Big Bird

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde dezembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Garibaldo junto a Pat Nixon

Garibaldo (português brasileiro) ou Poupas Amarelo (português europeu) é um personagem do programa infantil Sesame Street produzido nos EUA pela Sesame Workshop, bem como de sua versão brasileira intitulada Vila Sésamo e da sua versão portuguesa Rua Sésamo. Foi criado por Jim Henson.

Garibaldo é um enorme pássaro amarelo que não voa (na antiga versão brasileira, era azul, para obter-se melhor nitidez de imagem nas TVs preto-e-branco; na nova versão, ele voltou a ser amarelo). Ele é um personagem gentil e curioso, que gosta de aprender coisas novas e fazer amigos. Seu objeto mais valioso é o urso de pelúcia Radar. Garibaldo vive em um ninho da Vila Sésamo juntamente com seu melhor amigo Sr. Snuffleupagus (ou Funga-Funga). No Brasil Garibaldo vive com a muppet Bell.

O aniversário oficial do Garibaldo é dia 20 de Março. O pássaro ganhou uma estrela na Calçada da Fama em 1994.

Versões estrangeiras[editar | editar código-fonte]

Os pássaros Muppets de corpo inteiro de co-produções internacionais são considerados primos do Garibaldo:

Interpretação[editar | editar código-fonte]

Como o intérprete do Garibaldo chamado Caroll Spinney envelheceu, Rick Lyon e Matt Vogel tornaram-se novos intérpretes deste personagem.Na maioria dos quadros atuais,Matt Vogel veste a roupa do personagem e Caroll Spinney faz a voz dele,embora em alguns quadros Matt Vogel use sua própria voz mesmo.

Caroll Spinney adoeceu no período de gravação dos 1os episódios, então a interpretação do Garibaldo foi de Daniel Seagren que também fez esse personagem no programa do Ed Sullivan. Conforme informações dos livros de Jim Henson, o boneco de vestir foi criado a pedido de Jim Henson para a interpretação, mas quando Jim Henson o testou, Kermit Love, que fez o boneco, não achou que ele estava andando como o pássaro deveria andar. Frank Oz (que manipula e dubla Miss Piggy e outros Muppets) foi cotado para interpretar o Garibaldo, mas acabou descartado devido ao seu fracasso como intérprete de Muppets de corpo inteiro.

Para alcançar a altura do Garibaldo, o intérprete veste sapatos de 12cm de salto. Ele eleva sua mão (mais precisamente direita) o mais alto que pode acima de sua cabeça para controlar a cabeça e o bico do boneco. Sua outra mão se encaixa na asa (mais precisamente esquerda) do Garibaldo. A outra asa do Garibaldo, na maior parte do tempo, é controlada por um fio de nailon que passa por baixo da fantasia e se prende à sua asa principal, o que significa que quando o intérprete levanta sua mão (e a do Garibaldo), a outra do personagem desce e vice-versa. Nas atuações em um frente à tela chromakey (a tela preta, azul ou verde), um assistente opera a mão (mais precisamente direita) do boneco. Na versão brasileira de 1972, a mão esquerda do Garibaldo é o seu "ursinho de pelúcia" preso no seu peito.

Nos EUA e na versão brasileira atual (interpretado pelo ator Fernando Gomes), o intérprete vê o exterior do Garibaldo com a ajuda de um monitor conectado ao seu peito. Na versão original brasileira, seu falecido intérprete Laerte Morrone vê o exterior do boneco de modo mais prático: rasgou o peito do personagem para enxergar direito e tropeçar menos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]