Benjamin Sisko

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Benjamin Sisko
Personagem de Star Trek
Impressão artística do Capitão Sisko
Impressão artística do Capitão Sisko
Espécie Humano
Afiliação Frota Estelar
Ocupação Base Estelar 137
USS Lexington
USS Okinawa oficial executivo
USS Saratoga oficial executivo
Deep Space Nine oficial comandante
Emissário dos Profetas
USS Defiant oficial comandante
Comando da Frota Estelar (temporariamente)
Interpretado por Avery Brooks
Portal Ficção Científica

Benjamin Sisko é um personagem principal da telessérie americana de ficção científica Star Trek: Deep Space Nine (no título original em inglês, ou DS9). Interpretado pelo ator Avery Brooks, Sisko é o primeiro protagonista negro em uma série de Star Trek. O personagem deteve, ao longo da série, as patentes de Capitão-Tenente (Commander, em inglês) e Capitão (Captain).

Sisko é o oficial comandante da estação espacial Deep Space Nine e de duas naves estelares chamadas USS Defiant. Devido a sua descoberta do buraco-de-verme bajoriano e de seu contato direto com os alienígenas que vivem no interior do fenômeno, os bajorianos alegam que o personagem é o "Emissário dos Profetas", um papel religioso importante daquela cultura, difícil de conciliar com suas funções como oficial da Frota Estelar. Nesta última qualidade, Sisko mostrou ser um comandante militar competente e com uma boa compreensão política ao lidar com klingons, romulanos, cardassianos e o Dominion.Oficial da Frota Estelar, comandante da Estação Deep Space Nine, antiga base dos Cardassianos. Sisko foi o oficial executivo da USS Saratoga, que foi destruída na batalha no setor Wolf 359 contra os Borgs. Quem comandava a nave borg neste incidente era Jean Luc Picard, que na ocasião foi capturado e transformado em Locutus, pelos borgs. Nesta batalha Sisko perde sua esposa, Jennifer Sisko, ficando sozinho com seu filho Jake Sisko. Ainda sob o trauma da perda da esposa, Sisko é transferido para Marte onde fica o estaleiro da Frota Estelar Utopia Planitia. Lá ele passa três anos. Depois deste período Sisko é transferido para a Estação DS9 para assumir um posto de comando. A princípio ele não concorda com a transferência mas como deve seguir as ordens, aceita o novo comissionamento. Chegando à Base ele toma contato com os habitantes do local, e em seguida com os habitantes de Bajor. Ele também forma um estranho elo com formas de vidas desconhecidas que moram na Fenda Espacial descoberta por ele próximo ao cinturão de Denorios. Em Bajor acredita-se que estes seres são os Profetas e que Sisko é um predestinado. Ele é visto como o Emissário de uma antiga profecia. Sisko não acredita muito nesta lenda, mas é obrigado a aceitar a crença bajorana para não criar incidentes diplomáticos.

No início de sua carreira Sisko foi pupilo de Curzon Dax, um ser da espécie trill que abriga um ser simbionte em seu interior. Este ser possui centenas de anos e troca de corpo a cada período de tempo determinado pelo hospedeiro. Chegando à base Sisko se depara novamente com seu antigo mentor, mas agora ele está no corpo de uma belíssima mulher, Jadzia Dax . No começo é difícil acreditar que seu amigo cientista é Jadzia, mas ela se transforma em sua melhor amiga. Sisko gosta muito de literatura antiga da Terra e de "baseball", sendo um dos programas prediletos dele no holodeck.

Foi um dos principais líderes da Guerra contra o Dominion, estando sempre na linha de frente da batalha. Seu grande inimigo foi Gul Dukat, que, para destruí-lo, liberou os inimigos dos Profetas, os Pah-wraiths das cavernas de fogo bajoranas. Para acabar com o problema, Sisko luta com Dukat e, aparentemente morre, se tornando um Profeta. Deixou o filho Jake e a sua segunda esposa Kasidy Yates grávida. Prometeu voltar em uma aparição para a esposa.


Ícone de esboço Este artigo sobre Star Trek é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.