Castro Daire

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Castro Daire
Brasão de Castro Daire Bandeira de Castro Daire
Brasão Bandeira
Localização de Castro Daire
Área 379,04 km²
População 15 339 hab. (2011[1] )
Densidade populacional 40,47 hab./km²
N.º de freguesias 16
Presidente da
Câmara Municipal
Fernando Carneiro (PS)
Fundação do município
(ou foral)
anterior a 1185
Região (NUTS II) Centro
Sub-região (NUTS III) Dão-Lafões
Distrito Viseu
Antiga província Beira Alta
Orago São Pedro
Feriado municipal 29 de Junho
Código postal 3600
Sítio oficial http://www.cm-castrodaire.pt/
Municípios de Portugal Flag of Portugal.svg

Castro Daire (antigamente, também se verificava a grafia Castro D'Aire) é uma vila portuguesa no distrito de Viseu, região Centro e sub-região do Dão-Lafões, com cerca de 4 600 habitantes.

É sede de um município com 379,04 km² de área e 15 339 habitantes (2011) [1] , subdividido em 16 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Cinfães, Resende, Lamego e Tarouca, a leste por Vila Nova de Paiva, a sul por Viseu, a sudoeste por São Pedro do Sul e a oeste por Arouca.

Economia[editar | editar código-fonte]

O concelho é, economicamente, pouco desenvolvido, com fraco poder de compra (apenas 45,5% da média nacional) e tecido empresarial débil, baixo nível de escolaridade, quer dos patrões, quer dos colaboradores, com elevado nível de informalidade nos negócios.

Este quadro é explicado pela crescente desertificação da região, envelhecimento da população e uma certa acomodação dos empresários locais às condições, fruto da baixa escolaridade e dificuldade de acesso a meios técnicos, humanos e financeiros.

Destaca-se ainda um grande sector primário (21,8% da população activa em 2001), fruto da prevalência da agricultura de sobrevivência praticada pela população mais idosa. No sector secundário, destaque para a industria da madeira e mobiliário (concentrada sobretudo na freguesia de Castro Daire), das extracção de rochas ornamentais, sobretudo granito (concentrado na aldeia de Lamas da Freguesia de Mões) e de padarias (estas espalhadas por todo o território do concelho). Estas indústrias são de pequenas dimensões, com um nível tecnológico baixo, viradas mais para a exploração de recursos naturais e venda para as regiões litorais ou exterior e de natureza familiar(cuja gestão está centrada no seu fundador, dependendo muito das suas capacidades de gestão). Nos serviços, destaque para o setor público e social (principal empregador da população jovem), pequeno comércio (a destacar o Intermarché e a restauração), estúdios de fotografia, reparação de electrodomésticos, oficinas e stands de automóveis, turismo (de referir as Termas do Carvalhal, o Hotel do Montemuro] e a Casa de Turismo de Fareja) e a construção cívil (provavelmente o maior empregador).

De referir que o desemprego é elevado (muito próximo dos 10%), que afecta sobretudo a população feminina e que leva a uma baixa taxa de actividade (próxima de 35%). Face a este quadro, a produtividade é baixa e, consequentemente, os rendimentos são, em média, baixos.

Nos últimos anos foi instalado um parque industrial na Ouvida, com um relativo desenvolvimento, mas muito dependente dos subsídios do Estado e da União Europeia. Há também a intenção de apostar no turismo.

Educação[editar | editar código-fonte]

O ensino em Castro Daire é dominado pelo Agrupamento de Escolas de Castro Daire, com sede na antiga Escola Secundária de Castro Daire. Este tem três pólos principais, a escola sede, a antiga escola básica 2 e 3 de Castro Daire, que continua a destinar-se ao ensino destes ciclos, e a escola 1,2 e 3 de Mões, que continua também a leccionar estes ciclos. Existem ainda bastantes escola do ensino básico que fazem parte deste agrupamento. Para além deste sistema escolar existe ainda uma escola profissional, a Escola Profissional Mariana Seixas, destinada a alunos do secundário que pretendem aprender uma profissão.

Não possui instituições de ensino superior e tem grande tradição de migração de estudantes deste tipo de ensino para Coimbra.

Cultura[editar | editar código-fonte]

O Centro Municipal de Cultura de Castro Daire é composto por dois módulos, Biblioteca Municipal e Auditório Municipal, foi inaugurado no dia 2 de Setembro de 2001, pelo Secretário de Estado da Administração Local e constitui um centro de dinamização do concelho. A Biblioteca Municipal tem como objectivo proporcionar a todos os Castrenses o acesso à Cultura, ao Desporto e ao Lazer[2] . No Auditório Municipal é possível assistir com alguma regularidade a concertos, teatro, palestras, etc.

O Museu Municipal tem para mostrar peças relacionadas com a etnografia (como o ciclo do linho, alfaias agrícolas, cestaria) e outras exposições mais esporádicas[3] . Para além do Museu Municipal, existe ainda a Casa-Museu Maria da Fontinha.

Geografia[editar | editar código-fonte]

O município de Castro Daire é limitado a norte pelos municípios de Cinfães, Resende, Lamego e Tarouca, a leste por Vila Nova de Paiva, a sul por Viseu, a sudoeste por São Pedro do Sul e a oeste por Arouca. Apresenta uma feição planáltica generalizada, contudo interpõe-se o sulco correspondente ao vale do rio Paiva e seus afluentes e eleva-se o bloco da Serra de Montemuro. Na parte mais alta desta serra abundam os afloramentos graníticos.

Demografia[editar | editar código-fonte]

População do concelho de Castro Daire (1801 – 2011)
1801 1849 1900 1930 1960 1981 1991 2001 2011
2 504 9 603 21 274 24 076 25 031 20 411 18 156 16 990 15 339

Mais informação em: A Evolução da População do Distrito de Viseu de 1864 a 2011 A Evolução da População Portuguesa de 1864 a 2011

Freguesias[editar | editar código-fonte]

Freguesias do concelho de Castro Daire.

As freguesias de Castro Daire são as seguintes:

Aldeias e outros lugares do Concelho[editar | editar código-fonte]

Vilas no Concelho[editar | editar código-fonte]

Filhos ilustres[editar | editar código-fonte]

Isaac Aboab da Fonseca, o primeiro rabino das Américas.

Património[editar | editar código-fonte]

Igreja matriz de Castro Daire

Gastronomia[editar | editar código-fonte]

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Castro Daire