Caliban

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Caliban é primordialmente um personagem da peça de teatro A Tempestade de William Shakespeare.

É também um personagem de Quadrinhos da Marvel Comics, dos X-Men. Já participou ao lado de Callisto de seu grupo, os Morlocks.

O X-Men[editar | editar código-fonte]

Caliban
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição Uncanny X-Men #148
(Agosto de 1981)
Criado por Chris Claremont
Dave Cockrun
Características do personagem
Alter ego August Hoffer
Espécie Humano Mutante
Terra natal E.U.A.
Afiliações X-Men
X-Force
X-Factor
Morlocks
Os Cavaleiros do Apocalipse
Base de operações Mansão X
Parentesco Desconhecidos
Personagem de X-Men
Codinomes conhecidos Morte (quando era um dos Cavaleiros do Apocalipse
Habilidades Clarividencia
Rastreamento
Visão noturna
Força e Resistência Sobre-Humanas (após a modificação feita por Apocalipse.
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Biografia[editar | editar código-fonte]

Origem[editar | editar código-fonte]

Era um mutante que morava solitário nos esgotos e que temia os humanos e suas reações agressivas quando o via. Até que um clarão em sua mente o mostra que existia outros iguais a ele, ele sai do esgoto em busca de contacta-los. Encontra Kitty Pryde (na época, chamada de Ninfa) e tenta leva-la consigo para os esgotos para terminar com sua solidão, mas é atacado por Tempestade e pela Mulher Aranha. Após a batalha, Caliban foi convidado a ir para a Mansão X, mas preferiu retornar aos esgotos.

Morlocks[editar | editar código-fonte]

Caliban detecta os Morlocks, seres que, assim como ele, se refugiam nos esgotos. E passa a morar com eles. Mas quando Anjo foi capturado pelos Morlocks e Kitty Pryde foi contaminada pela morlock Praga, Caliban, que nutre um forte sentimento pela X-Men, tenta ajudá-la a se recuperar. Kitty promete a Caliban, que se ele ajudasse os X-Men a salvar Anjo, ela ficaria com ele para sempre nos esgotos. O inocente Caliban aceita, e os X-Men recebem a ajuda do pobre mutante. Tempestade e a líder dos Morlocks Callisto se enfrentam. Tempestade ganha, conseguindo assim a liderança dos Morlocks. Tempestade convida a todos a morarem na superfície com os X-Men, mas Caliban, falando por todos, novamente rejeita o convite.

Um tempo depois, os Morlocks criam uma festa de casamento para Caliban e capturam Kitty para ser sua esposa. Os X-men chegam para salva-la, porém mesmo contra sua vontade, ela aceita casar com o feioso Caliban, por sua antiga promessa. Porém, com sua generosidade e amor por Kitty, ele a libera da dívida, esperando que volte algum dia por vontade própria.

Massacre de Mutantes[editar | editar código-fonte]

O jovem Morlock Sanguessuga encontra o mutante Artie nos esgotos e leva até Caliban. Mas paralelamente a isso, um Massacre organizado pelos Carrascos que dizimou grande parte dos Morlocks estava se iniciando. E Dentes de Sabre, o mais perigoso deles, o fere com suas garras. Eles são salvos pelo Quinteto futuro e pelo X-Factor original. O esquelético mutante jura que um dia irá se vingar dos Carrascos. Caliban, assim como alguns outros sobreviventes, foram morar na base do X-Factor.

Durante o período que o Anjo tinha sido dado como morto, ele participou do X-Factor em duas missões: Uma contra Cameron Hodge e a Direita e outra contra Apocalipse. Nesta última, Caliban trai seus aliados para se aliar a Apocalipse na condição de torna-lo mais forte.

Caliban Forte[editar | editar código-fonte]

Apocalipse altera sua estrutura genética e o deixa incrivelmente forte, resistente e com bastante habilidade para guerrear. Agora Caliban estava pronto para vingar seus amigos Morlocks mortos durante o massacre. Enfrentou o Arcanjo, antigo cavaleiro do Apocalipse e o ex-Carrasco Dentes-de-Sabre.

Cavaleiro PESTE[editar | editar código-fonte]

Sai bem sucedido em sua missão e foi condecorado como Pestilência, o quarto cavaleiro do Apocalipse. Novamente enfrenta Dentes-de-Sabre e se vinga ao quebrar a coluna do ex-Carrasco. Sua inteligencia começou a reduzir novamente depois que Caliban saiu dos domínios de Apocalipse.

X-Force[editar | editar código-fonte]

Depois de se livrar do domínio de Apocalipse e ainda com enorme força física, Cable o convida para integrar a sua X-Force. Caliban teve muitas aventura com a equipe, incluindo confronto com Mojo e Sr. Sinistro.

Cavaleiro Pestilência[editar | editar código-fonte]

Caliban começa a adoecer, devido a transformação por Apocalipse, então ele foi levado por Ozimandias para Apocalipse, que o transformou em Pestilência e junto com Rapina, Wolverine e Rory Campbell formaram os novos Cavaleiros do Apocalipse. como Pestilência, Caliban ganhou a habilidade de infectar as pessoas com um vírus. Depois disto, ele foi libertado da influência dos Cavaleiros, depois que conseguiram desencorporar Apocalipse de Ciclope.

198[editar | editar código-fonte]

Depois do Dia M, Caliban é visto no Instituto Xavier, junto com o grupo mutante de sobreviventes liderados pelo também Morlock Erg. Lá, ele é visto carregando a bandeira 198. Ajuda aos 198 a escapar com Dominó e Shatterstar para uma das bases de Nick Fury no deserto de nevada.

Fraco novamente[editar | editar código-fonte]

Caliban e Sanguessuga vão até os esgotos procurar o que restou dos Morlocks, quando são atacados por Masque e seus Morlocks. Caliban é espancado e Masque reduz a massa muscular de caliban próxima ao que era originalmente. Enfraquecido, vai até o Instituto Xavier pedir ajuda. É socorrido por um antigo amigo do tempo da X-Force, o Apache. Tem os devidos cuidados médicos e depois vai junto com os X-men Tempestade, Hepzibah e Apache novamente para os esgotos atrás de resposta. Caliban revida, espancando Masque com tanto ódio, que só parou quando seus amigos X-men o seguraram.

Morte[editar | editar código-fonte]

Por sua incrível capacidade de rastrear mutantes, Caliban foi convocado por Ciclope para pertencer a nova X-Force, uma equipe secreta liderada por Wolverine, inicialmente para encontrar Cable e resgatar a primeira criança nascida pós Dia M de suas mãos. Mesmo com muitos farejadores na equipe, Caliban que fez a diferença e conseguiu encontrar seu antigo líder na primeira X-Force. Quando chegam, encontram Cable sendo atacado por Lady Letal e seus Carniceiros. A equipe enfrenta os vilões e, quando vão atras de Cable, Caliban se atira na frente dos tiros que iriam acerta seu grande amigo Apache.

Poder e habilidade[editar | editar código-fonte]

Tem o poder de conseguir rastrear outros mutantes, além de super-força e resistência física aumentada, após as alterações feitas por Apocalipse.

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

  • Na serie X-Men: Animated Series ele aparece em alguns episódios, principalmente no episódio de Natal e no episódio que marca a volta de Apocalypse dos mortos, com a sua forma alterada.
  • Caliban foi um dos primeiros Morlocks a aparecerem na série X-Men Evolution.