Terror psicológico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Terror psicológico ou Horror psicológico é um subgênero do terror e ficção, na qual o medo é gerado a partir da vulnerabilidade da mente humana a alguma situação ou alguma sensação que causa um desconforto mental,[1] como por exemplo uma situação implícita ou fobia.[2] Diferenciando do terror padrão, que o medo é devido o sentimento de nojo/repulsa ao sangue e à violência.

Em filmes há grandes exemplos de terror psicológico como Ju-On, Uma Ligação Perdida, Ringu, O Amigo Oculto, A Casa Silenciosa, Passageiros e Jogos Mortais. Nos jogos eletrônicos pode-se citar: Silent Hill, Fatal Frame, Alice: Madness Returns, Slender, Amnesia: The Dark Descent, Rule of Rose, Alan Wake, Final Doom e Doki Doki Literature Club.

Terror psicológico nos jogos[editar | editar código-fonte]

Silent Hill[editar | editar código-fonte]

Silent Hill é uma franquia de jogos da Konami, é um ícone do terror psicológico (principalmente pela trilogia clássica) que foi lançado para a linha de videogames Playstation e que com o tempo ganhou games para outras plataformas. Uma das maiores contribuições para o terror psicológico apresentado em Silent Hill é a inversão de papéis no inconsciente humano. Muitos dos ambientes no jogo são ambientes de conforto (exemplos como igrejas, apartamentos e hospitais), que no jogo se transformam em ambientes assustadores e bizarros, elemento que somado à sons perturbadores e à presença de inimigos grotescos acabam deixando o jogador desnorteado ou desconfortável psicologicamente.

Fatal Frame[editar | editar código-fonte]

Fatal Frame é um jogo de horror psicológico baseado em crenças japonesas, originalmente lançado para PlayStation 2 e ganhando versões para Xbox e Nintendo Wii. A fórmula de Fatal Frame é estar um antagonista sozinho em ambientes imensos e iluminados aparentemente abandonados e infestados de fantasmas que só podem ser vistos com o uso de um olho especial.

Final Doom[editar | editar código-fonte]

Final Doom é um jogo de computador e do console PlayStation 1, porém a versão do console se diferencia da versão do computador, com um ambiente mais sombrio e hostil e, trilha sonora diferente da original, mexendo com o psicológico do jogador. Também nesta versão acontecem coisas sobrenaturais no jogo.

Referências

  1. «Horror psicológico: a psicanálise explica nosso fascínio pelo medo». Revista Galileu. Consultado em 13 de fevereiro de 2020 
  2. Penalva, Nanna (30 de janeiro de 2019). «A diferença entre terror psicológico e o terror padrão». Sessão das Três. Consultado em 13 de fevereiro de 2020 
Ícone de esboço Este artigo sobre cinema é um esboço relacionado ao Projeto Entretenimento. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.