como o usado por Mathurin Jacques Brisson em 1760. A descrição de Brisson foi demonstrada mais tarde ter sido baseada numa fêmea do pombo-passageiro.

Em 1827, William John Swainson moveu o pombo-passageiro do gênero Columba para o novo gênero monotípico Ectopistes, em parte devido ao comprimento das asas e a forma de cunha da cauda. Em 1906, Outram Bangs sugeriu que porque Linnaeus tinha total copiado o texto de Catesby quando cunhou C. macroura, este nome deve aplicar-se o pombo-passageiro, como E. macroura. Em 1918, Harry C. Oberholser sugeriu que C. canadensis deve ter precedência sobre C. migratoria (como E. canadensis) , como ele apareceu em uma página anterior no livro de Lineu. Em 1952 Francis Hemming propôs que a Comissão Internacional de Nomenclatura Zoológica (CINZ) fixe o epíteto específico macroura para a rola-carpideira, e o nome migratorius para o pombo-passageiro, uma vez que este foi o uso pretendido pelos autores em cuja obra Linnaeus tinha baseado a sua descrição. Esta recomendação foi aceita pelo CINZ, que usou seus plenos poderes para designar as espécies para os respectivos nomes em 1955.

Evolução[editar | editar código-fonte]

O pombo-passageiro é membro da família que reúne os pombos e as rolas, Columbidae. Durante muito tempo acreditou-se que seus parentes vivos mais próximos eram as rolas do gênero Zenaida, graças as suas semelhanças morfológicas, particularmente a pomba-carpideira (agora Z. macroura). Inclusive esta última chegou ser incluída no gênero Ectopistes e listada como E. carolinensis por alguns autores, incluindo Thomas Mayo Brewer. O pombo-passageiro foi supostamente descendente dos pombos Zenaida que se adaptou às florestas nas planícies da região central da América do Norte. Ele diferia das espécies do gênero Zenaida por ser maior, não ter uma faixa facial, ter dimorfismo sexual, e as penas do pescoço iridescentes e uma postura de ovos menor. Em um estudo de 2002, feito pela geneticista americana Beth Shapiro e colaboradores, espécimes de museu do pombo do passageiro foram incluídos em uma análise de DNA antigo pela primeira vez (em um artigo focando principalmente o dodô), e foi encontrado ser o táxon irmão do gênero Macropygia. Foi demonstrado que as pombas Zenaida estão relacionadas com as espécies dos gêneros Geotrygon e Leptotila.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. BirdLife International (2012). Ectopistes migratorius (em Inglês). IUCN 2012. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de Versão 3.1. Página visitada em 11/04/2016.
  2. Aldrich, J. W. (1993). "Classification and Distribution". In Baskett, T.S., Sayre, M.W., Tomlinson, R.E., Mirarchi, R.E. Ecology and management of the Mourning Dove. Harrisburg, PA: Stackpole Books. p. 48. ISBN 978-0-8117-1940-7.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Blockstein, D. E. (2002). «Passenger Pigeon Ectopistes migratorius». In: Poole, A.; Gill, F. The Birds of North America (em inglês). Philadelphia: The Birds of North America, Inc., Cornell Lab of Ornithology. p. 611. Consultado em March 3, 2016. (pede subscrição (?)). 
  • Fuller, E. (2014). The Passenger Pigeon (em inglês) (Princeton and Oxford: Princeton University Press). ISBN 978-0-691-16295-9. 
  • Mann, C. C. (2005). «The Artificial Wilderness». 1491: New Revelations of the Americas Before Columbus (em inglês) (New York: Alfred A. Knopf). pp. 315–318. ISBN 1-4000-4006-X. 
  • Schorger, A. W. (1955). The Passenger Pigeon: Its Natural History and Extinction (em inglês) (Madison, WI: University of Wisconsin Press). ISBN 1-930665-96-2. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Pombo-passageiro
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Pombo-passageiro
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.