Altria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde dezembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Altria
Tipo Pública
Indústria Empresa farmacêutica
Fundação 1847, Londres
Sede Nova Iorque
Pessoas-chave Louis Camilleri, CEO
Dinyar Devitre, CFO
Empregados 165,000
Produtos Tabaco, alimentação
Faturamento Green up.png 67, 6 mil milhões USD (2005)
Página oficial www.altria.com

A Altria (anteriormente chamada de Philip Morris Companies Inc.) é uma das maiores tabaqueiras e vendedoras de produtos alimentares do mundo. Está indexada no Dow Jones Industrial Average e no S&P 500, possui a Marlboro, é o accionista maioritário na Kraft Foods e tem uma participação de 36% na SABMiller.

A tabaqueira subsidiária da Altria, a Philip Morris International, é a tabaqueira comercial com mais volume de vendas (é a terceira maior a seguir à China National Tobacco Co. e à Japan Tobacco). [1] A Marlboro é a marca de tabaco mais popular do mundo. Outras marcas populares de tabaco pertencentes à Philip Morris são: L&M, Parliament, Chesterfield, Lark, Muratti, Multifilter, Virginia Slims, SG, Português, Ritz, Benson and Hedges, Diana, Basic, Partner, Bond Street, Papastratos, Assos, Lider, Fajrant, She, Armada, Carmen, Caro, Karo, F6, Merit, Clea, Mercedes, Next, North Pole, President, Astra, Prima, Start, Sparta, Tabaqueira, Vatra, Soyuz Apollo, Red & White, Klaipéda, Kaunas, Dubliss, Detroit, Kentucky, Brunette, Arlette, Barking Dog, High Leaf, Colorado, Piel Roja, Petra, Optima, Eve, Multi, English Ovals etc.

História[editar | editar código-fonte]

Philip Morris abriu uma loja na London's Bond Street em 1847, onde se vendia tabaco e cigarros de enrolar. Após a morte de Mr. Morris, a sua mulher Margaret e o seu irmão (Leopold) tomaram conta do negócio.

A companhia tornou-se pública em 1881, quando Joseph Grunebaum se juntou a Leopold para formar a Philip Morris & Company and Grunebaum, Ltd., que foi dissolvida quatro anos depois, sendo renomeada Philip Morris & Co., Ltd..

Em 1894 a companhia foi comprada por William Curtis Thomson, deixando finalmente de estar sob o controle familiar original. Em 1902 Gustav Eckmeyer criou uma filial em Nova Iorque (os produtos da tabaqueira já eram exportados para os Estados Unidos desde 1872). A companhia foi divida em dois: a parte britânica e a parte estadunidense.

O logótipo foi criado em 1919, e nesse mesmo ano a companhia foi comprada pelos accionistas americanos, sendo incorporada no estado da Virginia passando a ser denominada Philip Morris & Co., Ltd., Inc.. Foi também estabelecia uma fábrica em Richmond, na Virgínia.

Em 1924 foi fundada a Marlboro.

Nos anos 50 foi fundada a Philip Morris International com o objectivo de produzir e vender cigarros em todo o mundo.

A companhia comprou a Kraft Foods a 30 de Outubro de 1988 por 13,1 milhões de dólares. Este negócio foi feito para abrir o leque de produtos produzidos. Em 2000 também comprou a Nabisco.

A 27 de Janeiro de 2003 a Philip Morris International mudou de nome para Altria Group Inc. para dissociar a imagem da marca ao tabaco.

Referências

  1. Jornal de Negócios (21 de outubro de 2009). Aumento do preço do tabaco e aquisições impulsionam lucros da Altria (em inglês). Página visitada em 18 de dezembro de 2012.