Anã negra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Uma estrela anã negra é um objeto astronômico hipotético: uma anã branca tão velha que esfriou o suficiente para não mais emitir luz. Para a idade do universo estimada atualmente em 13,7 bilhões de anos, não se espera que nenhuma anã branca tenha tido tempo suficiente para esfriar a tal ponto.1

Evolução[editar | editar código-fonte]

Uma estrela anã branca é o que sobra de uma estrela de 0,1 a 10 massas solares depois de ter fundido todo o seu hidrogênio e hélio em elementos mais pesados como carbono, oxigênio, e nitrogênio, não podendo levar adiante qualquer fusão nuclear de seus sub-produtos dado que não tem massa suficiente (portanto, não tem gravidade suficiente para isto). Ela então começa a esfriar com a emissão de radiação térmica.

Mesmo se estrelas anãs negras existissem, elas seriam extremamente difíceis de serem detectadas, desde que, por definição, elas emitiriam pouquíssima radiação, pois sua temperatura superficial estaria não muito acima da temperatura da radiação de fundo do universo (aproximadamente 3 K). Seriam apenas detectáveis indiretamente, através de sua influência gravitacional sobre objetos próximos.

Ambas, as anãs negras e as anãs brancas, são estrelas degeneradas.

Nenhuma relação com "anãs marrons"[editar | editar código-fonte]

Anãs negras não devem ser confundidas com anãs marrons, as quais são formadas quando uma nuvem de gás contrai para formar uma estrela, mas não possui massa suficiente para iniciar e manter o processo de fusão nuclear do hidrogênio. "Anãs marrons" chegaram a ser chamadas algumas vezes de "anãs negras" nos anos de 1960. Tão pouco, deve-se confundir anãs negras com buracos negros ou estrelas de nêutrons, apesar de ambos serem resultado do processo de esfriamento de estrelas, porém estas mais massivas que 10 massas solares.

Referências

  1. Richmond, Michael. Late stages of evolution for low-mass stars (English). Rochester Institute of Technology. Retrieved on 2006-08-04
Ícone de esboço Este artigo sobre astronomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.