TV Anhanguera Araguaína

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
TV Anhanguera Araguaína
Televisão Anhanguera de Araguaína Ltda.
TV Anhanguera Araguaína
Araguaína, Tocantins
Brasil
Tipo Comercial
Canais Digital: 24 UHF
Virtual: 11 PSIP
Outros canais ver mais
2 VHF (1976-1994)
11 VHF (1994-2021)
Sede Araguaína, TO
Slogan Vamos juntos
Rede Rede Anhanguera (Globo)
Fundador(es) Jaime Câmara
Pertence a Grupo Jaime Câmara
Proprietário(s) Jaime Câmara Júnior
Antigo(s) proprietário(s) Jaime Câmara (1976-1989)
Presidente Cristiano Roriz Câmara
Fundação 10 de dezembro de 1976 (47 anos)
Prefixo ZYP 316
Emissora(s) irmã(s)
  • Araguaia FM
  • CBN Tocantins Araguaína
Cobertura
Coord. do transmissor 7° 10' 46.4" S 48° 13' 44.6" O
Potência 1 kW
Agência reguladora ANATEL
Informação de licença
CDB
PDF
Página oficial redeglobo.globo.com/tvanhanguera

TV Anhanguera Araguaína é uma emissora de televisão brasileira sediada em Araguaína, cidade do estado do Tocantins. Opera no canal 11 (24 UHF digital) e é afiliada à TV Globo. Integra a Rede Anhanguera, rede de televisão pertencente ao Grupo Jaime Câmara.

História[editar | editar código-fonte]

A emissora surgiu em 10 de dezembro de 1976, no então extremo norte de Goiás, retransmitindo a programação da TV Globo e da TV Anhanguera de Goiânia.

Até o ano de 1982 a emissora operava retransmitindo a programação vinda da capital de Goiás através de ônibus, que traziam as fitas, mas em alguns casos as mesmas acabavam se deteriorando ao longo da viagem em função do calor. A transmissão via satélite foi um avanço decisivo para a expansão do veículo.

Quando o Estado do Tocantins foi criado em 1989, a emissora tornou-se a emissora mais antiga do estado recém-criado. Apesar de ser a primogênita no estado, a TV Anhanguera Araguaína não foi a principal emissora da Rede Anhanguera enquanto a Organização Jaime Câmara de Palmas não possuía uma sede própria na capital tocantinense. A OJC alugava escritórios em uma galeria comercial, e neles funcionavam precariamente um departamento comercial e outro de jornalismo. O papel de cabeça de rede no estado do Tocantins ficou por conta da TV Anhanguera Gurupi, que o fez até 2005, quando foi inaugurada uma moderna sede na 102 Norte, em Palmas.

Atualmente a emissora transmite a programação nacional da Globo e a programação estadual gerada em Palmas. São gerados também blocos locais no Jornal Anhanguera.

No dia 24 de outubro de 2012 a Rede Anhanguera lançou durante o Jornal Anhanguera - 1ª edição a nova logomarca, com traços semelhantes aos da TV Globo. Na ocasião, todas as emissoras da rede no interior do estado de Goiás seguiram o exemplo das emissoras tocantinenses e da emissora da capital Goiânia, passando a adotar o nome TV Anhanguera.[1]

Sinal digital[editar | editar código-fonte]

PSIP Canal Proporção de tela Programação
11.1 24 UHF 1080i Programação da TV Anhanguera Araguaína / Globo

A emissora lançou o seu sinal digital pelo canal 24 UHF em 2 de maio de 2014. No mesmo dia, também entrou no ar o sinal digital da TV Anhanguera em Gurupi.[2]

Transição para o sinal digital

Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a TV Anhanguera Araguaína cessou suas transmissões pelo canal 11 VHF em 01 de agosto de 2021, seguindo o cronograma oficial da ANATEL. O sinal foi cortado às 06h00, durante a transmissão dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 na TV Globo, e foi substituído pelo aviso do MCTIC e da ANATEL sobre o switch-off.

Retransmissoras[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a TV Globo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.