Streptospondylus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Streptospondilus)
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaStreptospondylus
StreptospondylusNV.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Superfamília: Megalosauroidea
Género: Streptospondylus
Espécie: S. altdorfensis
Nome binomial
Streptospondylus altdorfensis
von Mayer, 1832

Streptospondylus é um gênero de dinossauros terópodes que viveram na região da atual França no período Jurássico, há 161 milhões de anos. Atualmente, só uma espécie é reconhecida: S. altdorfensis, descrita por Christian Erich Hermann von Meyer em 1832. Foi o primeiro dinossauro descoberto, mas só foi classificado como um em 1832, enquanto seus fósseis foram achados na década de 1770[1]. Por mais de cinco décadas, os ossos do Streptospondylus e outros animais, como o Metriorhyncus, foram considerados como pertencentes ao crocodiliforme Steneosaurus[1][2].

Descrição[editar | editar código-fonte]

S. altdorfensis foi descrito a partir de uma única vértebra, embora, posteriormente, outros ossos tenham sido atribuídos ao gênero Streptospondylus: um púbis esquerdo parcial e membros parciais[1]. A pouca quantidade de ossos encontrados deste animal torna difícil definir sua aparência, mas esta provavelmente não era muito diferente da aparência de outros dinossauros aparentados, como o Eustreptospondylus e o Magnosaurus. Acredita-se que o Streptospondylus possa atingir cerca de 7 metros de comprimento[1].

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
Ícone de esboço Este artigo sobre dinossauros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. a b c d «Streptospondylus». A data da criação do gênero foi acidentalmente digitada como sendo 1932, sendo a data real 1832. Consultado em 12 de Novembro de 2017 
  2. Meyer, H. von, 1832, Paleologica zur Geschichte der Erde, Frankfurt am Main, 560 p