Wikipédia:Matriz de classificação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O que se segue é um artigo informativo sobre a Wikipédia, que foi entendido como consensual em Wikipédia:Esplanada/propostas/Oficializar artigos informativos (30mai2012).
Prefira utilizar a página de discussão ou até mesmo a esplanada antes de fazer uma modificação que altere o contexto.

Os artigos da Wikipédia são classificados em relação a dois critérios: sua qualidade e sua importância para determinado tema. Para visualizar como está a distribuição de artigos de qualidade x importância para cada um dos temas, é usada uma matriz de classificação.

A matriz de classificação de cada tema costumava ser mantida entre as subpáginas dessa página, mas já está disponível uma ferramenta no Tool Labs que é atualizada automaticamente. A lista das antigas matrizes também pode ser obtida por meio da Categoria:!Wikipédia 1.0/matrizes, que era inserida entre tags <noinclude> e </noinclude> no código das matrizes.

Ambas as escalas possuem níveis de 1 a 4, mas na escala de qualidade há também um quinto nível para os artigos bons e um sexto para os artigos destacados. A escala de importância inclui também o nível de "desconhecido" (que não é necessário na escala de qualidade devido à avaliação automática).

Para padronizar o conteúdo das categorias de classificação por qualidade e por importância, usar {{Categorias sobre qualidade}} e {{Categorias sobre importância}}. Isso facilitará mudanças eventuais futuramente.

Ver também[editar código-fonte]