TV Anhanguera Araguaína

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
TV Anhanguera Araguaína
Televisão Anhanguera de Araguaína Ltda.
Rua Cruzeiro do Sul, 317
Cidade de concessão Araguaína,  Tocantins
Canais Analógico: 11
Digital: 24
Virtual: 11.1 PSIP
Slogan Evoluindo com você
Rede Rede Globo
Fundador Jaime Câmara
Pertence a Rede Anhanguera
Controlador Grupo Jaime Câmara
Presidente Cristiano Roriz Câmara
Fundação 10 de dezembro de 1976 (42 anos)
Prefixo ZYA 575
Cobertura Norte de Tocantins
Potência 10 kW
Página oficial TV Anhanguera

A TV Anhanguera Araguaína é uma emissora de televisão brasileira com sede em Araguaína, TO. É pertencente ao Grupo Jaime Câmara, afiliada à Rede Globo. Opera canal analógico 11 VHF e no canal digital 11.1 (24 Virtual). É uma das redes de transmissão regionais da Rede Anhanguera no Tocantins, que tem a central localizada em Palmas.

História[editar | editar código-fonte]

A emissora surgiu em 10 de dezembro de 1976, no então extremo norte de Goiás, retransmitindo a programação da Rede Globo e da TV Anhanguera de Goiânia.

Até o ano de 1982 a emissora operava retransmitindo a programação vinda da capital de Goiás através de ônibus, que traziam as fitas, mas em alguns casos as mesmas acabavam se deteriorando ao longo da viagem em função do calor. A transmissão via satélite foi um avanço decisivo para a expansão do veículo.

Quando o Estado do Tocantins foi criado em 1989, a emissora tornou-se a emissora mais antiga do estado recém-criado. Apesar de ser a primogênita no estado, a TV Anhanguera Araguaína não foi a principal emissora da Rede Anhanguera enquanto a Organização Jaime Câmara de Palmas não possuía uma sede própria na capital tocantinense. A OJC alugava escritórios em uma galeria comercial, e neles funcionavam precariamente um departamento comercial e outro de jornalismo. O papel de cabeça de rede no estado do Tocantins ficou por conta da TV Anhanguera Gurupi, que o fez até 2005, quando foi inaugurada uma moderna sede na 102 Norte, em Palmas.

Atualmente a emissora transmite a programação nacional da Globo e a programação estadual gerada em Palmas. São gerados também blocos locais no Jornal Anhanguera.

No dia 24 de outubro de 2012 a Rede Anhanguera lançou durante o Jornal Anhanguera - 1ª edição a nova logomarca, com traços semelhantes aos da Rede Globo. Na ocasião, todas as emissoras da rede no estado de Goiás seguiram o exemplo das emissoras tocantinenses e da emissora de Goiânia, passando a adotar o nome TV Anhanguera.[1]

Sinal digital[editar | editar código-fonte]

PSIP Canal Proporção de tela Programação
11.1 24 UHF 1080i Programação principal da TV Anhanguera Araguaína / Globo

A emissora lançou o seu sinal digital pelo canal 24 UHF em 14 de maio de 2014.

Sinal[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]