Abakuá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Abakua, Abakuá ou Sociedade Secreta Abakuá. Por abakuá ou (ñáñigo) se conhece popularmente em Cuba o membro da sociedade secreta masculina Abakuá, a única do seu tipo existente no continente americano. Várias ortografias são usadas para o nome. É a fraternidade de iniciação dos homens afro-cubanos, ou sociedade secreta que originou de associações fraternais no Cross River região de do sudeste da Nigéria e do sudoeste Camarões. Geralmente conhecido como Ekpe, Ngbe, ou Ugbe entre os grupos multilíngues na região, esse grupo adotou o leopardo como um símbolo de coragem masculina em guerra e autoridade política nas várias comunidades deles. Foram levadas Ekpe e organizações relacionadas na região de Calabar pesadamente durante tráfico de escravos que saia da Angra de Biafra, entretanto os funcionários do local no final eram capturados e vendidos como escravos dentro de Cuba, onde a sociedade reemergiu. O termo Ñañigo também foi usado para os sócios da organização.


Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido de por falta de tradutor (desde novembro de 2007). Ajude e colabore com a tradução.


O termo Abakuá cubano crioulizado, é pensado referir-se à área Abakpa no sudeste da Nigéria, em que a sociedade estava ativa. As primeiras sociedades como se pensa ter surgido em torno do porto de Havana no início do século 19, e este continua a ser a área principal de implantação Abakuá, especialmente o distrito de Guanabacoa no leste de Havana, e em Matanzas onde a cultura afro-cubana é vibrante. Enquanto Abakuá finalmente chegou a incluir membros de ascendência européia, não foi cumprida sem conflito. Abakuá é amplamente considerada como enfatizando feitiçaria malévola.