Saltério dos Apalaches

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Saltério dos Apalaches
Saltério dos Apalaches
Informações
Classificação Hornbostel-Sachs

Saltério dos Apalaches (em inglês: Appalachian dulcimer) também conhecido como Santério das Montanhas Apalache (em inglês: Mountain Dulcimer) é um instrumento de cordas com trastes, da família da cítara, utilizado na música folclórica americana. É nativo da região dos montes Apalaches, de onde deriva seu nome. Se tornou bastante conhecido na década de 2000 pelo constante uso que a cantora e atriz Cyndi Lauper tem feito de tal instrumento. No Brasil, o Saltério das Montanhas Apalache pode ser conferido no som da banda A Primitiva Sociedade Romântica que o utiliza dentro do grunge e rock alternativo.

Produção[editar | editar código-fonte]

Saltério dos Apalaches.

A fabricação de saltérios nos Apalaches é frequentemente realizada por pequenas empresas familiares localizadas no sul dos Estados Unidos e particularmente na região dos montes Apalaches. O livro do luthier John Bailey fornece instruções para a construção de um saltério típico. Há, recentemente fundada, uma empresa no Brasil que fabrica o saltério dos apalaches, é a Dulcimer Brasil que fabrica o mountain dulcimer tradicional, a variante "cortejo", o "braço duplo", e o "curvado" que é tocado com arco. Essa empresa brasileira, tem um diferencial na construção dos seus saltérios que é hiper relevante. [1].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Bailey, John (1966). Making an Appalachian Dulcimer 1ª, The Folk Shop Instrumental Series ed. The English Folk Dance and Song Society [S.l.] ISBN 0-85418039-7. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre instrumento musical é um esboço relacionado ao Projeto Música. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.