Barney Stinson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Barnabus "Barney" Stinson
Outro(s) nome(s) Broda, Barn, The Barnacle, Barnito supreme, Swarley, Swarles, Swar-(wait for it)-ley, Swarhili, Bob Swarley-mon, Swar-lay, Swarles Barkley, Swarlos, Jennifer, Starney Binson
Nascimento 1976
Idade 38
Família Ellie Stinson (Filha)
James Stinson (meio-irmão)
Jerome Whittaker (pai)
Leslie (prima)
Loretta Stinson (mãe)
Tom (ex-cunhado)
Criado por Carter Bays & Craig Thomas
Série How I Met Your Mother
Interpretado por Neil Patrick Harris
Projecto Televisão  · Portal Televisão

Barney Stinson é um personagem fictício, criado por Carter Bays e Craig Thomas para a série de televisão estadunidense How I Met Your Mother, exibida pela rede CBS. É interpretado por Neil Patrick Harris.

Papel em How I Met Your Mother[editar | editar código-fonte]

Barney Stinson é um dos cinco personagens principais da série de televisão da CBS, How I Met Your Mother. Ao contrário do seu suposto melhor amigo, Ted Mosby, (que corrige Barney quase todas as vezes, dizendo que na verdade Marshall é o melhor amigo dele), Barney tem aversão à compromisso, e constantemente cria estratégias para ajudar Ted a conhecer mulheres. No decorrer das diversas temporadas, quatro dos personagens principais formam casais: Ted começa a namorar Robin Scherbatsky e o colega de quarto dele, Marshall Eriksen, fica noivo de Lily Aldrin, deixando Stinson como único personagem solteiro. De acordo com Neil Patrick Harris, que interpreta o personagem, Stinson se sente traído pelos outros personagens.

Neil Patrick Harris foi convidado por Megan Branman, a diretora de elenco da série, a fazer o teste para o personagem. Ele acreditou ter sido chamado apenas por serem amigos, e que não tinha chance de conseguir o papel. Harris disse mais tarde que "por eu me considerar um candidato fraco, não me importei muito, e acho que isso possibilitou certa liberdade." O teste dele consistia em uma cena de laser tag, e Harris rolou em uma cambalhota, derrubando acidentalmete uma cadeira e se chocando contra uma parede. Os executivos da CBS gostaram da sua performance, e o papel foi oferecido rapidamente a Harris.

Personagem[editar | editar código-fonte]

Harris descreve Barney como um homem que "gosta de criar situações malucas e então sentar para assistir tudo acontecer." Na série, Barney é um mulherengo de trinta e poucos anos, confiante, quase sempre vestindo um terno, tem preferência por mulheres com problemas de auto-estima, e está sempre pronto para oferecer sua opinião (às vezes hipócrita). Ele tende a ser oportunista e manipulador, e tentará manipular a situação para que aconteça do seu jeito. No episódio "Shelter Island", por exemplo, Barney convence Robin (por quem ele tem interesse) a aparecer no casamento de Ted e Stella, mesmo não sendo conveniente para os noivos. Ele também é altamente competitivo, aceitando "desafios" (em algumas ocasiões criados por ele mesmo) para completar tarefas (por vezes estranhas) a fim de provar seu valor. Barney é orgulhoso e teimoso, e insiste em manter sua palavra, não importa o que aconteça. Em "I Heart NJ", por exemplo, ele se recusa a baixar sua mão até que alguém bata (os punhos). Ao final do episódio, ele está com o pulso suspenso por um tipóia, depois de passar o episódio inteiro tentando mantê-lo elevado.

Apesar de ser descrito como "completamente desprovido de moral", Barney segue o "Bro Code" (Código dos Manos), seu próprio conjunto de regras, que inclui uma "lei do limão" para encontros às escuras. Apesar de seu caráter questionável, de acordo com o criador, Craig Thomas, Barney é "uma personagem bastante frágil que tem medo de ficar sozinho. Ele apenas quer que as pessoas gostem dele, quer ser importante para elas, e quer ter discípulos que sigam suas palavras."

Em um dos flashbacks, há uma revelação em que Barney nem sempre viveu dessa forma, mostrando uma outra versão de Barney Stinson. Ele era um homem inocente e com princípios ativos de se juntar a "Peace Corps" Corporação da Paz com sua namorada Shannon, até que Shannon o deixa por um homem mulherengo, de terno e cheio de gírias.

A vida familiar de Barney foi mostrada em flashbacks no episódio "Showdown", que determinou que a mãe de Barney (manifestadas por Megan Mullally), foi uma mulher promíscua, que alegou que o pai dele era Bob Barker. Barney também tem um irmão, 2 anos mais velho, James (desempenhado por Wayne Brady), que, ao contrário de Barney, é afro americano, homossexual e na segunda temporada, ele se casa, deixando de ter a mesma vida que tinha junto com Barney.

De acordo com a revista "Forbes", Barney é um dos personagens mais bem sucedidos da ficção, porém o fato de ninguém saber qual é exatamente seu trabalho, faz com que ele não apareça nas listas da revista.

É considerado, pela maioria dos espectadores, o personagem mais engraçado da série e um dos principais motivos pelo seu sucesso.

Curiosidades sobre Barney[editar | editar código-fonte]

  • Para enfatizar, Barney insere a frase "wait for it" no meio da palavra, geralmente em "legendary". Ex: "Legen -- wait for it -- Dary!"
  • Barney se autodenomina melhor amigo do Ted e melhor amigo de Marshall.
  • Barney, várias vezes, usa estatísticas para fazer com que seus argumentos soem verdadeiros e sempre usa o numero 83.
  • Barney já teve relações sexuais com mais de 280 mulheres.
  • Quando perguntado sobre o trabalho do Barney, ele sempre dá risada e diz "Please".
  • Barney quase sempre se refere a Robin pelo seu sobrenome, 'Scherbatsky'.
  • Barney faz várias referências sobre seu blog, que pode ser lido no site da CBS, Blog do Barney (em inglês)
  • Quase sempre que faz uma piada, Barney faz com alguém alguma variedade do seu "High Five", para mostrar que foi engraçada.
  • Barney é apaixonado por ternos, e sempre aparecendo usando ótimos modelos, até um terno-pijama. Sempre tentam convencer seus amigos a usar ternos também com a frase: Suit up! (algo como 'vá se "ternear"!' ou melhor, "vista um terno")
  • Barney adora a palavra AWESOME (incrivel), e sempre se garante que é incrível.
  • Em certo episódio, Barney cria um Video Resumé (vídeo currículo) onde mostra apenas qualidades que não possui. [1]
  • Barney aceita desafios que ele mesmo cria ou que não foram propostos. Ele aceita os desafios dizendo "challenge accepted" (desafio aceito) e geralmente olhando para cima.
  • Quando está com Ted Mosby, costuma abordar as mulheres com a frase "hi, have you met Ted?" (Olá, já conhece o Ted?)
  • Barney sabe falar mandarim.
  • Quando há uma cena em que Barney está na sua secretaria na empresa às vezes há uma referencia a Portugal por uma razão, já se sabe que a empresa de Barney tem algumas relações obscuras, mas o que pouca gente sabe é que a empresa faz testes nas águas da capital Lisboa.
  • Na internet, foi inspiração para os memes "True Story" e "Challenge Accepted", o que o torna um dos personagens de TV mais influentes.