Saltério dos Apalaches

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Saltério dos Apalaches
Saltério dos Apalaches
Informações
Classificação Hornbostel-Sachs

Saltério dos Apalaches (em inglês: Appalachian dulcimer), também conhecido como saltério das Montanhas Apalaches (em inglês: Mountain Dulcimer), é um instrumento de cordas com trastes, da família da cítara, utilizado na música folclórica americana. É oriundo da região dos montes Apalaches, de onde deriva seu nome. Tornou-se bastante conhecido na década de 2000 em razão do constante uso que a cantora e atriz Cyndi Lauper tem feito de tal instrumento. No Brasil, o saltério dos Apalaches é utilizado pela banda de grunge e rock alternativo A Primitiva Sociedade Romântica.[1] .

Produção[editar | editar código-fonte]

Saltério dos Apalaches.

A fabricação de saltérios nos Apalaches é frequentemente realizada por pequenas empresas familiares localizadas no sul dos Estados Unidos e particularmente na região dos montes Apalaches. O livro do luthier John Bailey fornece instruções para a construção de um saltério típico.

No Brasil, a Dulcimer Brasil [2] fabrica o saltério dos Apalaches tradicional, a variante "cortejo", o "braço duplo" e o "curvado", que é tocado com arco. [3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «A Primitiva Sociedade Romântica». Consultado em 26 de maio de 2016. Arquivado do original em 25 de junho de 2016 
  2. Dulcimer Brasil
  3. Bailey, John (1966). Making an Appalachian Dulcimer. [S.l.]: The Folk Shop Instrumental Series / The English Folk Dance and Song Society. ISBN 0-85418039-7 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre instrumento musical é um esboço relacionado ao Projeto Música. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.