Un prince de la bohème

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Un prince de la bohème
Autor(es) Honoré de Balzac
Idioma Francês
País  França
Série Scènes de la vie Parisienne
Editora La Revue parisienne
Lançamento 1840
Cronologia
Un homme d'affaires
Gaudissart II

Un prince de la bohème (em português Um príncipe da boêmia) é uma novela de Honoré de Balzac surgida em 1840 na Revue de Paris sob o título As fantasias de Claudine. Editado por Potter em 1844, ela está colocada entre as Cenas da vida parisiense da Comédia humana em 1846 e faz referência à vida boémia.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Dinah de La Baudraye (nascida Dinah Piédefer), casada com Jean-Anastase-Polydore Milaud de La Baudraye em A musa do departamento e poeta local considerada como bas-bleu, que assina seus escritos com o nome de "Jean Diaz", acaba de enviar uma novela ao poeta Raoul Nathan: "O príncipe da boêmia". A protagonista do texto é a ex-dançarina Tullia (Claudine Chaffaroux), um desses "ratos" que se vendem a diversos protetores para sobreviver.

É a sua história e a história de seus amores que são retraçadas na novela de Dinah, no meio de uma trajetória comparável àquela que tem lugar em Autre étude de femme com Félicité des Touches (inspirada em George Sand sobre a qual Dinah de La Baudraye calcou sua conduta mundana e literária, sem, todavia, alcançar o mesmo sucesso.

A novela apresenta sob uma outra luz a boa sociedade provinciana de Sancerre onde Dinah brilha com toda força, e a sociedade parisiense, na qual Dinah espera um dia ser contada.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • (fr)A.-R. Pugh, « Note sur l’épilogue de Un Prince de la Bohème », L'Année balzacienne, Paris, Garnier Frères, 1967, p. 357-61.
  • (en) Deborah Houk Schocket, « Domination and the Ends of Seduction: Comparing Sand’s Leone Leoni and Balzac’s Un Prince de la Bohème », George Sand Studies, 2000, n° 19 (1-2), p. 62-74.
  • (fr)Denis Slatka, « Sémiologie et grammaire du nom propre dans Un Prince de la Bohème », Balzac: l’Invention du roman, Paris, Belfond, 1982, p. 235-56.
  • (pt)Honoré de Balzac. "A comédia humana." Org. Paulo Rónai. Porto Alegre, 1954. Volume XI

Ligações externas[editar | editar código-fonte]