Timóteo de Éfeso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de São Timóteo)
 Nota: Para o santo sírio de mesmo nome, veja Sinforiano e Timóteo. Para o discípulo, veja Timóteo (desambiguação).
São Timóteo
Timóteo de Éfeso
Timóteo e sua avó (Loide)
Por Rembrandt.
Apóstolo; Bispo de Éfeso; Mártir
Nascimento c. 17
Morte c. 80
Éfeso
Veneração por Igreja Católica
Igreja Ortodoxa
Igreja Luterana
Comunhão Anglicana
Festa litúrgica 22 de janeiro nas Igrejas Orientais
26 de janeiro na Igreja Católica e na Igreja Luterana
Portal dos Santos

Timóteo (em grego: Τιμόθεος - Timótheos, que significa "honrando a Deus"[1] ou "honrado por Deus"[2]) foi um bispo cristão do século I que morreu por volta do ano 80 d.C. O Novo Testamento indica que Timóteo esteve com Paulo de Tarso, seu mentor, durante as viagens missionárias que empreendeu. É considerado o destinatário das Epístolas a Timóteo e consta da lista dos Setenta Discípulos.

Vida[editar | editar código-fonte]

São Timóteo

Timóteo é mencionado na Bíblia durante a segunda visita de Paulo à Listra, na Anatólia, como sendo um "discípulo"[nota a], "filho de uma judia crente, mas de pai grego". Paulo então decidiu tomá-lo como seu companheiro de viagem, circuncidando-o antes para garantir sua aceitação pelos judeus convertidos (veja controvérsia da circuncisão)[nota a]. De acordo com McGarvey,[3] Paulo realizou a operação "com suas próprias mãos". Timóteo foi então ordenado[nota b] e seguiu com Paulo em suas viagens através da Frígia, Galácia, Mísia, Tróas, Filipos, Bereia e Corinto.

Sua mãe, Eunice, e sua avó, Loide (Lois), são também citadas como eminentes por sua piedade e fé[nota c], o que indica que também devem ter sido cristãs. Dado o seu conhecimento das Escrituras, Timóteo foi elogiado por Paulo, a quem parece ter sido apresentado ainda na infância[nota d]. Pouco se sabe sobre o pai, exceto que era grego[nota a].

De acordo com uma tradição posterior, Paulo consagrou Timóteo como bispo de Éfeso no ano 65, um cargo que Timóteo teria servido por 15 anos.[carece de fontes?] No ano 80 (ou 97, segundo outras fontes[quem?]), Timóteo tentou impedir uma procissão pagã e, em resposta, os pagãos, furiosos, atacaram-no, arrastaram-no pelas ruas e apedrejaram-no. No século IV, suas relíquias foram transferidas para a Igreja dos Santos Apóstolos em Constantinopla.[carece de fontes?]

Veneração[editar | editar código-fonte]

Timóteo é venerado como um apóstolo, santo e mártir. A Igreja Católica o comemora juntamente com Tito em 26 de janeiro. E os dois e mais Silas são comemorados pelos luteranos também nesta data.

Notas[editar | editar código-fonte]

[nota a] ^ «Chegou também a Derbe e a Listra. Achava-se ali um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia crente, mas de pai grego» (Atos 16:1–2)
[nota b] ^ «Não negligencies o dom da graça que há em ti, e que te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.» (1 Timóteo 4:14)
[nota c] ^ «lembrando-me daquela fé não fingida que há em ti, a qual habitou primeiro em tua avó Loide e em tua mãe Eunice, e estou persuadido que também em ti.» (2 Timóteo 1:5)
[nota c] ^ «e que desde a infância sabes as sagradas letras que te podem instruir para a salvação pela fé que é em Cristo Jesus.» (2 Timóteo 3:15)

Referências

  1. «Origin and Meaning of Timothy» (em inglês). MFnames.com. Consultado em 14 de maio de 2011. Arquivado do original em 30 de agosto de 2010 
  2. «What does the name TIMOTHY mean?» (em inglês). First-Names.com. Consultado em 14 de maio de 2011 
  3. McGarvey, John William. Commentary on Acts of the Apostles. On Acts 16] (em inglês). [S.l.: s.n.] Consultado em 14 de maio de 2011 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um(a) santo(a) ou um(a) beato(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Timóteo de Éfeso