Neodruidismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Um grupo de druidas no Reino Unido, vestidos em trajes cerimoniais.

O neodruidismo, também chamado simplesmente de druidismo, é o termo usado hoje em dia para designar a religião praticada pelos neodruidas, isto é, aqueles que através de estudos profundos da história e arqueologia, buscam resgatar a religião dos druidas pré-cristãos e adaptá-la para os dias de hoje. O neodruidismo é uma religião pagã (acredita na sacralidade da natureza), animista e politeísta.

No mundo todo, em especial nos países ocidentais e de matriz europeia, há muitos grupos drúidicos. Os grupos são chamados de "Bosques", "Clareiras", "Ramos" ou "Castros" (em Galês, "Caer"), além de se organizarem em Ordens ou Colégios.

Atualmente existem muitos grupos oriundos na Europa central e ocidental que desejam firmar o druidismo, através da prática desta religião. Um destes covens é a Bétula Druida ("Birch Druids") cuja origem é em Londres. Existem outros grupos em todo o mundo, inclusive na Austrália e no Brasil, que trouxeram o druidismo para o Hemisfério Sul.

Druidismo no Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil há diversos grupos druídicos espalhados pelo país e representantes de algumas da principais ordens mundiais  como a Ordem dos Druidas,  a Ordem dos Bardos, Ovates e Druidas, a British Druid Order e a Ár nDraíocht Féin, além de alguns colégios e ordens surgidos no país.

Recentemente muitos dos grupos e ordens brasileiros se reuniram o Conselho Brasileiro de Druidismo e Reconstrucionismo Céltico (CBDRC), uma entidade sem fins lucrativos que visa proporcionar o diálogo entre as diversas vertentes. Uma das ações principais do CBDRC é a organização do Encontro Brasileiro de Druidismo e Reconstrucionismo Céltico (EBDRC), um evento anual e itinerante que permite que praticantes de todas as regiões do país se reúnam e fortaleçam seus laços de amizade e companheirismo.

Druidismo em Portugal[editar | editar código-fonte]

A Ordem dos Bardos, Ovates e Druidas encontra-se representada em Portugal desde 2011, promovendo encontros públicos e outros reservados aos membros, para além dos Cursos de Druidismo em língua portuguesa.

Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.